ROTANEWS176 21/11/2024 22:09 Por Stephany Mariano Henrique
Alguns alimentos ditos como saudáveis, na verdade, estão cheios de gordura e açúcar.
Reprodução/Foto-RN176 Nutricionistas apontam os alimentos que parecem saudáveis, mas que, na verdade, podem estar prejudicando a sua alimentação
Quando decidimos mudar nossos hábitos alimentares, é comum evitar certos alimentos e substituí-los por opções mais saudáveis. No entanto, nem tudo dito como saudável realmente é. Muitos alimentos queridinhos do universo fitness, podem conter altos níveis de sal, açúcar e gorduras, características que podem acabar prejudicando uma alimentação balanceada.
Em uma lista publicada pelo jornal britânico Daily Mail, nutricionistas destacaram alguns desses alimentos que, embora aparentem contribuir para uma dieta mais saudável, na prática, não oferecem tantos benefícios assim. Confira abaixo alguns dos que foram mencionados e por que você deveria repensar o seu consumo.
Alimentos que não são completamente saudáveis
Extraído de uma planta nativa do México, o agave é um adoçante natural que ganhou popularidade, principalmente entre os aqueles que querem diminuir ou cortar o consumo do açúcar refinado. Com uma textura que lembra o mel, esse adoçante tomou conta da rotina de alimentação de muitas pessoas, no entanto, possui uma alta concentração de açúcares, mais especificamente a frutose, presente em frutas e vegetais, por exemplo. Esse alimento, no fim das contas, acaba tendo mais calorias do que o próprio açúcar, tendo 70 g de açúcar em cada de 100 g.
Presente no café da manhã de muitas pessoas, a granola é uma queridinha dos que buscam uma alimentação equilibrada. Devido a sua popularidade, existem muitas opções disponíveis no mercado e algumas delas são ricas em açúcar e outros ingredientes utilizados para realçar o sabor e textura. Por isso, dependendo da marca que comprar, você pode estar consumindo mais calorias do que esperava.
Óleo de coco
O óleo de coco é um alimento muito versátil para se ter na cozinha, podendo ser acrescentado em iogurtes, sucos ou vitaminas. No entanto, ele não costuma ser muito bem-visto por alguns especialistas, pois possui um alto teor de gordura saturada. É preciso consumir esse alimento com cautela porque uma dieta rica nesse tipo de gordura pode aumentar os níveis de colesterol no sangue.
Leite vegetal
O leite vegetal é uma opção muito útil, principalmente para quem é intolerante à lactose, mas no caso do leite vegetal a situação é bem parecida com a da granola. Com diferentes opções disponíveis, algumas marcas se utilizam de muitas aditivos indesejados, que não contribuem para uma alimentação saudável. Por isso é preciso estar sempre atento aos rótulos antes de levar para casa.
Hambúrgueres veganos
A parte de frios do supermercado tem cada vez mais opções veganas para fazer aquele lanche rápido em casa, sem precisar fazer sujeira e sem gastar muito tempo na cozinha. Um deles é o hambúrguer vegano, que também tem atraído consumidores que não seguem uma dieta vegana, na esperança de estarem optando por uma opção mais saudável. No entanto, esses alimentos ainda são ultraprocessados, contendo corantes, conservantes e vários ingredientes que não contribuem para uma alimentação realmente saudável.
Salada caesar
Salada geralmente é sinônimo de alimentação saudável, mas o seu preparo e os acompanhamentos podem impactar essa característica. A salada caesar, famosa no mundo fitness, leva molhos, frango, pequenos pedaços de pão fritos ou assados e, em alguns casos, até mesmo bacon. Esses complementos podem acabar deixando essa salada salgada e gordurosa.
Como substituir esses alimentos?
Não é preciso cortar esses alimentos por completo da sua alimentação. Se atentar a embalagem dos produtos e a quantidade de consumo diária já é uma forma de manter a sua alimentação saudável e equilibrada. No caso da granola e do leite vegetal, por exemplo, você pode conferir as informações do rótulo, optando pelas marcas que não acrescentam muitos açúcares.
Porém, também é possível substituir alguns desses alimentos. O agave pode ser trocado por adoçante natural com menos calorias e alimentos como quinoa, tofu e leguminosas podem tomar o lugar dos hambúrgueres vegetarianos, sendo uma fonte de proteína mais saudável. O óleo de coco deve sempre ser utilizado em pequenas quantidades e se você não quiser deixar de comer uma salada caesar, opte por preparar em casa, deixando de fora os croutons e os ingredientes gordurosos ou muito salgados.
FONTE; TUDO GOSTOSO