Momentos inesquecíveis: volume 21 (parte 2)

 

ROTANEWS176 17/07/2024 10:15                                                                                                                            APRENDER COM A NOVA REVOLUÇÃO HUMANA                                                                                                  Por Hiromasa Ikeda

Reprodução/Foto-RN176 Desenhos humano para ilustrar matéria – Ilustração: Kenichiro Uchida

Gratidão e juramento brotam da melhor das medalhas de honra

Em 3 de maio de 1975, foi realizado um evento comemorativo para celebrar o 15º aniversário da posse de Shin’ichi como terceiro presidente da Soka Gakkai. Por proposta de Shin’ichi, uma cerimônia foi promovida para premiar os membros que tinham se dedicado ao avanço do kosen-rufu chamado Prêmio Soka de Realizações Extraordinárias, entre outras distinções.

Shin’ichi pretendia edificar a sólida tradição de enaltecer e homenagear membros que estivessem se esforçando firmemente ao seu lado para apoiar o kosen-rufu e a Soka Gakkai. (…)

Os esforços inconspícuos daqueles que se empenham sinceramente pelo kosen-rufu florescerão sem falta, transformando-se em benefícios imensos. Isso está de acordo com a rigorosa lei de causa e efeito que opera sobre todas as formas de vida, assim como o budismo ensina.

Shin’ichi sentiu que condecorar aqueles que lutavam de corpo e alma pelo kosen-rufu seria uma forma de manifestar louvor, admiração e profunda gratidão por seus esforços, em consonância com o princípio de que, apesar de a dedicação deles não ser percebida pelos outros, os budas e os bodisatvas observavam tudo. (…)

O segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, também sempre estava pensando em como poderia louvar e encorajar os discípulos que estavam dando tudo de si em prol do kosen-rufu. (…)

Ocasionalmente, também escrevia poemas enaltecendo e encorajando aqueles que haviam efetuado contribuições notáveis. (…)

Quando abandonou a escola noturna para poder apoiar os empreendimentos de Josei Toda, que atravessavam um período de grande instabilidade, ele se ofereceu para instruir Shin’ichi pessoalmente sobre ampla gama de assuntos. Mais tarde, Shin’ichi se referiria carinhosamente a essa instrução como “Universidade Toda”. Ele estudou com afinco e absorveu cada lição transmitida por seu mestre. Um dia, após Shin’ichi ter terminado um curso, Toda sensei apanhou uma flor de um vaso sobre a sua mesa e a colocou na lapela do seu discípulo.

— Este é seu prêmio por concluir este curso com máximo louvor. Fez um ótimo trabalho. Gostaria de lhe oferecer um relógio de ouro, mas isto é tudo o que tenho. Sinto muito, vai ter de se contentar com isto — declarou.

A flor representava o elogio mais sincero das profundezas do coração daquele grande mestre do kosen-rufu. Para Shin’ichi, aquela flor era a medalha de honra mais esplêndida que poderia existir no mundo. Profundamente emocionado, sentiu-se a pessoa mais afortunada sobre a face da Terra.

Anos mais tarde Shin’ichi viria a ser agraciado com medalhas nacionais de diversos países e seria condecorado com mais de duas centenas de títulos acadêmicos1 de universidades e instituições de ensino superior do mundo todo, algo sem precedentes. Ele estava firmemente convicto de que, à luz da lei de causa e efeito que rege a vida, a causa fundamental por trás desse reconhecimento residia na gratidão que sentira ao aceitar aquela flor que seu mestre lhe dera e na determinação que ela suscitou dentro dele de realizar um esforço ainda maior.

(Capítulo “Ressonância”)

Nota:

  1. Na época em que o capítulo “Ressonância” foi escrito, o presidente Ikeda havia recebido duzentos títulos de doutor honoris causa e cátedras de universidades de todo o mundo. Em 2022, este total atingiu quatrocentas honras acadêmicas.

A “coroa de louros do aprendizado”

Em 27 de maio de 1975, a Universidade Estatal de Moscou realizou uma cerimônia na qual conferiu a Shin’ichi o título de doutor honoris causa.

O reitor Rem Khokhlov levantou-se e anunciou:

— A Universidade Estatal de Moscou decidiu conceder o título de doutor honorário ao presidente Shin’ichi Yamamoto. Iniciaremos agora a cerimônia de outorga. (…)

— Este título é concedido em reconhecimento às enormes contribuições do presidente Yamamoto para a paz e a educação.

A proposta inicial de se conceder um título de doutor honorário a Shin’ichi foi apresentada ao Conselho de Docentes pelo Departamento de Filosofia da universidade. O Departamento de História e o Instituto dos Países Asiáticos e Africanos, filiados à universidade, apoiaram a proposta, que, então, foi adotada por todo o conselho de docentes.

— O presidente Yamamoto é um notável ativista dedicado ao bem-estar social e à paz, filósofo e autor de muitos livros. Em suas obras, ele sugere que a tarefa mais importante que temos diante de nós hoje é a construção de um novo sistema de valores para nortear as relações humanas. (…)

Em seguida, o reitor Khokhlov entregou o diploma a Shin’ichi. Foi o primeiro título de doutor honorário que ele recebeu de uma instituição acadêmica universitária, configurando uma profunda e significativa coroa de louros do saber. (…)

Em seguida, uma estudante procedeu à entrega de um ramalhete de flores a Shin’ichi, e os alunos do curso de música da universidade começaram a tocar o Quarteto de Cordas Nº 2 de Tchaikovsky.

Enquanto ouvia a majestosa apresentação, Shin’ichi pensou em seu mestre, segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, e disse a ele em seu coração: “Sensei! Acabo de receber o título de doutor honorário da Universidade Estatal de Moscou, uma das instituições de ensino superior mais renomadas do mundo. Isso se deve inteiramente ao treinamento que recebi do senhor. Como seu discípulo, dedico esta honra a você. Também quero dividi-la com todos os membros da Soka Gakkai, que vêm apoiando meus esforços pela paz e pela educação”.

Impelido unicamente pelo seu desejo de concretizar os ideais do seu mestre, Shin’ichi viera se empenhando arduamente pela paz mundial, alinhado às orientações de Josei Toda. Como resultado disso, agora estava recebendo o título de doutor honorário da Universidade Estatal de Moscou. Shin’ichi sentia a profunda força prodigiosa e mística do caminho de mestre e discípulo Soka.

Também estava exultante porque ao receber aquela láurea pôde apresentar provas concretas da grandiosidade do seu mestre.

(Capítulo “Coroa de Joias”)

(Traduzido da edição de 8 de julho de 2020 do Seikyo Shimbun, jornal diário da Soka Gakkai.)

Leia mais

Sobre a Universidade de Moscou e os motivos que levaram a homenagear o presidente Ikeda com o título de doutor honoris causa em matéria da revista Terceira Civilização. Acesse: https://brasilseikyo.com.br/home/terceira-civilizacao/edicao/627/artigo/1-universidade-de-moscou/999558556 

Assista

Se você é assinante digital, veja o vídeo da série “Aprender com a Nova Revolução Humana”, volume 21

Ilustração: Kenichiro Uchida

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO