A missão pelo kosen-rufu permanece imutável

ROTANEWS176 23/11/2024 09:15                                                                                                                                EDITORIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS             

Reprodução/Foto-RN176 Banner azul com a palavra “Editorial” escrita no meio, em branco

Em 15 de novembro, no Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu (Daiseido), em Shinanomachi, Tóquio, Japão, foi realizada, solenemente, a cerimônia do primeiro ano de falecimento de Ikeda sensei. No Brasil, no Palácio Memorial da Paz Eterna, em Itapevi, SP, também foi realizada cerimônia com transmissão simultânea para todo país.

No Japão, um grupo de representantes do Brasil, participante do Curso de Aprimoramento da SGI de outono, e demais líderes compareceram à solenidade em memória da grandiosa jornada da vida do nosso mestre. Leia matéria na p. 7.

Foi um tributo especial à nobre existência do presidente Ikeda, dedicada a materializar os empreendimentos em prol da paz, aspirados pelo seu mestre, Josei Toda. Como discípulo, Daisaku Ikeda foi exímio. Protegeu Toda sensei em momentos decisivos, ao permanecer ao lado dele quando os negócios do seu mestre entraram em colapso devido à crise provocada pela derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial. Com grande maestria, Ikeda sensei abriu sozinho o caminho para a recuperação da empresa.

Contudo, essa foi apenas uma das incontáveis realizações que ele logrou para dignificar seu mestre. Em um poema dedicado especialmente ao presidente Josei Toda, Ikeda sensei registrou: “Pensando em meu mestre, / falando de meu mestre, / percorri o mundo. / Cumpri cada juramento que fiz. / Das sementes das ideias de meu mestre, / cultivei árvores fortes e altas, / com galhos verdes e luxuriantes, / elevando-se bem alto nos céus”.1

Com o falecimento de Josei Toda, em 1958, Ikeda sensei assumiu mais tarde a presidência da Soka Gakkai e a vanguarda da propagação do budismo em escala global, estabelecendo um vínculo de mestre e discípulo com os membros da organização em todos os países.

O filósofo canadense Lou Marinoff, doutor em filosofia, com quem o presidente Ikeda dialogou, descreveu, em uma entrevista recente que concedeu à equipe da Editora Brasil Seikyo, a importância da missão que os discípulos assumem a partir de então. Ele afirmou:

Todos nós estamos apoiados nos ombros de um gigante chamado Daisaku Ikeda. E porque fomos capazes de nos apoiar nesses ombros é que podemos levar a missão adiante. Esse é nosso dever, nossa responsabilidade.2

Como excelentes discípulos do gigante Dr. Daisaku Ikeda, os membros do Brasil e do mundo inteiro não apenas darão continuidade às realizações desse grandioso mestre, como também garantirão que a paz e a prosperidade da humanidade estejam asseguradas.

Ótima leitura!

Notas:

  1. Brasil Seikyo, ed. 2.033, 1º maio 2010, p. B8.
  2. Idem, 2.670, 9 nov. 2024, p. 7.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO