ROTANEWS176 28/07/2024 13h00 Por Sergio Quintanilha
Veja como ficou o ranking europeu de vendas de carros no primeiro semestre de 2024, que teve forte crescimento da Volvo.
Reprodução/Foto-RN176 Volkswagen Golf, Fiat 600, Dacia Stepway e Skoda Karoq Foto: Divulgação / Guia do Carro
Para quem está acostumado com o mercado brasileiro, o ranking de vendas de carros na Europa pode ser chocante. Um dos fatores mais surpreendentes é a posição da Fiat, que ocupa apenas o 16º lugar, enquanto a Volkswagen é líder disparada. O levantamento foi feito pela consultoria Jato Dynamics, especializada em estudos automotivos.
No top 5, além do 1º lugar da Volkswagen com 706 mil vendas no primeiro semestre deste ano, outro fato relevante é a presença da Skoda em 4º lugar com 376 mil registros e bom crescimento (+11%). Isso porque a Skoda nada mais é do que a VW da República Checa (desde 1991).
A Toyota teve bom crescimento em relação ao ano passado (+16%) e fechou o semestre num robusto 2º lugar com 482 mil vendas. Completando o pódio, também em alta (+13%), aparece a BMW em 3º lugar com 397 mil. Uma marca de luxo, portanto, está entre as três mais vendidas, o que dá uma medida do poder aquisitivo do consumidor europeu.
A Renault fecha o top 5 com 363 mil entregas e mantém-se como a principal marca francesa, seguida de perto por duas marcas de luxo alemãs: Mercedes com 357 mil e Audi (Grupo VW) com 345 mil. Aliás, somente duas marcas do top 10 tiveram queda de vendas: Audi (-8%) e Peugeot (-3%).
Outro bom destaque do ranking europeu é a romena Dacia, subsidiária da Renault, que, inclusive tem o carro mais vendido do Velho Mundo, o Stepway, que no Brasil é comercializado como Renault. Lá, o Dacia Stepway tirou nada menos do que o Volkswagen Golf da liderança.
A Hyundai fecha o top 10 europeu com 280 mil vendas. Diferentemente da América do Sul ou do Brasil, onde domina o mercado, a Stellantis só tem uma marca entre as 10 mais vendidas, a Peugeot. E pior: a Fiat, líder disparada no Brasil e dominante na América do Sul, é apenas a 16ª colocada com 190 mil carros vendidos no semestre.
Acima da italiana Fiat estão ainda a coreana Kia, a americana Ford, a germano-britânica Opel/Vauxhall (Stellantis), a francesa Citroën (também Stellantis) e a sueca Volvo. A Fiat teve recuo de -3% nas vendas, o que reforça a importância do Brasil para a montadora italiana.
Reprodução/Foto-RN176 25 marcas automotivas mais vendidas da Europa no primeiro semestre Foto: Jato Dynamics / Guia do Carro
Uma marca famosa que perdeu vendas na Europa este ano foi a Tesla (-13%). A empresa do milionário Elon Musk ficou em 18º lugar com 161 mil registros. Também digno de nota é o fato de não existir nenhuma marca originalmente chinesa entre as 25 mais vendidas do mercado europeu, embora a Volvo (15º lugar) pertença à Geely e a MG (20º) pertença à estatal chinesa SAIC.
Volvo (+34%) e Suzuki (+28%) foram as marcas que mais cresceram em volume no primeiro semestre. Ford (-17%) e Tesla (-13%) foram as que mais caíram. Veja os números exatos e o ranking top 25 na tabela elaborada pela Jato Dynamics.
FONTE: GUIA DO CARRO