Revelar nosso “eu maior”

ROTANEWS176 28/09/2024 07:00                                                                                                                                INCENTIVO DO LÍDER                                                                                                                                                Por Edvaldo Kakegawa

Estimados leitores do Brasil Seikyo de toda a BSGI! Torço para que estejam desfrutando excelente saúde e disposição.

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria – Ilustração: GETTY IMAGES

Pertencermos a essa organização e termos um mestre da vida são o fator decisivo para avançarmos, cada vez mais, rumo à vitória total em todos os aspectos. Gostaria de compartilhar alguns episódios vividos junto com os preciosos membros.

Realizei uma visita para um consultor de regional que vem lutando bravamente para vencer um desafio de saúde. Conforme recomendações médicas, não seria mais possível para ele participar das reuniões presenciais, mas ele não desanimou e segue encorajando os membros, sendo um líder estimado na localidade.

Assim como esse veterano, nossos membros estão lutando e comprovando diariamente esse aspecto do hosshaku-kempon, “abandonar o transitório e revelar o verdadeiro”.

Ikeda sensei explica sobre o hosshaku-kempon:1

O termo traduzido como “abandonar” também significa “abrir”. Poderíamos comparar “abrir o transitório” a remover as nuvens que bloqueiam os raios de sol. Quando as nuvens se dispersam, a “verdadeira identidade” aparece, assim como a brilhante luz do sol. Significa não duvidar de si mesmo nem se entregar à escuridão.Portanto, “descartar o transitório e revelar o verdadeiro” não se refere, de forma alguma, à manifestação de um poder sobrenatural. É, antes de tudo, manifestar, com base na Lei Mística, virtudes existentes na própria vida, como coragem, persistência, esperança e sabedoria. (…).

Outra visita que fiz, agora para um líder de regional, ocorreu num sábado de manhã. Nesse encontro, notei que havia sobre a mesa de sala dele vários pacotes embrulhados com muito cuidado. Eram as edições do Brasil Seikyo que ele tinha recebido na noite anterior e separado por comunidade. Ele disse que sente imensa alegria de participar desse movimento dos periódicos.

Participamos, no último fim de semana, da terceira etapa da contribuição financeira, Kofu. No capítulo “Nova Rota” da Nova Revolução Humana,2 de autoria de Ikeda sensei, ele nos incentiva sobre o Kofu:

Tenham todos a plena convicção de que acumulamos uma grandiosa boa sorte como cristalização do brilhante resultado obtido na contribuição especial. Os benefícios da doação estão claramente expostos nos escritos de Nichiren Daishonin (…) vamos agora canalizar os esforços para o sucesso das próximas atividades.

Embalados pelo intenso ritmo da Seniors League, competição que a organização abraçou, vamos nos preparar para a Liga Monarca, lançada na última Reunião Nacional de Líderes, que se inicia em outubro. Vamos consolidar os objetivos e as vitórias deste ano rumo a 2025 e 2030.

Como na Liga Monarca todos vencem, para finalizar, compartilho outro incentivo de Ikeda sensei, no qual ele nos ensina sobre três pontos que fizeram o Distrito Bunkyo ser vitorioso:3

Em primeiro lugar, união com base na oração. A força de uma pessoa pode ser pequena, contudo, se unir a força das pessoas, a de uma passa a ser cinco, dez e cem vezes mais forte. Então, qual é o fator essencial para a união invencível de itai doshin? É, inicialmente, fazer do grande ideal do mestre o seu próprio juramento, orar e agir com o mesmo espírito do mestre de forma ininterrupta.Em segundo lugar, deve possuir o espírito de levantar-se só com a consciência de ser o sujeito da ação.Em terceiro lugar vem a criação de valores humanos. O kosen-rufu avança quando começa despontar uma “nova força”, a “força jovem”.

Vamos vencer. Vamos seguir ainda mais firmes e fortes.


Edvaldo Kakegawa

Coordenador de coordenadoria


Notas:

  1. Brasil Seikyo, ed. 2.665, 24 ago. 2024, p. 16-17.
  2. IKEDA, Daisaku. Nova Rota. Nova Revolução Humana. v. 10. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2022.
  3. Brasil Seikyo, ed. 2.184, 22 jun. 2013, p. B2.

Ilustração: GETTY IMAGES

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO