“A vitória das mulheres é a vitória de todos”

ROTANEWS176 25/01/2025 08:55                                                                                                                              INCENTIVO DO LÍDER  DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

 

Reprodução/Foto-RN176 Desenho humana de ilustração da matéria

Preciosos amigos e amigas, neste ano em que celebramos tantas datas significativas, brotam memórias de fatos marcantes: festivais culturais inesquecíveis, inauguração de sedes majestosas e encontros com Ikeda sensei, os quais são grandes tesouros em nossa vida, não é mesmo?

Ao me lembrar desses momentos, veio-me à mente a jornada que trilhei durante dezenove anos atuando na Divisão dos Jovens (DJ), na qual assumi desde a função de responsável pela unidade (kumityo) até a função de responsável pela Área da Divisão das Moças, na época. No momento em que estava para me formar na divisão, aos 33 anos, recebi a visita da minha líder, que falou: “Quando nos formamos da Divisão dos Jovens é como se zerássemos tudo”. Confesso que achei que ela estava exagerando, mas, em menos de um mês, após a minha formatura, senti na pele a dor da perda do meu amado pai e um vazio enorme no peito. Realmente, é como se tivesse “zerado tudo”, porque, além da dor da perda, ainda não entendia como seria a luta na nova divisão.

Atuando na Divisão Feminina (DF), fui convidada a desempenhar a função de vice-responsável pelo bloco. Como o sentimento, mais forte que o medo, de saldar as dívidas de gratidão com o Mestre, respondi Hai! [“Sim!, em português”]. O bloco ficava distante da minha casa e a responsável era supereficiente. Eu pensava: “Por que estou aqui se ela não precisa de mim?”. No entanto, sabendo que era a maldade, orei daimoku para conseguir atuar.

Lendo o romance Nova Revolução Humana, encontramos incentivos que Ikeda sensei direciona para a Divisão Feminina:

Qual o nosso maior tesouro, do qual podemos nos orgulhar no mundo todo? É a Divisão Feminina. Em nenhum outro lugar se pode encontrar um grupo de mulheres dedicadas à justiça e à felicidade das pessoas que seja tão puro e tão forte. São o sol da família e do kosen-rufu. Conto com o triunfo de vocês nos esforços para trazer felicidade a essas ilhas. A vitória das mulheres é a vitória de todos.1

Passados alguns dias, essa responsável me ligou avisando que começaria a fazer um curso aos sábados. Era a minha oportunidade! Daí, logo me ofereci para entregar os periódicos. Nessa ocasião, não existia Google Maps…, rs; então, estudava o guia de ruas para conhecer os endereços e fazer chegar a carta do Mestre aos membros. Foi uma época maravilhosa em que atuamos unidas com as demais divisões.

O melhor ainda estava por vir. No ano seguinte, fui convidada a ser vice-responsável por outra comunidade mais próxima da minha casa; e, com a fundação do grupo Zenshin, da Divisão Feminina, fui nomeada responsável pela Academia Zenshin de Sub. Um novo mundo se abriu para mim: fazer parte de um grupo cuja missão era ser o braço direito da liderança da DF. Orava e me dedicada com toda a sinceridade às visitas com a minha responsável pela comunidade e dialogava muito com a líder da Sub. Aproveitei demais essa fase e conquistei muitas comprovações da luta no trabalho e na vida pessoal.

Em 2006, já nomeada vice-responsável pelo distrito e responsável pela Academia Zenshin do Rio de Janeiro, recebi, junto com as companheiras, preciosos incentivos num curso de aprimoramento do grupo e na Academia Zenshin. Lembro-me com carinho da Sra. Jeni Ikeda, coordenadora da DF da BSGI nessa época, que, durante um diálogo, disse: “Quem muda, ganha”. Assim, fui desafiando meus medos, preconceitos e cumprindo meu juramento ao Mestre de jamais me afastar do Gohonzon, dos membros e da organização. Aprendi que o mestre é um só, tanto na Divisão dos Jovens quanto na Divisão Feminina — o mestre é Daisaku Ikeda.

Tenho muita gratidão pelas oportunidades que obtive nessa jornada, pela paciência que minhas líderes veteranas tiveram em responder meus muitos questionamentos e em me apoiar na minha formação como líder da Divisão Feminina.

Desejo que todas as jovens formadas da Juventude Soka alcem voo como rainhas recitando “muito mais daimoku” e que, imbuídas de ardente coragem, vençam em sua localidade com união harmoniosa, fazendo brilhar o sol da Lei Mística onde quer que estejam.

Muitíssimo obrigada e feliz 2025!

Nota:

  1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana, v. 16. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2015. p. 53

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO