ROTANEWS176 18/01/2025 12:30 APRENDER COM A NOVA REVOLUÇÃO HUMANAS Por Jornal Seikyo Shimbun
Nesta continuação da série publicada no Seikyo Shimbun, trechos selecionados do romance.
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustrações do Jornal Seikyo Shimbun
O espírito de luta pelo kosen-rufu que se acendeu em meio à chuva
Em julho de 1957, Shin’ichi Yamamoto, na época coordenador de staff da Divisão dos Jovens, foi preso em Osaka sob falsas acusações, acontecimento que mais tarde ficou conhecido como Incidente de Osaka.
Em resposta a esse fato, os membros do Distrito Bunkyo que viviam em Hamadori, Fukushima, reforçaram a determinação e os esforços para obter uma grande vitória na campanha de propagação que Shin’ichi tinha iniciado para alcançar “10 novas famílias por grupo”.1
Um dos membros da área de Hamadori era um homem que havia perdido o emprego no mês anterior, quando a empresa para a qual trabalhava foi à falência. Seus dois filhos tinham a saúde frágil, e sua vida era difícil.
Nesse período, ele viajou aproximadamente 20 quilômetros até a casa de um amigo para lhe apresentar o Budismo Nichiren. Ele ficou tão envolvido em falar sobre o budismo que acabou perdendo o último trem para voltar para casa. Sem alternativa, pôs-se a caminhar seguindo a linha do trem.
As derradeiras palavras que o amigo lhe disse na conversa que tiveram sobre o budismo realmente o acertaram em cheio:
— Antes de vir à casa de outra pessoa falar sobre o budismo, você deveria conseguir um emprego. E se a fé e a prática desse budismo são tão maravilhosas, por que seus filhos vivem doentes? (…)
Durante toda a conversa, o amigo sorria ceticamente e se expressava com sarcasmo.
Voltando para casa naquela noite, o homem sentiu uma amargura lancinante e ele não pôde conter o pranto. Enquanto as lágrimas caíam, sentiu gotas d’água batendo em seu rosto. Chovia e, infelizmente, não tinha um guarda-chuva. A chuva se intensificou. (…)
Depois de caminhar por duas horas, de repente lembrou-se de um incentivo oferecido por Shin’ichi na reunião do Distrito Bunkyo: “Haverá ocasiões em que serão atacados ou sofrerão calúnias e insultos ao tentarem compartilhar este budismo com os outros. Talvez passem por muitos tipos de experiências amargas. Mas tudo é exatamente como o Sutra do Lótus e as escrituras de Nichiren Daishonin predizem. Simplesmente cerrem os dentes, decidam não ser derrotados e continuem tentando. Trata-se de uma oportunidade para expiar as ofensas do passado. Isso e a transformação do seu carma são o propósito da prática budista. Assim que tiverem certeza disso, todos os seus sofrimentos se transformarão em imensa alegria.
Ao se recordar da orientação de Shin’ichi, o homem refletiu: “O que será que o coordenador Yamamoto está fazendo neste exato momento? Ele já está detido sob custódia há vários dias. Provavelmente esteja sendo submetido a duros interrogatórios todos os dias. Ele não tem permissão para sair e não pode entrar em contato com sua família livremente. Apesar disso, ele está se pronunciando em defesa da verdade da Soka Gakkai e travando uma batalha de vida ou morte na prisão.
Em comparação a ele, como é afortunada a minha situação! Se eu for fraco e me permitir ser derrotado, estarei decepcionando o coordenador Yamamoto.
Não me deixarei abater! (…)
Começou a chover ainda mais forte. No entanto, o homem pôs-se a andar a passos largos e vigorosos, cantando canções da Soka Gakkai para manter o ânimo sob a chuva. A determinação de concretizar o kosen-rufu ardia radiante, forte e intensamente no coração dele.
(Capítulo “Luz da Felicidade”)
Uma organização de pessoas comuns dignas de respeito
A partir do outono de 1956, uma campanha de propagação em grande escala, denominada Campanha Yamaguchi, sob a liderança de Shin’ichi, estava bem encaminhada. Um grande número de membros foi fortemente inspirado por ele a se levantar. Em uma reunião de palestra em Hofu, província de Yamaguchi, Shin’ichi respondeu às perguntas dos participantes, muitos dos quais expressaram quanto estavam passando por diversas dificuldades.
À medida que Shin’ichi foi tecendo suas considerações, as dúvidas se dissiparam e a luz de esperança e da revitalização tomou conta do ambiente.
Após Shin’ichi ter respondido a maior parte das perguntas, um homem de bigode, figura influente na localidade que havia sido trazido por um amigo, afirmou em tom condescendente:
— Diferentemente das outras pessoas aqui, não tenho dificuldades financeiras. Na realidade, o único problema que enfrento é tentar pensar em qual será meu próximo empreendimento de sucesso. Poderia me oferecer umas dicas sobre isso?
O homem se expressava em tom de superioridade e de arrogância, de maneira extremamente rude. O semblante de Shin’ichi fechou-se momentaneamente, surpreendendo os demais participantes. Sua voz potente reverberou pelo recinto:
— A Soka Gakkai é aliada do povo, daqueles que estão sofrendo. Pessoas obcecadas por superficialidades como aparência, status e títulos nunca compreenderão genuinamente o coração da Soka Gakkai ou o budismo.
O empresário bem-sucedido foi pego de surpresa pelas palavras diretas de Shin’ichi e pestanejava como se estivesse atordoado. Shin’ichi passou a falar num tom mais ameno:
— A maioria dos membros aqui sofre com problemas financeiros ou doenças. Porém, estão tentando arduamente superar essas adversidades. Além de terem de lidar com as próprias dificuldades, esforçam-se ao máximo todos os dias para ajudar outras pessoas a alcançarem a felicidade, apesar de enfrentarem zombarias e chacotas. (…)
Com frequência, a sociedade em geral põe em primeiro lugar fatores como dinheiro, posição social e fama, perdendo de vista o tesouro do coração. Mas o único modo de se ter uma vida verdadeiramente feliz é acumular o tesouro do coração. O budismo nos ensina a polir nosso interior até ele brilhar e a construir um eu que jamais seja derrotado. A Soka Gakkai almeja propagar este budismo e eliminar a miséria e o infortúnio do mundo (…)
Quando finalizou, a sala irrompeu em aplausos e muitas pessoas que estavam lá como convidadas dos membros externaram o desejo de se converter, inclusive o empresário, que fora convencido pela explanação de Shin’ichi. (…)
O empresário declarou com incontido entusiasmo:
— Fiquei realmente surpreso. Jamais esperava presenciar esse tipo de mensagem. Ele é um rapaz impressionante. Cada palavra tocou fundo no meu coração, com uma força capaz de me derrubar. Senti-me como se tivesse de me escorar com os braços para trás para não ser arrastado por um vendaval. Essa filosofia deve ser grandiosa!
(Capítulo “Luta Conjunta”)
Assista
Se você é assinante digital, veja o vídeo da série “Aprender com a Nova Revolução Humana”, volume 25, dando o play no vídeo acima ou clicando aqui.
FONTE: JORNAL SEIKYO SHIMBUN