ROTANEWS176 02/10/2024 10:21
O pouso da sonda espacial Odysseus perto do polo sul lunar, na última sexta-feira, dia 23 de fevereiro, marcou um momento histórico não apenas pelo sucesso da missão privada liderada pela Intuitive Machines, mas também pelo que ela carrega: a “Biblioteca Lunar”.
RN176 A sonda espacial Odysseus israelense que levou a biblioteca lunar
Essa biblioteca, idealizada pela Arch Mission Foundation, é o que pode ser considerado o legado mais significativo da missão IM-1. Trata-se de um acervo com milhões de páginas contendo livros, documentos e gravações digitais, que servirá como um “backup do conhecimento humano”, preservando-o na Lua para o futuro.
A jornada da Biblioteca Lunar até a superfície lunar não foi fácil. Esta foi a terceira tentativa da Arch Mission Foundation de enviá-la, uma vez que as duas anteriores, a bordo das sondas Beresheet (2019) e Peregrine (2024), falharam.
Fique sabendo tudo sobre a Biblioteca Lunar;
RN176; – Arquivo com 30 milhões de páginas que inclui os principais feitos humanos está a caminho da Lua
“Esta biblioteca praticamente indestrutível, gravada em finas folhas de níquel, suportará as condições severas do espaço e garantirá que a civilização na Terra nunca seja perdida”, afirma Nova Spivack, cofundadora da Arch Mission Foundation.
RN176 a biblioteca lunar com todas informações a respeito da civilização da terra
Além da Biblioteca Lunar, a Odysseus transportava 11 outros equipamentos de diferentes organizações, incluindo a NASA e empresas privadas.
Com o sucesso da missão IM-1, a humanidade garante a preservação do conhecimento em um local inóspito, mas seguro, como a Lua, para o futuro da civilização.
FONTES: TECHGEEK E RN176