O movimento do humanismo Soka em prol da sociedade

ROTANEWS176 14/09/2024 12:00                                                                                                                                  INCENTIVO DO LÍDER                                                                                                                                                Por Miguel Shiratori

 

Reprodução/Foto-RN176 Bandeira da BSGI tremula contra céu azul. Foto: Brasil Seikyo

Neste mês, celebramos significativas passagens do nosso movimento pela paz. Primeiro, em 8 de setembro de 1957, tivemos a histórica Declaração pela Abolição das Armas Nucleares do segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, proferida no Estádio Mitsuzawa, em Yokohama, Kanagawa, Japão. Esse brado pela paz de Toda sensei foi herdado por seu genuíno discípulo, Daisaku Ikeda. Passados 67 anos, hoje, esse legado se transformou numa grande correnteza nas mãos de jovens que difundem o humanismo Soka e estão surgindo em sucessão pelo mundo inteiro. Também, em 8 de setembro de 2018, tivemos a conclusão da Nova Revolução Humana, obra-prima da vida de Daisaku Ikeda, que, durante 25 anos se dedicou para escrever o romance. A obra se tornou o livro didático da prática da fé que transmite o humanismo soka e a essência da unicidade de mestre e discípulo para as futuras gerações.

Como membros da BSGI, somos aqueles que podem contribuir efetivamente para o desenvolvimento de uma sociedade melhor, onde haja respeito pela dignidade da vida humana. Agora, de forma clara, como membros, podemos nos tornar pessoas capazes de promover uma sociedade mais justa e melhor. Vamos conferir as sábias palavras registradas por Ikeda sensei:

O Nam-myoho-renge-kyo é a lei fundamental que permeia a vida e o universo. Por isso, quando recitamos Nam-myoho-renge-kyo, nossa vida se funde com essa lei universal e somos capazes de criar valor que conduz à felicidade. Conseguimos produzir esperança e realizar maravilhosas contribuições para a construção de um mundo seguro e pacífico. Tal é o poder de nossas orações como membros da Soka Gakkai.1

O local em que cultivamos os “valores humanos” em prol da sociedade são as nossas organizações de base: os blocos e as comunidades existentes em todos os recantos do país. É o local em que estudamos os ensinamentos e a filosofia do Budismo de Nichiren Daishonin para o desenvolvimento do exercício da prática da fé e da criação de seres humanos de valor. São pessoas anônimas e voluntárias reunidas com o nobre sentimento de estender o direito à felicidade de todos, sem distinção.

Para conhecermos um pouco desse sentimento que nos move na sociedade, compartilho preciosas orientações do Mestre:

A Soka Gakkai é uma rede compassiva dedicada à felicidade das pessoas, uma verdadeira “praça da felicidade do povo”. Esse é o nosso orgulho como praticante de uma religião autenticamente humanística.

Nós, da Soka Gakkai, acalentando no coração o desejo de concretizar a felicidade genuína tanto para nós como para os outros e cultivar laços de confiança com aqueles que nos cercam, penetramos no seio da sociedade e compartilhamos com os demais nossas convicções e experiências na fé. Esforços ativos dessa natureza, sem dúvida, constituem o sangue vital de uma religião humanística.2

Com a consciência e o orgulho de nosso importante papel como bons cidadãos, vamos, mais uma vez, retornar ao nosso ponto primordial da missão como membros da BSGI, a esperança da sociedade.

No topo: Bandeira da BSGI tremula contra céu azul. Foto: Brasil Seikyo.

Notas:

  1. Terceira Civilização, ed. 669, maio 2024, p. 50.
  2. IKEDA, Daisaku. Budismo de Harmonia e Esperança. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2024. p. 3

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO