O alvorecer da Divisão Sênior da BSGI

ROTANEWS176 24/08/2024 09:40                                                                                                                          NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

Encontro comemorativo dos quarenta anos do Grupo Alvorada e dos 77 anos de conversão de Ikeda sensei ao Budismo Nichiren é realizado em São Paulo, com transmissão para todo o Brasil.

 

Reprodução/Foto-RN176 Representantes da Divisão Sênior em encontro comemorativo – Foto: Brasil Seikyo

Fundado em 1984, o grupo de treinamento da Divisão Sênior (DS), denominado Grupo Alvorada, é composto por membros da DS até 45 anos. E, para celebrar os quarenta anos de fundação e os 77 anos de conversão de Daisaku Ikeda ao budismo, de 16 a 18 de agosto, em São Paulo, SP, foram realizadas atividades comemorativas com treinamento, visitas, nova identidade visual e direcionamentos para os integrantes do grupo.

Ikeda sensei afirma:

A alvorada é uma nova partida. É o início de um novo drama da vida. Representa também a esperança. Quando o sol se levanta no horizonte, rompendo as trevas da noite, a terra, o mar e as montanhas tingem-se de dourado. A alvorada simboliza o ilimitado potencial que abre o futuro.1

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustrativa da matéria – Foto: Brasil Seikyo

Com planejamento, decisão, oração e ação, o fim de semana foi coroado com a nova alvorada da Divisão Sênior da BSGI.

O sol que ilumina

O tempo gélido que fazia em São Paulo uma semana antes do encontro comemorativo foi dissipado pelo espírito de procura e pela ação dos envolvidos. A programação teve início na sexta-feira com a chegada de representantes e, ao longo do dia, houve visitação à sede central da BSGI, ao Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda, à Editora Brasil Seikyo, ao Colégio Soka e à Sede Social de Con­tínuas Vitórias (Josho Kaikan).

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria – Foto: Brasil Seikyo

No sábado, com a vinda dos membros do Rio de Janeiro e de algumas localidades da CGRE, o encontro teve início destacando a importância de uma liderança focada na relação de mestre e discípulo e do juramento seigan. O período da tarde foi dedicado a visitas nas organizações do centro de São Paulo, Baixada Santista e interior do estado e, durante a Reunião Nacional de Líderes, aos participantes nas organizações locais.

Esperança e dinamismo

Em 2003, Ikeda sensei direcionou uma mensagem ao Grupo Alvorada e num trecho ele menciona:

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustrativa da matéria – Foto: Brasil Seikyo

Como membros que dignificam o significativo nome “alvorada”, façam surgir constantemente o sol da esperança em sua vida por mais que estejam encobertas pelas trevas de preocupações e dificuldades. Espero muito que vivam todos os dias a alvorada de suas vidas. Para conseguirem isso, vençam a fraqueza alojada dentro de si mesmos e superem todas as formas de obstáculos e maldades.2

Manifestando esse “sol da esperança”, no domingo, 18 de agosto, com transmissão para todo o Brasil, o encontro contou com apresentação da nova identidade, relatos de superação e, em comemoração dos 77 anos de conversão de Ikeda sensei. Homenageando seu legado, foram colocados no palco a cadeira e a mesa utilizados por ele em 1993, em sua quarta visita ao Brasil, no mesmo local em que a atividade foi realizada.

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria – Foto: Brasil Seikyo

Antonio Júnior, coordenador do Grupo Alvorada da BSGI, comentou que esse momento histórico, referente aos encontros comemorativos, toda a atividade foi planejada como tributo a Ikeda sensei. “O Grupo Alvorada foi o primeiro grupo de treinamento da Divisão Sênior. Na Reunião Nacional de Líderes, foi apresentada a Liga Monarca, e nós, membros do Alvorada, vamos garantir o avanço da nossa organização. Nosso objetivo é estruturar oficialmente todas as localidades do grupo e estabelecer o núcleo sólido de criação de valores. O palco de grande avanço será o distrito. Unidos pelo juramento de mestre e discípulo e, rumo aos 45 anos do Alvorada, vamos juntos determinar a vitória pessoal, familiar e da organização.”

Ricardo Miyamoto, coorde­nador da Divisão Sênior (DS) da BSGI, em suas palavras, relembrou aos presen­tes que os principais discípu­los de Nichiren Daishonin estavam na faixa etária de um membro da DS dizendo que ali se reuniam os “Shijo Kingo” da época atual.

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustrativa da matéria – Foto: Brasil Seikyo

Miyamoto também falou sobre a importância do dia 24 de agosto para os membros da divisão: “Sensei diz que o significado principal do dia 24 de agosto existe nessa decisão do discípulo de se levantar e proteger o seu mestre”. E continuou lendo um trecho da Nova Revolução Humana: “Shin’ichi estava convicto que a Divisão Sênior atua­ria como pilar da obra chamada kosen-rufu e ele cita que, mesmo na época de Daishonin, os líderes praticantes tinham a idade corresponden­te aos integrantes da Divisão Sênior”.3 Miyamoto complementou:

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria – Foto: Brasil Seikyo

“Visando os próximos cinco anos, a iniciar em outubro, na Liga Monarca, que todos nós possamos determinar a vitória da BSGI! Da mesma forma que na época da Soka Gakkai em seus primórdios, em que nossos mestres se levantaram pelo kosen-rufu, vamos nos levantar para sermos vitoriosos. Na Liga Monarca são todos campeões na fé. Estamos lidando com questões da vida, mas o ímpeto de um membro da Divisão Sênior da Gakkai é o que faz tremular a bandeira da vitória. Vamos tornar a BSGI Monarca do Mundo!”.

Miguel Shiratori, presidente da BSGI, parabenizou a todos pelo encontro e reconfirmou que este é um momento muito importante: “A BSGI é a organização estabelecida com a vida de Ikeda sensei. Todas as nossas ações não são algo isolado, e sim um grande movimento de milhões de pessoas.

Reprodução/Foto-RN176 Foto ilustrativa da matéria – Foto: Brasil Seikyo

Quanto é urgente o nosso levantar de acender a chama da esperança pelo bem de toda a humanidade, e essa luta não tem mistério! É o ato de incentivar, despertar e conduzir mais pessoas à jornada da sua transformação pessoal. Cumprir esse juramento é a nossa própria revolução humana. Sintam-se orgulhosos por pertencer a esta era e ser uma pessoa de excelência. Esse é o nosso legado!”.

Shiratori incentivou sobre a maldade que nos impede de vencer e compartilhou um trecho de uma orientação de Ikeda sensei: “‘A SGI é uma organização idônea na qual o mal é combatido com perspicácia e as providências são tomadas com precisão e retidão’.4 A Soka Gakkai atua pelo kosen-rufu e provoca a r Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria – Foto: Brasil Seikyo

Todos possuem o direito de ser felizes. Vamos construir uma nova era como genuínos discípulos e estabelecer o juramento do ensinamento do budismo para a paz de toda a humanidade. Que possamos retornar ao ponto primordial! Essa data é uma nova partida para a Divisão Sênior”.

Ao final, todos apreciaram o Coral Uirapuru entoando as músicas Canção do Imponente Avanço e Pilar da Nação. Na atividade, os representantes das localidades vencedoras no movimento Seniors League receberam homenagem.

Reprodução/Foto-RN176 Foto ilustrativa da matéria – Foto: Brasil Seikyo

Visitas

No sábado, para as visitas, 994 pessoas estiveram envolvidas e realizaram 1.348 encontros. Também nove pessoas decidiram se converter ao budismo e oito assinaram os periódicos da Editora Brasil Seikyo.

Significado da nova identidade visual do Grupo Alvorada

Reprodução/Foto-RN176 O novo logo tipo do Grupo Alvorada – Foto: Brasil Seikyo

Ao fundo, o sol, que representa a alvorada. Ao centro, representação do pilar de ouro, o sênior, em forma de “V” da vitória. Na fita, as cores da Soka Gakkai com dois significados: primeiro, romper os limites, aquele que vence primeiro; segundo, a cordilheira de montanha, escalada da nossa revolução humana. A palavra “Alvorada” representa o dinamismo e a velocidade que correspondem ao jovem sênior do grupo.

Reprodução/Foto-RN176 Ozanan Madeira Sobrinho –  Foto: Brasil Seikyo

Jamais imaginei que participaria desse grande encontro. Renovar o juramento seigan de mestre e discípulo. Pude compreender, na prática, o significado dessa atitude grandiosa. “Sensei, o kosen-rufu é minha vida, agora ainda mais!” Compartilharei o máximo do que aprendi em palavras em ações.

Ozanan Madeira Sobrinho, responsável pelo bloco, CGRE

Representantes contam suas impressões
Dicas de leitura

Em seus incentivos, Miguel Shiratori sugeriu a leitura de duas orientações de Ikeda sensei veiculadas no Brasil Seikyo:

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria – Foto: Brasil Seikyo

– Discurso de Ikeda sensei publicado na ed. 2.335, 13 ago. 2016, p. B1: https://www.brasilseikyo.com.br/home/bs-digital/edicao/2335/artigo/budismo-do-sol/34641

E para combater a maldade, incentivo de Ikeda sensei publicado na ed. 2.470, 8 jun. 2019, p. 23 e 24: https://www.brasilseikyo.com.br/home/bs-digital/edicao/2470/artigo/pessoas-de-nobre-carater/10269

Assista

Ao vídeo do Encontro Comemorativo, realizado dia 18 de agosto, na Extranet. Acesse: https://extra2.bsgi.org.br/ds/alvorada/

Reprodução/Foto-RN176 Sérgio Luiz da Cunha Feno Júnior – Foto: Brasil Seikyo

Participar dessa atividade encheu meu coração de convicção de que uma vida dedicada ao kosen-rufu e aos ideais de nosso mestre é uma vida de contínuas vitórias. Como sênior Alvorada que vence em tudo com forte decisão, tenho como estratégia inspirar e conduzir as demais divisões, principalmente os jovens, com força, coragem e esperança em minha localidade.

Sérgio Luiz da Cunha Feno Júnior, responsável pela comunidade, CGERJ

No topo: Representantes da Divisão Sênior em encontro comemorativo.

Fotos: Brasil Seikyo

Notas:
1. Brasil Seikyo, ed. 1.639, 9 fev. 2002, p. A7.
2. Idem, ed. 1. 695, 12 abr. 2003, p. A8.
3. IKEDA, Daisaku. Empenho Resoluto. Nova Revolução Humana. v. 23. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2023.
4. Brasil Seikyo, ed. 2.470, 8 jun. 2019.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO