“Vamos expandir nossa condição de vida e conquistar infalivelmente a vitória!”

ROTANEWS176 10/05/2025 10:15                                                                                                                          DISCURSO DO PRESIDENTE DA SOKA GAKKAI, MINORU HARADA                                                                      Por Minoru Harada           

Discurso do presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, proferido na 7ª Reunião de Líderes da organização, comemorativa do 3 de Maio, Dia da Soka Gakkai e Dia das Mães da Soka Gakkai, realizada no Auditório Memorial Toda, em Sugamo, Tóquio, em 12 de abril de 2025.

Reprodução/Foto-RN176 Presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada. Foto: Seikyo Press

Congratulações pela realização da 7ª Reunião de Líderes da Soka Gakkai, comemorando o glorioso 3 de Maio, Dia da Soka Gakkai e Dia das Mães da Soka Gakkai!

Meus sinceros parabéns!

No dia de hoje, estão participando 156 companheiros de dezenove países e territórios. Sejam muito bem-vindos de tão longe! Muitíssimo obrigado.

Neste ano, faz 45 anos desde que o dia 3 de maio, data em que Toda sensei assumiu como segundo presidente e Ikeda sensei tomou posse como terceiro presidente, foi instituído como Dia da Soka Gakkai.

Foi em fevereiro de 1980, ano seguinte à renúncia de Ikeda sensei da presidência, que foi estabelecido oficialmente o Dia da Soka Gakkai.

No mês de maio daquele ano, ao chegar a Kansai, vindo da região de Kyushu, Ikeda sensei realizou, no dia 3, uma cerimônia com o título “Gongyo Comemorativo” do Dia da Soka Gakkai, utilizando pela primeira vez essa denominação nas atividades da organização.

Naquela ocasião, em Kansai, Ikeda sensei orientou:

O caminho do kosen-rufu é uma luta sem fim contra as maldades. Nos escritos, Nichiren Daishonin enfatiza a importância de seguir adiante no grande caminho da fé sem se deixar ser influenciado pelos “oito ventos”. Os “oito ventos” são funções que confundem a mente das pessoas e fazem com que percam a fé, tais como: prosperidade, declínio, desgraça, honra, elogio, censura, sofrimento e prazer. (…) Vamos vencer os “oito ventos” com uma fé resoluta e dar uma nova partida cheios de esperança rumo ao século 21!1

Essa foi a orientação. Ele se dirigiu ainda ao segundo local em que estavam os participantes sem convite para a atividade: “Os senhores são justamente aqueles que estão lutando em prol do kosen-rufu. Vamos lutar juntos!”.

Assim ele convidou a todos.

Naquela noite, Ikeda sensei inscreveu a grande caligrafia “3 de Maio” na qual registrou: “Este é o dia do ponto fundamental da nossa Gakkai”. Esse é um conhecido registro histórico.

Reprodução/Foto-RN176 Presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, discursa durante a 7a Reunião de Líderes (Tóquio, Japão, 12 abr. 2025)

Pode-se dizer que o fato de ter sido estabelecido claramente o dia 3 de maio como a data de máxima importância e o próprio ano-novo da Soka Gakkai é uma definição precisa de que o “espírito de mestre e discípulo” é o estandarte e a alma da Soka Gakkai. Como prática concreta para isso, Ikeda sensei enfatizou a mais sólida e estável postura de fé chamada “revolução humana para dominar o próprio coração”. E ele firmou o juramento de eterna luta conjunta, declarando que “As pessoas comuns anônimas são as nossas companheiras de luta”.

Sem jamais nos esquecer do desejo e do espírito de luta de Ikeda sensei inseridos neste Dia da Soka Gakkai, gostaria que fizéssemos da chegada do dia 3 de maio “nosso ano-novo como discípulos Ikeda” e déssemos uma nova partida reafirmando o juramento pessoal.

Daishonin afirma:

kalakula aumenta de tamanho quando o vento sopra com mais força.2

As adversidades como ventos fortes e contrários são a prova da prática correta, bem como a mola propulsora para a revolução humana. Tal como a fênix, vamos lutar até o fim, sem recuar um único passo, não importando o que aconteça. Quanto mais soprem os vendavais das adversidades, mais vamos expandir nossa condição de vida, e conquistar infalivelmente a vitória!

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku. Levantando Voo. Nova Revolução Humana. v. 30-I. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2020. p. 246.
  2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Dai-shonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 492, 2017.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO