O ato de difundir o “espírito de empatia” é o kosen-rufu

ROTANEWS176 28/09/2024 07:15                                                                                                                          DISCURSO DO PRESIDENTE DA SOKA GAKKAI MINORU HARADA                                                                        Por Minoru Harada

Discurso do presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, proferido na 4a Reunião de Líderes da Soka Gakkai, realizada no Auditório Memorial Toda de Tóquio, no dia 7 de setembro de 2024. O encontro contou com a participação de jovens representantes da SGI de doze países e territórios.

Reprodução/Foto-RN176 Minoru Harada, presidente da Soka Gakkai – Foto: Seikyo Press

Vitória do povo para saldar as dívidas de gratidão ao Mestre

Sinceros parabéns pela realização da 4a Reunião de Líderes da Soka Gakkai!

Hoje, estão participando também 141 representantes de doze países e territórios da SGI. Sejam muito bem-vindos de tão longe! Expressamos as mais calorosas palavras de boas-vindas.

Atualmente, estamos incentivando os membros a fazer a inscrição no Departamento de Kofu [no Japão]. Agradecemos profundamente a todos pelos esforços.

Certa vez, referindo-se à escrita dos romances Revolução Humana e Nova Revolução Humana, entre outros, Ikeda sensei nos orientou:

“Escrever a série todos os dias é uma árdua tarefa. Muitas vezes, pelo cansaço físico, não conseguia sequer movimentar a caneta e precisava pedir para a minha esposa redigir enquanto eu ditava o texto. Nós, o casal, viemos perseverando nesta batalha de escrita sem que ninguém soubesse. Se Toda sensei estivesse vivo, creio que ele tivesse nos elogiado pelos esforços. Vim oferecendo os valores correspondentes às taxas de redação dos manuscritos, como também dos direitos autorais, em prol do kosen-rufu e da educação. Minha esposa também concordou de forma digna e clara: ‘Penso que isso seja o correto. Toda sensei e Makiguchi sensei ficariam felizes. E, acima de tudo, os membros da Gakkai ficarão felizes’. Embora seja um assunto pessoal meu, gostaria de deixar isso registrado para os líderes do futuro”.

A Soka Gakkai foi construída com uma luta intensa, ao custo da própria vida de Ikeda sensei. O ato de herdar esse espírito do Mestre, de proteger a organização da ordem e do desejo do Buda e de dedicar a própria vida para desenvolver a Gakkai é o caminho do discípulo que entende e salda as dívidas de gratidão.

Por favor, conto com todos para oferecer palavras verdadeiras e gentis a cada pessoa.

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria – Foto: Seikyo Press

Na edição do Seikyo Shimbun do dia 21 de agosto [de 2024], foi publicado um artigo especial descrevendo a história emocionante de intercâmbio entre Daizo Kusayanagi, crítico representativo do Japão pós-guerra, e Ikeda sensei. Para o Sr. Kusayanagi, sensei citou a seguinte passagem dos escritos de Nichiren Daishonin, na qual confiou seus reais sentimentos como líder: “Eu, Nichiren, não choro, mas as lágrimas não param de fluir”.1 Referindo-se a essas palavras de Nichiren Daishonin, o Sr. Kusayanagi escreveu: “Penso que sejam boas palavras para indicar a gentileza (yasashisa) do ser huma-no. O ideograma japonês para ‘gentileza’ é constituído de dois radicais que indicam cada qual a ‘pessoa’ e o ato de ‘preocupar-se’. Portanto, essa palavra ‘gentileza’ pode ser interpretada como a capacidade de uma pessoa preocupar-se com os outros, sentindo as dores e as tristezas deles, como se fossem as próprias dores”.

Referindo-se à passagem dos escritos “Os vários sofrimentos pelos quais qualquer ser vivo passa, todos eles são os próprios sofrimentos de Nichiren”,2 Toda sensei concluiu: “A essência da política se resume a essa frase”.

De fato, o espírito de empatia de “preocupar-se com os outros, sentindo as dores e as tristezas deles” é o ponto de partida da luta para “estabelecer o ensinamento para a pacificação da terra” (rissho-ankoku). E difundir esse espírito de empatia é a essência do kosen-rufu.

Rumo ao primeiro ano de falecimento de Ikeda sensei, no próximo dia 15 de novembro [de 2024], e às comemorações de fundação da Soka Gakkai, em 18 de novembro, e pelo bem da paz do mundo e da felicidade da humanidade, vamos adornar infalivelmente essas datas com a total vitória do povo.

MINORU HARADA,

PRESIDENTE DA SOKA GAKKAI


Notas:

  1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Dai-shonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 405, 2020.
  2. The Record of the Orally Transmitted Teachings[Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente]. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, p. 138.

Fotos: Seikyo Press

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO