Potencial ilimitado de transformar

ROTANEWS176 28/09/2024 07:25                                                                                                                            SÉRIE DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

 

Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria do Ilustração: GETTY IMAGES

Ao longo dos anos, a BSGI realizou diversos movimentos de propagação do budismo. Essas iniciativas lançadas foram essenciais para o progresso organizacional, mas, principalmente na vida de cada praticante do budismo.

Nosso querido mestre, Daisaku Ikeda, sempre nos incentiva a enxergar o potencial ilimitado de cada pessoa, como podemos ler a seguir:

No budismo, há a expressão “cerejeira, ameixeira, pessegueiro e damasqueiro”. Ela significa que a verdadeira beleza se encontra no fato de cada uma dessas plantas florescer plenamente com suas características próprias: a cerejeira como a cerejeira, a ameixeira como a ameixeira, o pessegueiro como o pessegueiro e o damasqueiro como o damasqueiro. O mesmo acontece com o ser humano. Mesmo que se compare com outras pessoas, não haverá nenhuma transformação sua. (…). Todas as pessoas possuem uma nobre vida. Todos possuem pontos fortes e pontos fracos. A fé no Budismo de Nichiren Daishonin possibilita extrair seus pontos fortes e fazer resplandecer ao máximo a sua própria individualidade e missão.1

O ato de prezar alguém, desejando sinceramente seu avanço e felicidade, é o ponto de partida de uma verdadeira religião e é o que realizamos diariamente em nossos encontros humanísticos.

Reprodução/Foto-RN176 Gabriel Tadeu Bento vice-responsável pela Divisão Masculina de Jovens (DMJ) da RM Vale do Itajaí – Foto: Colaboração local

Tornei-me membro da BSGI

Gabriel Tadeu Bento é vice-responsável pela Divisão Masculina de Jovens (DMJ) da RM Vale do Itajaí, CRE Sul. Começou a praticar o Budismo Nichiren em 4 de julho de 2010.

Inicialmente, passei a praticar o budismo porque o considerava uma filosofia de vida maravilhosa. As explanações do presidente Ikeda tocavam profundamente meu coração e, ao fazer daimoku e participar das atividades, senti os efeitos positivos da prática budista na minha vida.

Estamos cercados de pessoas o tempo todo e, sempre que desenvolvo uma relação mais próxima com alguém, aproveito para falar sobre quão maravilhosos são o budismo e a Soka Gakkai.

Não perco a oportunidade de compartilhar, porque nunca sabemos quando haverá outra chance. Sinto que minha missão é contribuir para a felicidade das pessoas, e, naturalmente, isso me torna uma pessoa muito feliz por seguir esse propósito. É vital que façamos shakubuku, pois só assim transformaremos a sociedade em sua essência.

Minha decisão até 2030 é participar ativamente do movimento pelo kosen-rufu em minha localidade, contribuindo para a construção do nosso centro cultural e vencendo infalivelmente em todos os aspectos da minha vida, como digno discípulo de Ikeda sensei.

Inspire-se!

Separamos um trecho do romance Nova Revolução Humana, de autoria do presidente Ikeda. Nesse episódio, Ikeda sensei visita uma localidade que não concretizava shakubuku. Ele incentiva os membros sobre o significado da propagação no budismo:

— A propagação é a própria vida de uma religião. Kosen-rufu significa difundir amplamente o Budismo Nichiren para conduzir as pessoas à felicidade. A forma de propagá-lo deve adequar-se naturalmente à época e às condições sociais. Entretanto, devemos manter um contínuo desenvolvimento nas atividades de propagação. Caso contrário, causaremos o retrocesso no kosen-rufu. As pessoas em geral estão dizendo que a Soka Gakkai já atingiu o limite no seu desenvolvimento e não conseguirá ultrapassar a casa dos 3 milhões de famílias. Essa opinião é na verdade um absurdo e não está fundamentada em nada. Aconteça o que acontecer, haveremos de ampliar cada vez mais a correnteza do kosen-rufu. Se agirmos com a determinação de devotar a própria vida em prol da propagação do budismo e de realizar o kosen-rufu mesmo ficando sozinho, a Gakkai crescerá ilimitadamente. Apesar das adversidades próprias desta região, o kosen-rufu de Amami cresceu em pouco tempo. Isso foi possível porque os senhores empenharam-se nas atividades de conversão procurando ensinar o budismo sem temer as reações das pessoas. Isso se chama espírito da Gakkai. Se transmitirmos esse espírito para todos os companheiros e inclusive para filhos e netos, o kosen-rufu será realizado infalivelmente. Por outro lado, líder é o nome que se dá às pessoas que agem com responsabilidade em prol do kosen-rufu. Por isso, uma vez que somos líderes, devemos pensar constantemente o quanto o desenvolvemos em nossa localidade. (…)2

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku. Criando o futuro. Flores da Felicidade. v. 2. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2023.
  2. Idem. Expansão. Nova Revolução Humana. São Paulo: v. 8. Editora Brasil Seikyo, 2022.

Foto: Colaboração local

Ilustração: GETTY IMAGES

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO