Volkswagen Nivus GTS na pista: acerto de esportivo estradeiro ficou perfeito

VÍDEO: DO COMENTÁRIO E ESPECIALISTA EM AUTOMOBILISMO DO NOVO NIVUS GTS! 

ROTANEWS176 05/05/2025 11:32                                                                                                                                  Por Sergio Quintanilha

Já dirigimos no Autódromo da Capuava, em Indaiatuba (SP), o Novo Nivus GTS, que recebeu vários ajustes de esportividade

Reprodução/Foto-RN176 Volkswagen Nivus GTS 250 TSI Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O Nivus GTS preto traduz com elegância a visão da Volkswagen para um esportivo estradeiro. Há outras cores, mas elas têm custo extra e não transmitem a garra do Nivus com acerto esportivo. De qualquer forma, cor não faz tempo de pista, por isso é da preferência de cada um. O importante aqui é saber se o Nivus GTS é um esportivo ou um esportivado.

A equipe da Volks presente no Autódromo da Capuava tinha a resposta na ponta da língua: esportivo. E tentou provar com power point as melhorias na transformação do Nivus. Mas foi na pista que a resposta veio, e de forma clara, mesmo com um carro escuro: o Nivus GTS é, sim, um esportivo. Sua dinâmica o deixou divertido na condução.

Quando a gente se refere ao Nivus GTS como “esportivo estradeiro”, vale observar, estamos afirmando nas entrelinhas que ele não é um esportivo de pista. Não é um Volkswagen R, que pode ir para o circuito. Tampouco um Volkswagen GTI, que fica no meio termo entre a esportividade moderada do GTS e a esportividade pura do R.

Mas não é justo, no caso deste Nivus GTS, chamá-lo de esportivado. Porque esse é um termo criado para identificar carros que mudam apenas o design – caso, por exemplo, da linha RS da Chevrolet, da M Line da BMW ou mesmo da R-Line da própria Volks. O Nivus Grã-Turismo Sport (GTS) tem notáveis melhorias na suspensão e no handling.

Reprodução/Foto-RN176 Volkswagen Nivus GTS 250 TSI Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A Engenharia da Volkswagen não deu mais carga nos amortecedores, o que o deixaria mais dura, porém conseguiu aplicar mais tração nas rodas internas nas curvas. Isso deixou o carro mais assentado em trechos sinuosos, em S, sem excessiva rolagem da carroceria e sem dobrar muito os pneus. Com a banda de rodagem no solo os pneus mantém o grip e dão mais estabilidade ao carro.

O circuito da Fazenda Capuava tem um trecho lento em S, com subida e descida, e outro rápido, com uma minúscula reta na formação do S. Nos dois trechos foi possível sentir o Nivus GTS bem mais obediente do que o Nivus convencional. No limite há no GTS uma tendência ao subesterço (saída de frente), mas a traseira é firme. É fácil controlar. Neste link estão as mudanças realizadas pela Engenharia da VW do Brasil.

Reprodução/Foto-RN176 Volkswagen Nivus GTS 250 TSI Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

A segunda e a terceira marchas foram alongadas, para permitir que o motor trabalhe mais tempo em alta rotação. Os freios ficaram impecáveis – um dos pontos altos do carro. A posição de dirigir é excelente, bem como a acomodação no banco do motorista e a visibilidade dos instrumentos.

Outra coisa excelente do Volkswagen Nivus GTS é a oferta de quatro modos de direção, que podem ser escolhidos na tela multimídia: Eco, Normal, Sport e Individual. E o melhor: em qualquer dos modos, o Nivus GTS tem o mesmo acerto de suspensão, que permite maior velocidade nas curvas.

Reprodução/Foto-RN176 Volkswagen Nivus GTS 250 TSI Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Se fosse um carro de corrida, o Nivus GTS seria bastante elogiado pelo “chão” (comportamento dinâmico), mas receberia críticas pelo motor. Falta motor. Ok, ele tem o 250 TSI 1.4 de 150 cavalos, e isso já é um ganho de 22 cv com etanol e de 34 cv com gasolina, em relação ao Nivus 200 TSI 1.0. Mas, bem, o T-Cross Highline já tem esse motor.

Mas a gente entende. Se a Volkswagen fosse buscar um motor mais potente para o Nivus GTS, o carro ficaria caríssimo, por isso o 1.4 está de bom tamanho. E, como dissemos, a proposta de um GTS é essa, de dar algo a mais na esportividade, porém sem tirar o conforto ao rodar – e isso o Nivus GTS tem de sobra, por R$ 174.990.

Reprodução/Foto-RN176 Volkswagen Nivus GTS 250 TSI Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Pelo pouco tempo que passamos na pista com o Nivus GTS, ele pode ser considerado um esportivo e tem tudo para fazer sucesso, pois é muito mais bonito do que o T-Cross. É uma pena apenas que a Volkswagen (assim como a Fiat com seus Abarth) não tenha sido ousada a ponto de rebaixar a suspensão.

O Nivus GTS tem 171 mm de distância do solo e isso ainda é muito para um esportivo. “Se baixássemos mais, não seria um SUV”, argumenta a Volks. É fato. Mas o Nivus, por sua silhueta muito bonita, sua boa aerodinâmica, bem merecia uma versão “rebaixada”. Ficaria ainda mais equilibrado nas curvas. Certamente é isso que muitos fãs de Nivus vão fazer por conta própria.

RN176; Assista ao vídeo do comentário do jornalista Sergio Quintanilha, que é editor do Guia do Carro. Ele é especializado em carros e automobilismo, veja o que ele fala do novo Nivus GTS da VW. Deixe o seu comentário sobre essa apresentação do Quintanilha!

FONTE: GUIADOCARRO