ROTANEWS176 13/07/2024 10:50 ESPECIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Neste mês de julho, os membros da BSGI se unem em torno de uma homenagem especial recebida de Ikeda sensei há 23 anos. Um legado.
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria – Foto: BS
Em 22 de julho de 2001, das terras do Japão, nasceu o denso poema Brasil, Seja Monarca do Mundo!, de autoria do presidente Ikeda, delineando em versos emocionantes os momentos vividos durante a sua quarta visita ao país em 1993, a história vitoriosa da BSGI e as diretrizes eternas para seus integrantes. Aqueles oito anos de saudade foram preenchidos com riqueza de detalhes. E, de forma inédita, dedicando a denominação “monarca”, um legado deixado por ele e abraçado por todos os membros da organização como eterno modelo de atuação.
Desse marco literário, apresentamos alguns destaques, as ações desenvolvidas a partir de então e as perspectivas que se lançam vigorosas em toda a BSGI, com os jovens na vanguarda do movimento de expansão dessa rede solidária de amigos como reais monarcas da paz.
Alguns trechos do poema Brasil, Seja Monarca do Mundo! estão espalhados pelas páginas deste Especial. Acompanhe!
Ainda se aconchega em meu peito
a doce luz do verão de 1993
que banhava Itapevi,
cidade vizinha de São Paulo.
Ali por fim conheci
o castelo do tesouro,
o Centro Cultural Campestre
com seu exuberante jardim.
A filosofia e a amizade
ali são flores banhadas
pelo orvalho da sinceridade
Ainda me recordo quando sugeri
aos jovens a quem confiei o futuro:
— Vamos dar nome a estas colinas
e àquelas montanhas.
Eles responderam com sabedoria:
— Montanha Mestre e Discípulo!
— Colina Pôr do Sol!
Foi um momento de perfeita harmonia.
Oh! Brasil!
Terra natal do meu coração,
amigo que me aquece a alma,
chão celestial da minha vida!
Oh! Brasil!
És minha vida!
Teu levantar impávido
abriu o caminho glorioso
do kosen-rufu mundial!
Confiança no Brasil
Brasil, Seja Monarca do Mundo! foi escrito pelo presidente Ikeda por ocasião da outorga do título de cidadão honorário do município de Itapevi, SP, em uma cerimônia realizada no Memorial Makiguchi de Tóquio, no Japão, em 22 de julho de 2001. O então presidente da BSGI, Eduardo Taguchi, foi quem recebeu de Ikeda sensei esse poema, que destaca o calor da cultura, resultado da mistura de etnias tão presentes, e a alegria de conhecer o Centro Cultural Campestre, em Itapevi. Os versos valorizam ainda os encontros de profundo significado com os companheiros do Brasil e a união na diversidade, característica mantida por todos da organização. Ao ser transmitido aos membros, a emoção de ouvir o poema foi tão grande quanto a determinação de materializar a denominação de “monarca do mundo”, tal qual desejo do Mestre.
Monarca de coração!
A expressão “monarca”, em poucas palavras, pode ser assim resumida: “monarca” é a tradução do termo original em japonês oujya (lê-se ôu-dya). Ou significa, por si só, “rei”, “majestade”, “soberano”, “monarca” e, ainda, “magnata”. Ele encerra significados de “o mais forte”, “o que se supera”, “brilhante”, “digno”, entre outros. Jya é um ideograma que indica “ser humano”, “pessoa” ou “gente”, “pessoas” e “povo”. Oujya também pode assumir a conotação de “campeão”.1
Com maior profundidade, Ikeda sensei encoraja as pessoas comuns sobre a força que as empodera, conforme afirma:
Não existe derrota para aqueles que praticam a Lei Mística. A pessoa que não é derrotada é uma eterna vitoriosa, monarca da felicidade e mestre da vida. Essa é a razão de nossa fé budista e é por isso que continuamos a seguir por esse caminho. Uma autêntica montanha de tesouros e as incontáveis divindades celestiais aguardam alegremente por todos aqueles que avançam”.2
Cinquentenário se torna foco de luta
Com esse espírito e profundo sentimento de corresponder a Ikeda sensei, que os componentes da BSGI se lançaram a ler e a se inspirar nas palavras desse poema, e a consolidar, a partir da base, o ambiente para dar vida ao desejo expresso pelo Mestre. Surgiu o movimento do “Bloco Monarca”, com a ampla propagação dos ideais humanísticos do Budismo Nichiren, e pessoas de grande valor foram abraçadas nos encontros e nas visitas. As famílias realizavam seu shakubuku — uma onda contagiante que se desenvolveu nos anos seguintes, voltada para 2010, cinquentenário da BSGI. A luta inesquecível e vitória do Bloco Monarca consolidaram o que o nosso mestre tanto aguardava do Brasil.
Nada mais belo
do que o reino luminoso
da confiança entre os homens.
Nada mais respeitável
do que o juramento eterno
entre mestre e discípulo.
Que sejam humanistas de braços fortes
em luta solidária
com as pessoas deserdadas.
Atuem agora e vivam o presente
com a certeza de que neste exato instante
está se erguendo o futuro.
Deixem seus méritos gravados
na história de suas contínuas vitórias!
A dificuldade no momento presente
será a glória em seu futuro!
O desbravar do caminho do novo século
será proporcional a sua caminhada!
Organização de base: onde tudo começa
O empenho dos membros para criar ambientes calorosos nos blocos, oferecendo esperança aos que sofrem, adquiriu ainda mais força. Assim, mesmo em tempos de pandemia, as palavras do Mestre dedicadas no poema se tornaram fonte de superação que todos precisavam. Não houve trégua nos encontros. Eles ganharam as telinhas e muitos aprenderam pela primeira vez a utilizar um aplicativo de celular. Nova vitória da resiliência dos companheiros do Brasil, que desbravaram e venceram o duro período de isolamento social.
Com o retorno das atividades presenciais, uma poderosa onda jovem vem se expandindo a partir do sentimento de que todos, sem exceção, podem manifestar seu mais elevado potencial e ser absolutamente felizes. Para isso, eles têm como cenário os pequenos encontros nas organizações de base da BSGI. Em uma orientação, o Mestre salienta:
As atividades de bloco parecem se realizar num palco pequeno; elas não recebem normalmente o aplauso e a atenção que as grandes reuniões atraem. Mas exatamente pelo fato de o bloco ser pequeno é que se pode oferecer aos seus membros a oportunidade para o diálogo de coração a coração, incentivando o livre e vívido desenvolvimento da amizade.3
Jovens selam juramento
Os integrantes da Divisão dos Jovens se mantiveram na vanguarda e, um ano antes da contagem dos cinquenta anos da BSGI, em 3 de maio de 2009, eles se reuniram na emblemática Convenção Cultural dos Jovens Monarcas da Nova Era da BSGI, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, palco da recepção a Ikeda sensei em sua terceira visita em 1984. Foram anos em que, com o apoio das rainhas da felicidade, imbuídas de “muito mais daimoku”, e dos pilares de ouro da organização, membros da Divisão Sênior, se criou essa oportunidade de os jovens assumirem, uma vez mais, o bastão do kosen-rufu, com o coração ligado ao do Mestre.
Em 2010, a consolidação do ideal lançado em honra ao desejo do presidente Ikeda, trechos do poema ganharam vida na Convenção do Brasil Monarca do Mundo, promovida em Manaus, capital do estado do Amazonas, em 21 de novembro — data da comemoração oficial dos cinquenta anos da BSGI
Como jubileu de ouro só acontece uma vez, tudo foi feito da forma criativa, conforme destaca o Mestre em seu poema. Nessa celebração, esteve presente o filho de Ikeda sensei e atual vice-presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Hiromasa Ikeda. Na mensagem enviada pelo presidente Ikeda lida no dia da solenidade, ele relembrou os dias de intenso calor no Japão dos idos de julho de 2001 quando escreveu o poema, reforçando seu sentimento:
Revivendo em minha mente os sorrisos contagiantes dos meus amados membros do Brasil, pensava profundamente no que fazer para transmitir um pouco mais de alegria e esperança aos senhores, e então decidi transferir para o papel tudo aquilo que estava em meu coração.4
No final, a leitura da mensagem de Ikeda sensei arrancou lágrimas dos participantes ao congratular a todos pela vitória do movimento do Bloco Monarca, enfatizando:
E hoje, minha BSGI (…) concretizou todos os blocos monarcas e comprovou um extraordinário crescimento que a tornou literalmente digna do título de Monarca do Mundo! Muito, muito obrigado. Neste momento, quero uma vez mais bradar: “A BSGI é minha vida!”.5
Modelo do kosen-rufu mundial
Dessa maneira, o movimento dos 100 mil jovens humanistas atingiu seu maior resultado ao unir jovens de todo o Brasil numa rede solidária que hoje ultrapassa 140 mil conexões, uma a uma, de coração a coração. O ápice foi na Convenção Juventude Soka Esperança do Mundo, realizada em maio no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Tanto no palco como nos bastidores internos e externos, pulsava o sincero sentimento dos envolvidos de expandir o coração a todos, e o impacto foi grandioso, atingindo até as pessoas que nunca tinham ouvido falar da BSGI e dos ideais de paz da Soka Gakkai.
Como sintetiza Ikeda sensei, “A coragem pulsa na sinceridade. A coragem vibra na paixão. A coragem brilha na dedicação”.6 É dessa forma que aos jovens é legada a missão maior de serem “monarcas da paz”, de coração livre e aberto. Ao transmitir-lhes o desejo de que, visando o centenário da Soka Gakkai, “Construam em meu lugar a Soka Gakkai da Força Jovem Brasileira!”,7 o Mestre depositou total confiança ao conclamar:
Que o Brasil seja doravante também o supremo modelo para toda a Soka Gakkai. Meus preciosos companheiros do Brasil, que compartilham comigo a mesma missão e o mesmo espírito guerreiro, vençam infalivelmente, coroem a vida com glórias.8
Encerramos com um deles, um forte encorajamento às pequenas grandes ações necessárias ao sonho proposto.
“Não faz mal que seja pouco, / o que importa é que o avanço de hoje / seja maior que o de ontem. / Que nossos passos de amanhã / sejam mais largos que os de hoje.”
Oh! meus amigos!
Por mais distantes que estejamos
nunca estamos separados,
mais próximo está nosso coração.
Percorramos juntos eternamente,
sublimes companheiros do kosen-rufu,
pela grande estrada dourada
de paz e felicidade.
Que haja saúde em ti,
vanguardista do novo milênio!
Que haja vitória em ti,
Monarca do kosen-rufu mundial!
Que haja perene prosperidade
na terra natal de meu coração,
Brasil que se ergue soberbo!
Leia mais
Veja íntegra do poema Brasil, Seja Monarca do Mundo! no BS+ ou acessando: https://www.brasilseikyo.com.br/home/bs-digital/edicao/1617/artigo/brasil-seja-monarca-do-mundo/16429
Assista
Vídeo sobre o poema
Notas:
- Brasil Seikyo, ed. 1.685, 25 jan. 2003, p. C1.
- Idem, ed. 1.976, 21 fev. 2009, p. A4.
- Idem, ed 1.716, 20 set. 2003, p. A3.
- Idem, ed. 2.062, 4 dez. 2010. p. A2.
- Ibidem.
- Ibidem.
- Ibidem.
- Idem, ed 1.958, 4 out. 2008, p. A2.
Foto: BS
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO