Estabelecer a união indestrutível

ROTANEWS176 22/02/2025 11:50                                                                                                                              ENCONTRO COM O MESTRE                                                                                                                                      Por Dr. Daisaku Ikeda

O espírito de “diferentes em corpo, unos em mente” (itai doshin) é um dos fundamentos para concretizarmos o kosen-rufu e a felicidade absoluta. Confira trechos selecionados de incentivos de Ikeda sensei sobre esse significativo tema

 

Reprodução/Foto-RN176 Ikeda sensei dialoga com membros da SGI-Reino Unido no Centro Cultural de Taplow Court (arredores de Londres, jun. 1994). Ele era um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente era o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Foto: Seikyo Press

“Diferentes em corpo” (itai) indica que o aspecto, a personalidade, a capacidade e as características de cada pessoa são variados e diferentes. “Unos em mente” (doshin) é tornar iguais as aspirações, a mente e a visão de objetivo.

Assim sendo, “diferentes em corpo, unos em mente” são o aspecto de, respeitando ao máximo as características e a personalidade de cada pessoa, unir-se e agir tornando um só coração ligado a um objetivo em comum. Ao contrário, “unos em corpo, diferentes em mente” (dotai ishin) aponta a situação em que, mesmo que tenham externamente um aspecto parecido, a mente não está de forma alguma em acordo. (…)

Se o sentimento for negativo, mesmo que as forças se unam devido a perdas ou a ganhos recíprocos, no final, acabam se afastando. O que faz ou não ter verdadeiramente “a mesma mente” é se existe ou não a aspiração que deseja a felicidade das pessoas do povo. É a profundidade da visão de objetivo que edifica a inabalável união de “diferentes em corpo, unos em mente”.

Brasil Seikyo, ed. 2.467, 11 maio 2019, p. B3.

* * *

Então, o que deve ser feito para edificar a união de “diferentes em corpo, unos em mente”?

Sob orientação de Toda sensei, que é o mestre do kosen-rufu, defini o ichinen — forte determinação, pensamento e sentimento de estar sempre “junto com o mestre” — e assim orei e lutei ininterruptamente.

Não é alguém, mas a própria pessoa que deve se levantar e desbravar a liderança da expansão do kosen-rufu. E, aconteça o que acontecer, unir forças com os companheiros e avançar incentivando-se mutuamente.

A “mente” de “diferentes em corpo, unos em mente” é a “mente” [cora-ção, sentimento] que deseja o kosen-rufu. É também a “mente que respeita e admira os membros da [Soka Gakkai]”. E ainda, é a “mente do rei leão” que não teme quaisquer opressões. E esta essência última é a “mente da unicidade de mestre e discípulo”.

Ibidem.

* * *

É pelo avanço da [Soka] Gakkai, com o espírito de “diferentes em corpo, unos em mente” em direção à concretização do juramento seigan pelo kosen-rufu, que cada pessoa pode realizar a sua revolução humana. E assim, ao criar e expandir a paz perene tão desejada e buscada pelas pessoas, tornará possível até a transformação do destino de um país e de toda a humanidade. A Soka Gakkai possui a missão de criar a esperança.

Ibidem.

* * *

Ao enfatizar a união, pode-se pensar que as características individuais de alguém possam ser esmagadas e soterradas. No entanto, o princípio de “diferentes em corpo, unos em mente” ensinado por Daishonin é totalmente diferente.

Independentemente de qualquer coisa, o budismo acredita na potencialidade de cada pessoa e expõe que todos possuem a natureza de buda. É o princípio da “cerejeira, ameixeira, pessegueiro e damasqueiro”. É por valorizar a personalidade de cada pessoa e polir-se mutuamente ao realizar esforços ininterruptos para evidenciar o brilho uns dos outros que é estabelecido o itai doshin exposto por Daishonin.

Em outras palavras, é exatamente na bela união de itai doshin que tanto o indivíduo como as suas características particulares ampliam seu brilho. É por haver o polimento da vida pela fé para [o estabelecimento] do “unos em mente”, que o valor do “diferentes em corpo” brilha com mais intensidade.

Na prática, na Soka Gakkai, os preciosos amigos que se conscientizaram da sua missão, incentivam-se mutuamente como companheiros e se destacam em todas as áreas da sociedade, manifestam de maneira vivaz a sua individualidade da forma como são.

Toda sensei dizia repetidamente: “Se estiverem em itai doshin, não há nada que não possa ser realizado. Mas se for o contrário, tudo desmoronará”.

Ibidem, p. B4.

* * *

A união de “diferentes em corpo, unos em mente” é o ponto-chave para a realização do kosen-rufu.

Estamos construindo uma insuperável rede de harmonia humana com a qual as pessoas em todo o mundo sonham há muito tempo. Nenhum mal é capaz de obstruir o avanço do nosso movimento Soka dedicado ao bem maior.

Não é uma questão de números; prossigamos com inquebrantável união, juntos num único espírito e propósito, com base em orações infundidas com o juramento compartilhado de mestre e discípulo. Superando todos os obstáculos, vamos entoar a canção triunfante do povo dedicada à verdade e à justiça!

Brasil Seikyo, ed. 2.464, 20 abr. 2019, p. B4.

* * *

Unidos com o espírito de “diferentes em corpo, unos em mente”, conseguiremos, definitivamente, alcançar o kosen-rufu. Essa é a promessa de Nichiren Daishonin, Buda dos Últimos Dias da Lei.

A chave para a união se encontra na oração. Quando recitamos Nam-myoho-renge-kyo unidos no propósito de expandir nosso nobre movimento, nosso daimoku se torna um rugido de leão que impulsiona vigorosamente a benevolente propagação da Lei Mística.

Idem, ed. 2.424, 23 jun. 2018, p. B4.

* * *

Qual requisito imprescindível para avançarmos juntos em união de “diferentes em corpo, unos em mente”? É fazermos da unicidade de mestre e discípulo o centro da nossa vida. Compartilhar o mesmo coração e espírito do nosso mestre é primordial para nós, que somos um grupo heterogêneo, nos unirmos num único propósito, incorporando o espírito de “diferentes em corpo, unos em mente”. (…)

Alinhar nosso coração ao coração do mestre e aprofundar nossa deter-minação de promover o progresso do kosen-rufu consistem em um fator fundamental para estabelecermos um elo sólido com o espírito de “diferentes em corpo, unos em mente”. É com essa união que conseguimos ativar o poder realmente resplandecente da Lei Mística.

Idem, ed. 2.389, 30 set. 2017, p. B1.

* * *

Aqueles que se esforçam de corpo e alma pelo kosen-rufu resplandecerão eternamente como budas da Soka Gakkai. A vida dos budas pulsará em nossa organização incessantemente contanto que persistamos avançando como uma comunidade harmônica de praticantes devotados a cumprir o desígnio do Buda, trabalhando juntos, unidos pelos belos laços de “diferentes em corpo, unos em mente”, que nos foram transmitidos pelo espírito de unicidade de mestre e discípulo. Essa é a chave para assegurar a perpetuidade da Soka Gakkai. Esse é o momento para fazermos exatamente isso.

Idem, ed. 2.404, 27 jan. 2018, p. B4.

A força de uma única pessoa pode ser pequena.

Porém, quando une forças com outras pessoas,

sua capacidade pode se expandir para

cinco, dez ou cem vezes mais.

Não se trata de uma operação de soma, mas

de multiplicação que produz um resultado

dezenas de vezes maior.

Qual é o ponto essencial para criar

uma união imbatível chamada

“diferentes em corpo, unos em mente”?

Em primeiro lugar, é fazer do

grandioso ideal chamado kosen-rufu,

acalentado pelo mestre,

o próprio juramento,

e perseverar na oração e na ação da

luta conjunta de mestre e discípulo.

Pela sintonia de todos no único ponto de

“vencer com a prática da fé!”,

devem se ajustar perfeitamente as

engrenagens dos corações.

Enquanto houver o sentimento de

dependência, de contar com outras pessoas,

não será possível manifestar a verdadeira capacidade.

Aquele que se levanta só

é o verdadeiro praticante da fé, e

o sucessor Soka.

Somente por meio da união de

pessoas que se levantam sós,

é possível concretizar o

grande desejo do kosen-rufu.

No princípio de “diferentes em corpo, unos em mente”,

“mente” é fé.

Significa unir os corações em torno do

grande desejo chamado kosen-rufu.

Aqui estão incluídos, também, todos os

desejos da transformação do destino de cada pessoa.

Do descuido e da arrogância de desprezar

mesmo uma pessoa começa a falência.

No local em que se continua a avançar

mais um passo, valorizando uma única pessoa,

a união se fortalece ainda mais, e

podem-se transformar

os árduos esforços e as sérias dificuldades

em vitória e boa sorte.

A união de “diferentes em corpo, unos em mente”

é a linha vital do kosen-rufu.

No lar, a harmonia!

Na relação entre pessoas, a amizade!

Na comunidade local, a confiança e a amizade!

Na sociedade humana,

a solidariedade do povo em prol da paz!

Deve-se avançar harmoniosamente,

unindo os corações.

Onde há união,

há vitória e felicidade.

Brasil Seikyo, ed. 2.614, 2 jul. 2022, p. 3.

Ouça

Podcast do BS+ com o tema “Verdadeira União”. Acesse aqui

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO