ROTANEWS176 02/01/2025 13:19 Por Larissa Serpa
É verdade que você não precisa de álcool para relaxar e descontrair, mas a prática é ritualizada em nossa cultura como algo que ajuda você a “soltar os cabelos”.
No entanto, como todos sabemos, muito de qualquer coisa boa pode ser… Demais. “A maneira mais saudável de beber é com moderação e junto com bastante água para contrabalançar os efeitos diuréticos”, explica a nutricionista Serena Poon.
Isso não é uma informação nova, mas como é exatamente beber com moderação?
“Esta é uma questão complicada porque a linha entre o consumo saudável e o consumo não saudável tem mais a ver com cada organismo individual”, explica a nutri. Mais eis algumas dicas:
Escolha da bebida
A escolha do drink é um bom lugar para começar. Isso porque se você quiser evitar efeitos negativos do alcóol, como ressacas, ganho de peso e perturbações do sono, é aconselhável optar por bebidas com baixo teor de açúcar, que contenham álcool transparente e com menos calorias.
Horário
Você também deve regular quando bebe. “A digestão do álcool pode realmente afetar o seu sono, e um sono de qualidade é um dos fatores mais importantes na saúde geral. Os pesquisadores descobriram que é melhor beber pelo menos quatro horas antes de dormir para evitar perturbar o sono”, diz Serena.
Condições
Finalmente, algumas pessoas deveriam evitar beber completamente. “As comunidades que devem se abster completamente incluem grávidas, pessoas que lutam contra o abuso de álcool, pessoas com certas condições (como doenças hepáticas) e pessoas que tomam certos medicamentos (isso inclui analgésicos de venda livre, como o ibuprofeno e o paracetamol).”
“Além disso”, a nutricionista continua, “abster-se de álcool é útil para pessoas que estão tentando perder peso e para pessoas que estão treinando para uma prova de resistência ou se preparando para uma grande apresentação no trabalho. Se você estiver tendo problemas com sua digestão ou com ansiedade, você também pode querer considerar a abstenção de álcool para ver se isso ajuda.”
As bebidas mais saudáveis
Se você decidir beber, a gente pode te ajudar no primeiro ponto citado acima: a escolha dos drinks.
Algumas bebidas alcoólicas são mais saudáveis que outras. Como regra geral, Poon sugere: “quanto mais simples, melhor. Ao escolher bebidas alcoólicas, evite xaropes, refrigerantes e água tônica. Em vez disso, opte por bebidas com um ou dois ingredientes, álcoois transparentes de alta qualidade e misturadores hidratantes, como água de coco e água com gás.” Além disso, adicionar guarnições de ervas às bebidas, como hortelã, manjericão, gengibre ou alecrim, vai ajudar a dar sabor de forma saudável.
Reprodução/Foto-RN176 Free photo beautiful thanksgiving meal concept© Fornecido por Boa Forma
01 Vinho tinto
O vinho tinto é amplamente reconhecido como uma das bebidas alcoólicas mais saudáveis que existem. Poon observa que é “relativamente baixo em calorias e também oferece alguns benefícios à saúde”. Ela acrescenta que o vinho tinto é rico em antioxidantes como resveratrol e proantocianidinas e pode promover a saúde cardiovascular.
Estudos demonstraram que beber uma quantidade moderada com teor alcoólico de 12% a 15% diariamente pode ajudar a prevenir doenças cardíacas apesar deste efeito estar mais ligado Às uvas que ao álcool da bebida.
Reprodução/Foto-RN176 Refreshing cocktail with lime lemon and tequila on wooden table generated by artificial intelligence© Fornecido por Boa Forma
02 Tequila com gelo
Embora a tequila ainda seja tecnicamente classificada como uma bebida depressora, ela é conhecida como “superior”. Este conceito é muito debatido, mas há algumas evidências que sugerem que a tequila pode não ter efeitos tão graves em comparação com outras bebidas alcoólicas.
“Muitas vezes, as pessoas relatam que se sentem melhor depois de beber tequila”, diz Poon. Ela ressalta que alguns “pequenos estudos indicam que isso é possível porque os açúcares da tequila não alterem os níveis de açúcar no sangue como outros álcoois”.
Reprodução/Foto-RN176 Organic mojito with cucumber lime and mint generated by AI© Fornecido por Boa Forma
03 Vodca com soda
Apesar de conhecido por esse nome, é importante notar que aqui estamos falando de substituir o refrigerante por água com gás.
Com baixo teor de calorias e açúcar, esse drink é amplamente reconhecido como uma das opções de coquetéis mais saudáveis no bar. Além disso, Poon observa que “a água com gás é hidratante, por isso é bom misturar com o álcool transparente. Em seguida, adicione um pouco de cítricos para obter um pouco de vitamina C”.
Reprodução/Foto-RN176 A glass of juice with a drink next to it© Fornecido por Boa Forma
04 Bloody Mary
Vegetais frescos tornam este coquetel uma bomba de benefícios. “No entanto, você gostaria de manter o consumo ao mínimo, já que cada bebida contém algumas calorias.” Além disso, fique atento às guarnições e suplementos cheios de sódio, como o shoyo.
É melhor optar pelos drinks que usam suco de tomate e temperos naturais, como pimenta do reino fresca e salsão.
Reprodução/Foto-RN176 Refreshing lemon cocktail with ice and citrus slice generated by AI© Fornecido por Boa Forma
05 Mezcal Martini com gelo
Um sabor defumado torna o mezcal memorável no paladar. Beba lentamente para desfrutar. Poon observa, “como a tequila, o mezcal não parece aumentar o açúcar no sangue tanto quanto outras bebidas alcoólicas”, o que o torna uma escolha mais saudável.
Reprodução/Foto-RN176 Celebration of nature luxury wineglass pours fresh grape refreshment generated by artificial intelligence© Fornecido por Boa Forma
06 Spritzer de vinho
Spritzers são ideais quando a temperatura sobe. “Embora não seja particularmente popular no Brasil”, diz Poon, “gosto da prática de misturar o vinho com água com gás. Isso não apenas reduz o teor alcoólico e calórico de cada bebida, mas também adiciona um elemento hidratante.”
Reprodução/Foto-RN176 Image of celebration with cape bottle filling glass with lights blurred with lights© Fornecido por Boa Forma
07 Champanhe Seco
Vinhos espumantes e champanhes podem ser uma forma relativamente saudável de desfrutar de um coquetel indulgente. O segredo é escolher uma variedade seca. “Vinhos secos indicam menor teor de açúcar”, diz Poon. “Se você está preocupado com o consumo de açúcar, champanhe seco é a melhor opção!”
Reprodução/Foto-RN176 Spiced mulled wine warms winter celebrations with citrus generated by AI© Fornecido por Boa Forma
08 Vinho quente
Os vinhos quentes são populares na época das festas juninas, mas você pode apreciá-los o ano todo. “O vinho quente combina os antioxidantes do vinho tinto com uma mistura de especiarias e ervas saudáveis que podem dar um impulso terapêutico à sua bebida”, explica Poon.
Na hora de selecionar um vinho, opte por uma variedade orgânica. “Vinhos orgânicos certificados têm menos açúcar, aditivos e conservantes e podem prevenir dores de cabeça no dia seguinte”, diz ela.
Reprodução/Foto-RN176 Refreshing cocktail with lime lemon and citrus fruit garnish generated by artificial intelligence© Fornecido por Boa Forma
09 Margarita com suco de limão espremido na hora
Margaritas “magras” são picantes (especialmente se você infundir a sua com jalapeño) e deliciosas; além disso, você pode desfrutar da diversão de uma “bebida mista” sem adição de açúcares.
“A chave aqui”, explica Poon, “é abandonar o xarope engarrafado e o suco de limão e ficar com limão fresco, tequila de alta qualidade, gelo e talvez um pouco de água com gás”. Seu barman provavelmente saberá como preparar uma dessas bebidas populares.
Reprodução/Foto-RN176 Healthy lifestyle Fresh lemon mojito organic citrus fruit and mint leaf generated by AI© Fornecido por Boa Forma
10 Kombuchá alcoólico
Se você procura um leve zumbido, um kombuchá alcoólico pode ser uma escolha refrescante. “Gosto do kombuchá alcoólico porque eles são fermentados naturalmente e oferecem benefícios probióticos.”
Reprodução/Foto-RN176 Refreshing beer drops splash in drinking glass generated by AI© Fornecido por Boa Forma
11 Cerveja de baixa caloria
Você conhece cerveja de baixa caloria? A última tendência são as cervejas artesanais com “menos de 100 calorias”.
Além disso, a cerveja tem um efeito bastante saudável. “Um estudo do American Journal of the Medical Sciences afirma que a cerveja contém mais proteínas e vitaminas B do que o vinho” observa a nutri. “Os antioxidantes e flavonóides da cerveja são diferentes dos do vinho, mas ainda apresentam alguns benefícios nutricionais robustos, com outros ingredientes como vitaminas B, fósforo, ácido fólico e niacina e até níveis elevados de cálcio e magnésio.”
Reprodução/Foto-RN176 Refreshing cocktail on a wooden bar city nightlife celebration generated by artificial intelligence© Fornecido por Boa Forma
12 Cidra
Uma opção refrescante, a cidra pode conter quase tantos antioxidantes quanto uma taça de vinho tinto.
Reprodução/Foto-RN176 Coquetel paloma com suco de limão tequila e refrigerante em um copo | Foto Premium© Fornecido por Boa Forma
13 Coquetel paloma com suco de toranja espremido na hora
Palomas estão na moda – ainda melhores, quando feitos com suco de toranja espremido na hora, água com gás e tequila, eles podem ser refrescantemente saudáveis ou, como observa Poon, “mais saudáveis” do que outras opções de bebidas mistas.
Reprodução/Foto-RN176 Fresh citrus cocktail on wooden table for party generated by AI© Fornecido por Boa Forma
14 Coquetéis Especiais Feitos com Suco de Vegetais Frescos
Poon diz: “Dependendo de onde você estiver, pode ser possível conseguir um coquetel feito com sucos verdes frescos”. É muito importante que você evite sucos verdes engarrafados (geralmente cheios de açúcar) e opte por uma variedade recém-prensada. E lembre-se de optar por álcoois transparentes, como a vodca.
Reprodução/Foto-RN176 A refreshing mojito with mint and lime generated by AI© Fornecido por Boa Forma
15 Coquetel de whisky
Opte por whisky de alta qualidade no seu drink. Poon sugere misturar “limão fresco, gengibre fresco e mel” para adicionar um impulso saudável ao seu coquetel.
FONTE: BOA FORMA