Comunicação humanística

ROTANEWS176 10/05/2025 10:50                                                                                                                              ESPECIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

Reprodução/Foto-RN176 Ikeda sensei, incansável em sua jornada da “batalha das palavras”, levando encorajamentos para amenizar a dor do coração humano. Foto Seikyo Press

Seikyo Shimbun é um jornal diário da Soka Gakkai com uma circulação de 5,5 milhões de exemplares, com acesso pela internet em todo o mundo. Uma rede que conecta 192 países e territórios nos quais a organização se mantém unida em prol das pessoas.

Com o objetivo primordial de transmitir esperança e coragem para pessoas do mundo inteiro, o desenvolvimento expressivo das publicações Soka tem raízes históricas.

“Vamos começar o jornal agora. Serei o presidente e você o vice-presidente. Sejamos arrojados!”. Essa cena foi protagonizada pelos Mestres Soka, Josei Toda e Daisaku Ikeda, em uma noite fria de fevereiro de 1951. Era um dos vários e profundos diálogos entre mestre e discípulo. Desde o ano anterior as dificuldades financeiras se agravavam, logo depois que a cooperativa de crédito do presidente Josei Toda entrou em dificuldade financeira e ele foi forçado a suspender as operações da instituição. Mesmo enfrentando uma rajada de críticas devido aos problemas nos negócios, Toda sensei continuava com os olhos voltados para o longínquo futuro do kosen-rufu.

A decisão de dar o nome Seikyo Shimbun (Jornal dos Ensinamentos Sagrados) é justamente em homenagem aos ensinamentos de Nichiren Daishonin, uma vez que Toda sensei desejava criar um jornal que transmitisse a essência do Budismo Nichiren, a Lei fundamental do universo, às pessoas do mundo.

Ikeda sensei, aos 23 anos, abraçou o objetivo destemido do presidente Josei Toda, que declarou: “Aquilo que eu idealizo, concretizo infalivelmente. O nosso jornal já é uma realidade!”. O presidente Ikeda relembra essa frase com a emoção de “Jamais me esquecerei do aspecto heroico dele ao dizer isso”. E avançam juntos.

A primeira edição do Seikyo Shimbun saiu dois meses depois, em 20 de abril de 1951. Inicialmen-te, consistia apenas de uma única folha impressa frente e verso, publicada uma vez a cada dez dias, com tiragem de 5 mil cópias. “O jornal começou com um pequeno passo, mas a visão de Toda sensei em relação àquele veículo era grandiosa”, rememora Ikeda sensei.

Hoje, as publicações Soka são realidade na vida de milhões de pessoas, editadas em diversos idiomas, formatos e periodicidade. Humanismo sem fronteiras.

A nova era do Brasil

A comunicação humanística chegou ao Brasil em 1965. Como publicação coirmã do Seikyo Shimbun, nasceu o boletim Nova Era, denominado posteriormente pelo próprio presidente Ikeda de Brasil Seikyo. Em 3 de maio, celebramos sessenta anos! Veja na edição anterior, 2.681, os bastidores da criação do Brasil Seikyo.

Com esse mesmo sentimento dos Mestres Soka, a Editora Brasil Seikyo (EBS) compartilha a responsabilidade de “tornar o povo sábio, forte e unido”.1

A EBS busca constantemente aprimorar seu padrão de qualidade e de processos, para que os incentivos e encorajamentos de Ikeda sensei cheguem até os mais longínquos recantos do país. Nos meios impressos e digitais, elevam-se os princípios que norteiam nossa jornada.

O empenho da Editora e de suas publicações é para cumprir a missão de “transformar vidas e inspirar o mundo pela excelência na comunicação do humanismo Soka”. O termo “vidas” se relaciona a todo cidadão que perceba a importância de se desenvolver em meio às dificuldades diárias, como grandiosa pessoa de valor que cola-bora para a felicidade do outro.

Neste especial, que marca o dia 3 de maio, Dia da Soka Gakkai, brindamos nossos leitores, razão de ser da EBS, com mensagens comemorativas, avanços tecnológicos que proporcionam experiências para todos os públicos e relato e depoimentos de representantes. E com nosso agradecimento especial!


Nota:

  1. Cf. Brasil Seikyo, ed. 2.436, 22 set. 2018, p. B1.

Fontes:

Brasil Seikyo, ed. 2.500, 25 jan. 2020, p. 8-9.

IKEDA, Daisaku. Sabedoria para Criar a Felicidade e a Paz — Parte 3: Kosen-rufu e a Paz Mundial. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, p. 439).

https://ciledigital.brasilseikyo.com.br/livro/80

Leia mais

Seção Quem Somos com a mis são e os valores da Editora Brasil Seikyo no site da EBS.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO