“Oxe, felicidade é isso!”

ROTANEWS176 26/04/2025 12:10                                                                                                                             RELATO DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

Movida pela alegria de viver em prol das pessoas, a gratidão inspira a pernambucana Ivoneide

 

Reprodução/Foto-RN176 Ivoneide: “Praticar esse budismo é maravilhoso. Eu nunca fiquei sem respostas, sem benefícios e sem alegria! Nós podemos tudo!” . Ivoneide Monteiro de Lima, na BSGI é Vice-responsável pela Divisão Feminina do Distrito Agreste, CRE Leste— Foto: Colaboração local

Com sotaque que mescla a vivência na Itália e em sua cidade natal, Caruaru, PE, Ivoneide Monteiro de Lima começa seu entusiasmado depoimento com uma expressão certeira: “Minha vida é um atropelamento de benefícios. É um atrás do outro”. Ela fez 71 anos neste mês com o coração mais jovem que nunca. A convicção dela tem história.

Ivoneide nos conta que morou vinte anos em Torino, Itália, e foi lá que conheceu o budismo praticado na Soka Gakkai, em 1993. Logo sentiu a diferença com a prática do Nam-myoho-renge-kyo, recebendo seu Gohonzon dois anos mais tarde. Em alguns meses, já liderava um bloco e depois uma comunidade.

Ela superou a barreira do idioma com afinco. Cada vez mais estudiosa, fortaleceu-se na prática da fé. As explanações do Gosho (escrituras de Nichiren Daishonin) feitas pelo presidente Ikeda e os muitos diálogos com personalidades mantidos por ele a encantavam. “Uma sabedoria que não queria só para mim.” O amor à leitura surge.

Palco da missão

Em 1994, em visita ao Brasil para celebrar seu aniversário, pediu aos amigos que fossem conhecer o Gohonzon, motivo de sua maior felicidade. Compareceram 36 pessoas. Tempos depois, um amigo e o irmão se converteram ao budismo. Ela não parou mais, com novas vindas a Caruaru e às reuniões, em uma cidade que registrava na época uma única família de membros.

Com cursos na área de massoterapia, Ivoneide decidiu retornar ao Brasil em 2009. “Aprendi a amar minha cidade”.

Esses são seus dias até hoje. Trabalha na profissão e mantém a casa sempre lotada em reuniões de bloco e de comunidade. Viaja muito em visitas a outras cidades. “Encontramos pessoas de cabeça baixa, sem esperança. Estudamos, oramos e vemos o brilho nos olhos de convicção para transformar a vida. A maior das alegrias.”

Ler para saber como vencer

Desde abril último, Ivoneide atua como vice-responsável pela Divisão Feminina (DF) no Distrito Agreste “Assumi de coração a nova missão, e tenho a certeza de que o kosen-rufu aqui vai ficar mais arretado de bom”, compromete-se. Na região, o budismo é algo distante da realidade da maioria das pessoas. Não conhecem e muitas têm dificuldades de leitura. Então, estudam e leem em conjunto nas atividades. Sublinham termos desconhecidos, e os traduzem. “Todos alinhados com o sentimento do Mestre, entendendo cada palavra e pondo os princípios em prática. Quem não vence assim?”

Com esse movimento, os membros abraçam a leitura como ativos assinantes. “Nada de jornal, revista e livros com as palavras de sabedoria do Mestre ficarem na prateleira. É pôr em prática!”

Reprodução/Foto-RN176 Em reunião recente da comunidade Vitalino

Ivoneide mora no centro de Caruaru e há três anos sua residência é ponto de recepção dos periódicos da Editora Brasil Seikyo. Porém, foi justamente nesse período inicial que manifestou o sentimento de que “Minha fé foi testada”.

Vieram o início das dores e a perda gradual de peso. Emagreceu 15 quilos, associados também a duas cirurgias feitas, as quais teve a boa sorte de encontrar bom médico e tratamento. “E com os companheiros Soka no incentivo. Quanta gratidão!”, emociona-se. Com o compromisso de levar as palavras do Mestre aos membros, orou ao Gohonzon para que lhe permitisse cumprir a missão. Era hora de pôr em prática um trecho do Gosho O Verdadeiro Aspecto de Todos os Fenômenos, que diz: “Se tiver a mesma mente que Nichiren, o senhor deve ser um bodisatva da terra”.1

Ela refletiu: “Eu sou bodisatva da terra e serei vencedora!”. E saía para as entregas e ia até o Correio postar os periódicos para os membros mais distantes. Aos poucos, superou o desafio de saúde e equilibrou o orçamento, cuidando também de um irmão.

Atuação que inspira

Ivoneide é lembrada em sua localidade por sua garra, felicidade que irradia. E ainda por não medir esforços para ir a locais mais longínquos com os companheiros e com os líderes dando apoio. “Pegamos a Toyota e é sempre uma alegria”, celebra. Esse veículo é o nome de uma lotação conhecida na cidade. Às vezes, eles alugam um transporte em grupo da comunidade, mas, em outras, embarcam em “aventuras na Toyota lotada, na companhia de bodes, galinhas e outros animais, rs. A gente quer mesmo é vencer em união”.

E quando menos espera… “O pessoal ri quando falo que minha vida é um ‘atropelamento de benefícios’. Mas é isso!. Quando a dificuldade surge, é diante do Gohonzon que determino, oro e tudo acontece!”

Recentemente, conquistou uma aposentadoria italiana que estava pendente há tempos. E recebeu até uma indenização, a qual não esperava. Esse benefício lhe cobriu a sonhada viagem ao Japão, em maio de 2024, e uma parte para poupança. “Em meio à florada das cerejeiras, como rainha da felicidade que sou, renovei meu juramento.”

Com o coração repleto de gratidão, Ivoneide sela: “Praticar esse budismo é maravilhoso. Eu nunca fiquei sem respostas, sem benefícios e sem alegria! Nós podemos tudo!”.
Reprodução/Foto-RN176 Em visita ao interior de “Toyota”: “Vencer em união e levar esperança a todos”, diz

Conheça

Quem: Ivoneide Monteiro de Lima

Onde mora: Caruaru, cidade do Agreste Pernambucano

Idade: 71 anos, aposentada

Profissão: Massoterapeuta

Atuação na BSGI: Vice-responsável pela Divisão Feminina do Distrito Agreste, CRE Leste

Incentivo do Mestre que a inspira:

“Para nós, não poupar a vida significa recitar constantemente Nam-myoho-renge-kyo, sem nenhum temor, e nos dedicar de corpo e alma a comprovar a fé — pelo bem do mundo, do futuro e de todas as pessoas.” (Brasill Seikyo, ed. 2.655, 23 mar. 2024, p. 4-5)

Nota:

  1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 404, 2020.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO