“Portal” é descoberto em Marte e pode levar à vida alienígena

ROTANEWS176 21/04/2025 12:010

A NASA admitiu que um buraco de mais de 91 metros de largura na superfície de Marte pode ser um “portal” que leva a um mundo subterrâneo de vida alienígena.

 

RN176 Veja o que a NASA fotografou em marte um buraco de mais de 91 metros de largura

A agência espacial americana compartilhou a imagem chocante de uma enorme abertura na paisagem marciana no domingo (13/4) para sua Imagem Astronômica do Dia.

Em vez de deixar as pessoas com um mistério, a NASA especulou que o buraco gigante parece levar a um misterioso “nível inferior” que pode abrigar vida.

Os pesquisadores da NASA disseram:

“Buracos como este são de interesse particular porque podem ser portais para níveis mais baixos que se estendem até cavernas subterrâneas expansivas.”

Eles ainda acrescentaram:

“Se for assim, esses túneis naturais estão relativamente protegidos da superfície áspera de Marte, o que os torna candidatos relativamente bons para conter vida marciana.”

É uma declaração e tanto da NASA, que tem consistentemente tentado gerenciar as expectativas do público de encontrar vida extraterrestre tanto em outros planetas quanto aqui na Terra.

Até agora, o foco tem sido a vida microbiana que pode estar escondida em oceanos congelados em planetas e luas vizinhos da Terra.

No entanto, os pesquisadores notaram que pode haver “grandes cavernas subterrâneas” do outro lado deste buraco, acrescentando que esta área pode em breve se tornar um grande alvo de futuros astronautas pousando em Marte.

A NASA destacou que esta imagem, tirada originalmente em 2017 pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, na verdade mostra vários buracos na superfície do planeta.

Os pesquisadores escreveram:

“Há vários buracos retratados nessa paisagem parecida com um queijo suíço, com todos, exceto um, mostrando um terreno marciano escuro e empoeirado sob gelo leve de dióxido de carbono evaporando.”

O buraco mais notável é o buraco perfeitamente arredondado na parte superior direita da foto de satélite — uma cavidade gigante com cerca de 100 metros de extensão.

O que torna a descoberta ainda mais misteriosa é o fato de que esse buraco também tem uma cratera circular ao redor.

Quanto ao que causou isso, a equipe da NASA especulou que pode ter sido criado pelo impacto de um meteoro, mas a grande questão agora é o que está dentro desse buraco.

A NASA acrescentou:

“Esses poços são, portanto, também alvos principais para possíveis futuras naves espaciais, robôs e até mesmo exploradores interplanetários humanos.”

Embora os cientistas acreditem que Marte já foi parecido com a Terra bilhões de anos atrás, a maior esperança de encontrar sinais de vida hoje reside nos veículos de exploração, satélites e futuros astronautas da NASA que descobrirão cavernas subterrâneas ou tubos de lava na superfície marciana, há muito extinta.

Como Marte não tem um campo magnético forte nem uma atmosfera espessa, sua superfície é constantemente bombardeada por altos níveis de radiação cósmica e solar, o que pode ser mortal para a vida como a conhecemos.

No entanto, a vida pode ter sobrevivido abaixo do solo graças à proteção natural dessas cavernas e tubos — o que significa que os astronautas podem encontrar evidências ou até mesmo fósseis de organismos vivos aqui.

Especialistas americanos em mistérios subterrâneos e atividades sísmicas — o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) — foram até chamados para encontrar essas cavernas.

Em 2019, o Centro de Astrogeologia do USGS revelou um mapa impressionante detalhando mais de 1.000 candidatos que seus especialistas acreditam que podem ser entradas de cavernas espalhadas pela superfície de Marte.

Infelizmente, o USGS observou que sua análise usou dados provenientes de sondas voando 400 quilômetros acima da superfície marciana.

Glen Cushing, cientista espacial do Centro de Astrogeologia do USGS, disse:

“É impossível ver até onde qualquer um deles se estende abaixo da superfície.

Sem saber quais instâncias são cavernas e quais são meramente alcovas com extensão lateral modesta, temos o cuidado de expressar que essas são entradas de cavernas ‘candidatas’.”

Outras missões espaciais, incluindo a Mars Express da Agência Espacial Europeia, também encontraram evidências de antigos tubos de lava sob os vulcões adormecidos do planeta.

No entanto, esta foto recém-divulgada deixa inegavelmente claro que há pelo menos um buraco em Marte que leva a uma camada subterrânea desconhecida.

O mais breve que os astronautas humanos poderão ver esse enorme buraco com seus próprios olhos poderá ocorrer em 2028.

O fundador da SpaceX, Elon Musk, apareceu recentemente no podcast Joe Rogan Experience, onde acelerou rapidamente o cronograma para a chegada das pessoas ao Planeta Vermelho.

Anteriormente, a meta era pousar os primeiros astronautas em Marte no mínimo até 2030.

Musk disse que o “plano padrão” da SpaceX era “lançar várias naves estelares para Marte no final do ano que vem“.

Esses são os mesmos tipos de veículos espaciais que a SpaceX vem testando, com alguns dos testes recentes terminando em uma explosão de fogo.

Essas missões também não teriam tripulação e verificariam se os veículos conseguiriam pousar com sucesso no Planeta Vermelho. Musk acrescentou que espera que sua empresa lance um total de cinco dessas naves estelares controladas remotamente para Marte em 2026.

FONTES: OVNI HOJE E RN176