ROTANEWS176 22/02/2025 11:40 INCENTIVO DO LÍDER Por Marcos Roberto da Fonseca
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de um avião em voo de ilustração da matéria ilustração — Getty Images
Grandiosos companheiros da BSGI! O mês de fevereiro possui muitos significados, tais como o aniversário natalício de Nichiren Daishonin, do segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, e da extraordinária atuação de Ikeda sensei no Distrito Kamata em 1952.
Falando um pouco sobre o Distrito Kamata, quando Toda sensei assumiu a presidência da Soka Gakkai em 1951, ele lançou o objetivo de concretizar 750 mil famílias. Mas, ao fim do mesmo ano, o número alcançado representava apenas 0,7% do total. Analisando os resultados, Josei Toda percebeu que nesse ritmo levaria noventa anos para concretizar o objetivo.
Toda sensei, então, solicitou ao jovem Ikeda que atuasse no Distrito Kamata e fizesse as coisas acontecerem. Ikeda sensei comenta que respondeu prontamente:
Deixe comigo, respondi-lhe.
Ligando meu coração ao de meu mestre, desafiei a mim mesmo com todas as minhas energias. E tornei Kamata o primeiro distrito do Japão. Abri um caminho para o avanço do
kosen-rufu. Após esse fato, essa onda de propagação espalhou-se rapidamente para outras regiões do Japão e nosso movimento de compartilhar amplamente o Budismo de Daishonin começou a crescer, mostrando um significativo progresso.1
Após essa vitória do Distrito Kamata, os demais distritos do Japão começaram a se levantar e o número de famílias que se convertia mensalmente aumentou mês a mês. A quantidade de famílias que, em janeiro, era de 5.727 chegou a 22.324 no fim do ano, levando à vitória histórica na concretização das 750 mil famílias. Esse é um maravilhoso exemplo da luta de um discípulo para corresponder aos ideais de seu mestre que Ikeda sensei nos deixou.
A Liga Monarca, com os objetivos claros, está nos dando uma grande oportunidade de criarmos uma história como discípulos do presidente Ikeda.
Os critérios da Liga Monarca — Kofu, periódicos e shakubuku —, apesar de estarem em formato de competição humanística, é uma chance de manifestarmos nosso espírito de doação. Em primeiro lugar, por meio do nosso empenho em conquistar o aumento de mais um participante do Kofu, mais um assinante dos periódicos e, buscando exercitar nossa condição de bodisatva, ensinando a outro companheiro a prática desse maravilhoso budismo, mais um shakubuku. Além do aspecto material da contribuição e dos periódicos, temos a dedicação do nosso tempo a essa vitória. Todo esse esforço com certeza se reverterá em imensa boa sorte em nossa vida.
Na mensagem do presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, para 2025, dois pontos me chamaram a atenção. O primeiro deles é:
Se mantivermos sensei no coração e caminharmos com ele, não haverá montanha intransponível. Visando ao cume do centenário de fundação, vamos, em união de “diferentes em corpo, unos em mente”, incentivar uns aos outros a iniciar um avanço com nova esperança!2
O segundo ponto diz:
Nichiren Daishonin escreveu: “Confio ao senhor a propagação do budismo em sua província. Afirma-se que ‘as sementes do estado de buda germinam por meio da relação causal e, por esta razão, eles pregam o veículo único’”.3 Gravando profundamente em nossa vida o significado dessas palavras, vamos plantar no solo do nosso amado país as sementes da paz chamada Lei Mística!4
Nosso país tem muitas pessoas sofrendo e esperando pela propagação do humanismo do budismo. Seguindo o exemplo de luta do Distrito Kamata, exercitando nosso espírito de doação e vencendo em todos os aspectos da Liga Monarca, vamos criar uma grande história de vitórias e de pessoas felizes em nossa organização de base.
Um grande abraço!
Marcos Roberto da Fonseca
Coordenador de Coordenadoria
Notas:
- Brasil Seikyo, ed. 1.519, 14 ago. 1999, p. A3.
- Idem, ed. 2.673, 31 dez. 2024, p. 2.
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 385, 2017.
- Brasil Seikyo, ed. 2.673, 31 dez. 2024, p. 2.
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO