Legado em prol da paz

ROTANEWS176 26/10/2024 11:20                                                                                                                                EDITORIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

 

Reprodução/Foto-RN176 Banner azul com a palavra “Editorial” escrita no meio, em branco

A Soka Gakkai e seus constituintes de todas as partes abraçam como missão promover a paz, a cultura e a educação, fundamentados no ensinamento budista de respeito pela vida. Diante de crises humanitárias e conflitos armados ao redor do mundo, a organização se empenha para desenvolver indivíduos capazes de enfrentar esses enormes desafios, comprometendo-se a edificar um mundo mais justo e próspero para as gerações futuras.

Como alerta para a manutenção da paz e legado aos membros da Soka Gakkai Internacional (SGI), nosso mestre, Daisaku Ikeda, dedicou-se, ao longo de quarenta anos, a escrever propostas endereçadas à Organização das Nações Unidas (ONU), apresentando soluções concretas para os dramas enfrentados pela humanidade, especialmente em relação aos armamentos nucleares. Em sua última Proposta de Paz (2022), ele exprimiu:

Com a convicção de que o destino da humanidade não pode ser transformado sem que se resolva o desafio das armas nucleares, um dos principais males da civilização moderna, vim consistentemente tratando dessa questão em minhas propostas de paz anuais desde 1983 e me empenhando pela proibição das armas nucleares. (…)

Completar essa tarefa é a forma de cumprir nossa responsabilidade com o futuro. Firme nessa crença, a SGI continuará a avançar, aumentando a solidariedade da sociedade civil com especial foco nos jovens, rumo à criação de uma cultura de paz na qual todos desfrutem o direito de viver na mais autêntica segurança.1

O Japão, único país a sofrer ataque com armamento nuclear, mantém viva na memória a tragédia do dia 6 de agosto de 1945, quando um avião militar americano lançou uma bomba de urânio em Hiroshima, ceifando a vida de 140 mil japoneses. Três dias depois, uma segunda bomba foi lançada em Nagasaki, causando a morte de milhares de pessoas.

O coletivo formado por sobreviventes japoneses das bombas atômicas de Nagasaki e de Hiroshima, denominado Nihon Hidankyo, recebeu no dia 11 de outubro o Prêmio Nobel da Paz de 2024. Segundo o comitê organizador, a escolha da instituição foi um lembrete ao mundo de que essas armas jamais devem ser usadas novamente. A Soka Gakkai emitiu felicitações à Nihon Hidankyo, destacando a importância desse reconhecimento. Para mais detalhes, confira a p. 20.

Veja também notícias das atividades comemorativas dos quarenta anos da Coordenadoria Educacional e da Divisão dos Universitários da BSGI, núcleos estabelecidos pelo presidente Ikeda para promover os valores fundamentais da Soka Gakkai. Leia mais nas p. 10-11.

Ótima leitura!

Nota:

  1. Terceira Civilização, ed. 645, maio 2022, p. 57-61.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO