ROTANEWS176 22/02/2025 11:30 ENTREVISTA DIRETO DA REDAÇÃO DO JORNAL SEIKYO SHIMBUN
Em entrevista, secretário-geral do Clube de Roma, Carlos Alvarez Pereira, defende que a filosofia da revolução humana oferece esperança para os tempos atuais
Reprodução/Foto-RN176 Ikeda sensei celebra reencontro com o cofundador do Clube de Roma, Dr. Aurelio Peccei (Florença, Itália, jun. 1981). A partir do primeiro encontro em maio de 1975, eles mantiveram diálogo por cinco vezes. Ele era um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente era o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Foto: Seikyo Press
O Clube de Roma, internacionalmente um grupo de pensadores famoso, divulgou, em 1972, o relatório Os Limites do Crescimento, vislumbrando a vida no planeta dentro de cem anos. O Dr. Aurelio Peccei, cofundador do clube, e o Dr. Daisaku Ikeda registraram o primeiro encontro, três anos depois, em maio de 1975. Os dois dialogaram sobre a coexistência do ser humano e a natureza, e o caminho da paz perene, entre outros temas, editando o livro Before it is Too Late [Antes que Seja Tarde Demais]. Neste momento, que marca os cinquenta anos do primeiro encontro desses dois mestres da sabedoria, com o secretário-geral do Clube de Roma, Carlos Alvarez Pereira, da edição de 1o de janeiro de 2025. Acompanhe alguns trechos:
Há cinquenta anos, em maio de 1975, o cofundador do Clube de Roma, Dr. Aurelio Peccei, e o presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, se encontraram pela primeira vez em Paris, França. Na época, o clube já alertava para o fato de que, se a civilização moderna continuasse a focar unicamente no crescimento, caminharia para o colapso. Então, o que uniu os dois foi o sentimento de “antes que seja tarde demais”.
Reprodução/Foto-RN176 Carlos Alvarez Pereira – Foto: Divulgação
Carlos Alvarez: Concordo. Infelizmente, diversas questões e assuntos, levantados pelos dois no diálogo iniciado há meio século, existem até o momento em uma escala muito maior. O Dr. Peccei e o presidente Ikeda foram visionários extraordinários, muito à frente do seu tempo.
No mundo globalizado de hoje, o que une as pessoas são os valores da economia, da produtividade e do capital financeiro, longe da visão idealizada pelo Dr. Peccei e pelo presidente Ikeda. Para ambos, o planeta onde habitamos é sustentado pelo profundo senso de interdependência.
O Clube de Roma herdou o espírito dos dois e continua trilhando o caminho percorrido por eles. O livro do diálogo Before it is Too Late [Antes que Seja Tarde Demais], junto com o relatório No Limits to Learning [Sem Limites para o Aprendizado], publicado pelo Clube de Roma, em 1979, direcionam nossas atividades até hoje.
O significado da existência da vida
O diálogo entre o Dr. Peccei e o presidente Ikeda abrangeu a importância da “revolução humana”. Qual é o seu pensamento sobre o significado da filosofia da revolução humana na época atual?
Carlos Alvarez: Estou convicto de que o primeiro passo para a solução dos problemas, seja das armas nucleares, seja da crise climática, começa com a revolução humana de cada pessoa.
Para mim, a filosofia da revolução humana abre os olhos para uma nova estrutura e modo de pensar, proporcionando uma nova visão para enxergar o mundo. Em particular, quero enfatizar que a revolução humana amplia a compreensão de “o que significa uma existência de vida positiva”. Por que estamos aqui e para que estamos vivendo? Creio que fazer tais perguntas seja a própria base fundamental da religião.
A essência de uma vida positiva está ligada a uma boa relação com as outras pessoas e com o ambiente natural. Portanto, ela está diretamente ligada ao futuro do planeta sustentável. Penso que aí se encontra o significado da revolução humana nos dias atuais.
Junto com os jovens
Tanto o Clube de Roma como a Soka Gakkai lançam luz sobre os jovens. O que o senhor pensa a respeito?
Carlos Alvarez: Alguns anos atrás, o Clube de Roma estabeleceu a “Liderança Intergeracional” como uma das atividades a ser fortalecida. Ela não tem o significado formal de envolver os jovens nas discussões e de transmitir os conhecimentos de uma geração anterior para a mais nova, mas sim de pessoas de diferentes gerações trabalharem juntas de forma colaborativa.
Uma das grandes características da Soka Gakkai é a da valorização do papel dos jovens ao longo de muitos anos. Atualmente, o Clube de Roma também se enfileirou nesse caminho.
A Soka Gakkai continuará com o desafio de superar os problemas globais, tendo como nutrientes as diretrizes de revolução humana indicadas pelo Dr. Peccei e pelo Dr. Ikeda.
Carlos Alvarez: Ambos depositavam confiança na natureza humana de cada pessoa. Esse é o ponto que, mesmo hoje, toca nosso coração. A revolução humana é algo que qualquer ser humano no mundo pode pôr em prática. Essa é a “magia” da revolução humana.
Mesmo em um mundo em que continuam ocorrendo acontecimentos trágicos, todos nós podemos ser atenciosos com as pessoas ao nosso redor. Podemos acreditar até o fim no potencial do ser humano e jamais abandoná-lo. Creio que essa postura se torne uma fonte de grande esperança.
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO