ROTANEWS176 22/07/2024 10h05
Bola de pelo se formou e cresceu no estômago da paciente durante dois anos.
Reprodução/Foto-RN176 Foto: Divulgação
Médicos do Hospital Verdi, no Equador, removeram do estômago de uma mulher de 24 anos uma bola de pelo que pesava quase um quilo. A cirurgia ocorreu na última terça-feira, 16. A operação foi um sucesso e durou 45 minutos.
Em uma publicação no X (antigo Twtter), o hospital explicou que trata-se de um bezoar — como é chamado o acúmulo de materiais estranhos no aparelho digestivo — de em média 40 centímetros de altura, aproximadamente um quilo e um volume total de 896 mililitros.
Segundo o hospital, a bola de pelo se formou e cresceu no estômago da paciente ao longo de cerca de dois anos, o que lhe causou problemas severos como vômitos, dores intensas e dificuldade extrema para ingerir sólidos e líquidos.
RN176 A equipe do Hospital Verdi lado esquerdo e do lado bola de pelo de 1kg com o formato do próprio do estomago do paciente após a cirurgia equipe médica do Verdi
“Era uma massa que ocupava toda a cavidade gástrica, podendo ser identificada até mesmo ao toque externo”, afirmou Pedro Lovato, especialista em cirurgia geral e médico responsável pelo procedimento.
O hospital afirmou que a paciente havia perdido peso de forma significativa, a ponto de não conseguir mais ingerir alimentos.
“Além de salvar sua vida, a cirurgia também evitou outras lesões graves no estômago”, disse a publicação do Hospital Verdi.
FONTES: TERRA, PLATAFORMA X E RN176