ROTANEWS176 13/07/2024 11:10 MATÉRIA DA DIVISÃO FEMININA DA BSGI Por Divisão Feminina da BSGI
“A academia onde se exercita a revolução humana é o palco das atividades da Gakkai”
Reprodução Foto-RN176 Desenho Feminino de ilustração da matéria – Ilustração: GETTY IMAGES
Queridas amigas! Desejamos que todas estejam bem. Chegamos em julho, início do segundo semestre do “Ano do Descortinar da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial”. Quantas oportunidades tivemos durante esses primeiros seis meses, não é mesmo?
Celebramos os 31 anos da Divisão Feminina do Brasil, apoiamos os jovens na rede dos cem jovens por distrito e na maravilhosa Convenção Juventude Soka Esperança do Mundo, culminando nos encontros comemorativos alusivos aos 73 anos da nossa amada divisão, considerando ainda o trabalho e a família. Agradecemos a todas, do fundo do coração, pela correria no planejamento, daimoku, diálogos e visitas. Gratidão!
Ikeda sensei afirma:
As vitórias em cada tarefa diária se acumularão como boa sorte e produzirão grandes benefícios no futuro. Ao atuarmos dessa forma, aprendemos também a fórmula para vencer no curso da vida. Por outro lado, a convicção que formamos em nosso coração ao participar das atividades se manifestará como uma grande força para podermos superar as dificuldades da nossa vida. Nos escritos consta que “budismo é vitória ou derrota”.1 Isto quer dizer que a vida se resume em vitória ou derrota; não há meio-termo. Ou somos derrotados pelas maldades que tentam destruir nossa vida ou vencemos dignamente como seres humanos. Podemos dizer que a felicidade é uma luta que se inicia vencendo, antes de qualquer coisa, fraquezas como a covardia, o medo, a preguiça etc. A revolução humana significa vencer a si mesmo. A academia onde se exercita a revolução humana é o palco das atividades da Gakkai.2
Um carinhoso abraço!
Reprodução/Foto-RN176 Encontros realizados no mês de junho pela Divisão Feminina – Foto Colaboração local
Que oportunidade única em nossa vida poder transformar, de forma positiva, tudo à nossa volta, revolucionando a nós próprias e apoiando aqueles ao nosso redor!
“Prática da fé para manter a boa saúde e obter longevidade” é a quarta diretriz eterna da Soka Gakkai. E um ponto importante é que, para dar conta de tudo, precisamos cuidar da nossa saúde física e mental. Que tal aproveitar o período de recesso e passar um tempo com a família, assistir a doramas, iniciar a academia ou simplesmente sentar-se e relaxar?
De acordo com a Constituição da Organização Mundial da Saúde: “A saúde é um estado de completo bem‑estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”.3
Sabemos que a correria do dia a dia é diferente para cada uma de nós, mas encontrar um equilíbrio é fundamental para viver cada dia mais feliz.
O que constitui a verdadeira saúde? Compartilhamos um trecho do pensamento do nosso querido mestre na Nova Revolução Humana:
Reprodução/Foto-RN176 Encontros realizados no mês de junho pela Divisão Feminina – Foto Colaboração local
Saúde não é apenas a ausência de doenças. Tampouco consiste simplesmente no bem-estar físico. Saúde genuína é o estado no qual tanto o corpo como a mente estão vigorosa e solidamente engajados no processo de criação. A verdadeira saúde é a capacidade de superar todas as formas de adversidades e empregar até mesmo a pior das circunstâncias como um trampolim para um novo crescimento e desenvolvimento. Explicando de forma simples, a essência da saúde é a constante renovação e rejuvenescimento da vida. A entidade fundamental que torna possível tal renovação da vida pode ser percebida dentro de nós como o mundo do estado de buda ou a condição de vida do Buda. Acredito que o Budismo Nichiren, que abre o caminho para essa renovação da vida no mundo real, ensine a fórmula para se manter a saúde no âmbito mais fundamental.4
Preciosas companheiras, com base na oração de “muito mais daimoku”, vamos cuidar da nossa saúde e reconfirmar os objetivos que lançamos. Que venha o segundo semestre e com ele muitas alegrias e vitórias!
Um forte e carinhoso abraço!
Divisão Feminina da BSGI
Notas:
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin, São Paulo: Editora Brasil Seikyo,v. II, p. 95, 2019.
- IKEDA, Daisaku. Expansão. Nova Revolução Humana. v. 8. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2022.
- Cf. Disponível em: https://aps.bvs.br/lis/resource/?id=22006. Acesso em: 5 jul. 2024.
- IKEDA, Daisaku. Tesouro da Vida. Nova Revolução Humana. v. 22. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2022.
***
“Ao cuidar de si, você se capacita a cuidar melhor dos outros”
Sueli Ogawa
Consultora da Divisão Feminina da BSGI
“Petaculosa” amiga! Espero que esteja bem.
A frase do título acima é do escritor Franklin S. Carter. Com base nela, para este mês na matéria da Divisão Feminina, quero compartilhar uma mudança que iniciei em minha rotina diária.
Meu marido, meus pais e eu moramos no litoral de São Paulo e, diferentemente de residir no centro da capital, agora tenho tudo a meu favor para fazer alguma atividade física, porém estava sempre adiando. Meus amados filhos constantemente chamavam a minha atenção para fazer caminhada na praia ou andar de bicicleta e eu dava uma desculpa de que um dia iniciaria.
No começo do ano, criei coragem, determinei e passei a caminhar três vezes pela manhã na semana. Com essa decisão, faço meu gongyo, preparo o café da manhã, deixo a mesa arrumada para meus pais e meu marido, uso protetor solar e vou caminhar. Ao retornar para casa, após o banho, tomo meu café e recito daimoku. Confesso que, no início, o trajeto era modesto, mas, aos poucos, fui aumentando e consigo caminhar de quatro a seis quilômetros.
Nosso querido mestre nos orienta:
Reprodução/Foto-RN176 Sueli, à dir., caminhando com amigas na orla da praia – Foto Arquivo pessoal
Temos de exercitar nosso pensamento com o estudo, nosso corpo com atividades físicas e esportes, e nossa condição de vida interior com daimoku. Quando nossa condição de vida muda, nosso pensamento e nosso corpo também mudam, ficando renovados e revitalizados. O daimoku carrega nossas baterias. Se tomarmos o cuidado de carregar as baterias com frequência, ficaremos sempre cheios de energia e vitalidade. Se não fizermos isso, não teremos energia no momento em que mais precisarmos e isso poderá fazer com que sejamos derrotados pelo nosso ambiente.1
E no livro Arte da Longevidade2, ele nos ensina:
Se eu sugerisse quatro regras concretas para se manter a saúde, essas regras seriam:
Em primeiro lugar,
“dormir bem”.
Em segundo,
“andar bastante”.
Em terceiro, “não se zangar”.
Em quarto, “não comer em excesso”.
Todas parecem simples, mas são importantes fundamentos.
Vamos fazer de todos os dias os melhores da nossa vida e viver “Mais um Dia Feliz com Muito Mais Daimoku”, com uma pitada generosa de “SAL” [sabedoria, alegria e leveza] e com saúde!
Dica de leitura
Reprodução/Foto-RN176 Arte da Longevidade de autoria do Dr. Daisaku Ikeda – Foto Reprodução
Livro Arte da Longevidade.
Mais informações no site do Clube de Incentivo à Leitura (CILE): https://cile.brasilseikyo.com.br/livro-arte-da-longevidade
Notas:
- Brasil Seikyo, ed. 1.484, 14 nov. 1998, p. 4.
- IKEDA, Daisaku. Erguer-se ao Céu — O Espírito do 77º aniversário. Arte da Longevidade.São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2022.
***
Felicidade
Uma pesquisa sobre felicidade realizada na Universidade Harvard1 constatou que as pessoas precisam de relacionamentos calorosos para ser felizes, desenvolver aptidão social da mesma forma que desenvolvem músculos na academia. Esta pesquisa demonstrou que as pessoas que conseguem ter relacionamentos calorosos têm menor probabilidade de contrariar doenças físicas e mentais com o passar dos anos.
Em nossas atividades pelo kosen-rufu, em cada encontro, aprendemos a manifestar essa condição por meio do diálogo, do estudo do budismo e participando ativamente da construção da nossa organização.
Reprodução/Foto-RN176 Encontros realizados no mês de junho pela Divisão Feminina – Foto Colaboração local
No livro Sabedoria para Criar a Felicidade e a Paz, v. 1, Ikeda sensei cita seis condições para conquistar plena felicidade:
- Senso de realização.
- Possuir uma profunda filosofia.
- Ter convicção.
- Viver com alegria e entusiasmo.
- Coragem.
- Tolerância.
E o Mestre comenta:
As seis condições mencionadas estão essencialmente contidas na única palavra “fé”. Uma vida baseada na fé é uma vida de insuperável felicidade. Daishonin declarou: “Nam-myoho-renge-kyo é a maior das alegrias”.2
Desejo que todos saboreiem a verdade dessas palavras profundamente em sua vida e, colocando-as em prática, demostrem maravilhosas comprovações.3
Dica de leitura
Reprodução/Foto-RN176 Sabedoria para Criar a Felicidade e a Paz de autoria de Dr. Daisaku Ikeda – Foto Reprodução
Livro Sabedoria para Criar a Felicidade e a Paz, v. 1.
Mais informações no site do Clube de Incentivo à Leitura (CILE): https://cile.brasilseikyo.com.br/livro-sabedoria-felicidade-budismo
Notas:
- Cf. https://revistapegn.globo.com/gestao-de-pessoas/noticia/2023/02/esta-e-a-chave-para-a-felicidade-segundo-estudo-de-harvard-que-levou-85-anos-para-ser-concluido.ghtml. Acesso em 8 jul. 2024
- The Record of the Orally Transmitted Teachings [Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente]. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, 2004. p. 212.
- IKEDA, Daisaku. O que é a Verdadeira Felicidade. Sabedoria para Criar a Felicidade e a Paz. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, p. 39-44, 2022.
Ilustração: GETTY IMAGES
Fotos: Arquivo pessoal | Colaboração local | Reprodução
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO