Volkswagen lidera mercado de elétricos na Europa no início de 2025

ROTANEWS176 11/04/2025 11:20                                                                                                                                  Por Julio Cesar

Reprodução/Foto-RN176 Avaliação Volkswagen ID.4 (BR) (2)2© insideEvs.com Copyright

Crescimento de 113% nas vendas reforça liderança da marca na região

A Volkswagen registrou um crescimento de 59% nas vendas globais de veículos elétricos no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O resultado é reflexo do bom desempenho na Europa e nos Estados Unidos, que ajudou a compensar a queda observada no mercado chinês, onde a empresa enfrenta forte concorrência de fabricantes locais, como a BYD.

Entre janeiro e março de 2025, o Grupo Volkswagen entregou 216.800 veículos elétricos em todo o mundo. No mesmo período de 2024, foram 136.400 unidades. Com isso, a participação da montadora alemã no mercado global de BEVs passou de 6% para 10%.

Reprodução/Foto-RN176 Volkswagen ID.3, a frente da versão reestilizada© InsideEVs Brasil

Na Europa, a Volkswagen entregou mais de 150 mil carros elétricos no primeiro trimestre, número 113% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior. O resultado consolida a liderança do grupo no mercado europeu de elétricos, com aproximadamente 26% de participação. Em mercados como a Alemanha, quase metade dos BEVs vendidos vieram de marcas pertencentes ao Grupo Volkswagen.

Modelos como o ID.7 Tourer e o Audi Q6 e-tron impulsionaram os pedidos da Volkswagen na Europa Ocidental, que voltaram a se aproximar da marca de 1 milhão de unidades — atualmente em cerca de 980 mil. Os cinco modelos mais vendidos globalmente pela empresa nesse segmento foram o ID.4 e ID.5 (43.700 unidades combinadas), ID.3 (28.100), Audi A4 e-tron (22.800), Škoda Enyaq (20.200) e ID.7 (19.100).

Nos Estados Unidos, as vendas de veículos elétricos do Grupo Volkswagen também cresceram, com alta de 51% no período. O ID.4 foi um dos BEVs mais vendidos no país no primeiro trimestre, com 7.663 unidades entregues. A minivan elétrica ID. Buzz começou a ser distribuída, com 1.901 unidades vendidas nos primeiros três meses do ano.

Apesar do desempenho positivo na Europa e nos EUA, a Volkswagen enfrenta dificuldades na China, onde a competição é intensa e dominada por marcas locais. As entregas de veículos elétricos da empresa no país asiático caíram 37% no trimestre, totalizando 25.900 unidades, frente a 41 mil no mesmo período de 2024.

Reprodução/Foto-RN176 2023-volkswagen-id.4© InsideEVs Brasil

A BYD, principal concorrente da Volkswagen na China, vendeu 416.388 carros elétricos nos três primeiros meses do ano, sendo 166.109 somente em março. A empresa chinesa também reduziu preços de modelos estratégicos, como o Seagull, que agora parte de menos de US$ 8 mil no mercado local.

Em resposta à crescente concorrência, a Volkswagen aposta em uma nova linha de elétricos acessíveis. O ID.2, primeiro modelo da nova geração, tem lançamento previsto para 2026, com preço estimado em 25 mil euros (cerca de R$ 160 mil). Na sequência, a montadora pretende lançar um SUV da mesma linha e, em 2027, um modelo ainda mais acessível, o ID.1.

Reprodução/Foto-RN176 Imagens ao vivo do VW ID.EVERY1 (2025) da estreia mundial Foto de: Roland Hildebrandt

Segundo a S&P Global Mobility, a BYD pode dobrar suas vendas na Europa em 2025, alcançando cerca de 186 mil unidades. A projeção é que esse número ultrapasse 400 mil até 2029. Diante desse cenário, a Volkswagen acelera seus planos para manter competitividade no mercado global de carros elétricos, com foco na ampliação de portfólio e na produção local em diferentes regiões.

No Brasil, a Volkswagen ainda não vende carros elétricos de forma regular. Os modelos ID.3 e ID.4 vieram ao país apenas para demonstração, mas não estão à venda regularmente. Apenas o ID.4 teve algumas dezenas de unidades oferecidas por meio de assinatura, agora com opção de compra ao final do plano.

FONTE: INSIDEVS GLOBAL