ROTANEWS176 10/05/2025 11:05 ESPECIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Reprodução/Foto-RN176 Desenho ilustrativo da matéria
Desde a publicação da primeira edição do boletim Nova Era, precursor do jornal Brasil Seikyo, em 3 de maio de 1965, até os dias de hoje, houve uma gigantesca evolução. Mais que acompanhar o desenvolvimento dos meios de comunicação e as mudanças no mundo, cada novo passo de avanço dos periódicos da Editora Brasil Seikyo (EBS) objetivou principalmente conectar, da melhor forma, o coração dos membros da BSGI ao de Ikeda sensei a fim de cultivar uma vida vitoriosa e feliz com base nos princípios do Budismo de Nichiren Daishonin.
Nesses sessenta anos, as publicações da EBS e os discípulos Ikeda do Brasil, lado a lado, triunfaram, ultrapassando incontáveis desafios, estabelecendo laços de solidariedade e conquistando confiança e admiração na sociedade.
Acompanhe, a seguir, alguns dos principais marcos dessa jornada tecnológica e humanística em prol da felicidade de cada pessoa, da qual, você, caro leitor, é protagonista.
Reprodução/Foto-RN176 Vejam os gráficos do humanismo.
Motivação e equilíbrio emocional
A pandemia impactou profundamente a nossa vida, especialmente no aspecto emocional, mudando drasticamente nossa rotina. Felizmente, uma publicação do BS+ me inspirou a superar aquele momento. Foi ao ler uma matéria da Terceira Civilização, de junho de 2020, com o título Transforme Tudo a Seu Favor. A revista falava sobre a resiliência como a capacidade de fazer acontecer ou de se adaptar com os recursos disponíveis.
Durante o isolamento social, buscando algo para aliviar a ansiedade, fui ao “quartinho da bagunça”, encontrei linhas e cordões e decidi aprender a fazer macramê.
Essa prática virou uma terapia. Faço até hoje, para presentear, ter uma renda extra e, principalmente, como autocuidado.
Sensei afirma:
Independentemente do quanto seja desafiadora a situação em que nos encontrarmos, devemos colocar a cabeça para funcionar, reunir nossa sabedoria e criatividade e nos empenhar para conquistarmos algo de significativo tendo uma atitude empreendedora. (…) Budismo é ação. Budismo é vitória.1
A rede da felicidade também chegou em ótima hora, com os trechos da Nova Revolução Humana, de autoria do presidente Ikeda, fortalecendo ainda mais minha fé e determinação.
Aprendi que, mesmo em tempos difíceis, podemos transformar tudo com coragem, criatividade e a força do daimoku. O BS+ me acompanha sempre!
Reprodução/Foto-RN176 Mariza Kaori Teruya Kochi
Mariza Kaori Teruya Kochi, 54 anos, responsável pela Divisão Feminina da Sub. Casa Verde, CNSP
Nota:
1. Terceira Civilização, ed. 622, jun. 2020.
***
Da ansiedade aos sonhos
Na infância, sofria com intensas crises de ansiedade, tinha medo de ir à escola e dificuldades com os colegas. Meus pais e meu irmão sempre estiveram ao meu lado. Como forma de incentivo, recitavam Nam-myoho-renge-kyo comigo, levavam-me para as atividades da Soka Gakkai e assinavam a RDez para mim.
Aos poucos, a chegada da revista se tornou um momento de alegria em meio às dificuldades. Também foi a forma como encontrei Ikeda sensei e, em meu imaginário, cultivava com ele uma genuína amizade. Aguardava ansiosamente a chegada da RDez, queria ler o que sensei estava falando e ainda conferir se meus desenhos haviam saído naquela edição. Foi uma vibração enorme quando isso ocorreu!
Pela RDez também soube da Universidade Soka, criada por Ikeda sensei, e se tornou meu grande sonho e minha razão para enfrentar todos os desafios na escola. Durante a infância e adolescência, a revista foi minha principal fonte de encorajamento
Reprodução/Foto-RN176 Fernanda Gabriela Carneiro
e conexão com o Mestre. Mais tarde, consegui concretizar meu sonho e me formei na Universidade Soka em 2020. Até hoje sou assinante, e ainda a leio pelo computador. Além do mais, incentivo muito os estudantes à leitura da RDez, que está cada vez mais inspiradora. Gratidão e orgulho!
Fernanda Gabriela Carneiro, 30 anos, vice-responsável pela Juventude Soka
(foco Sucessores Ikeda) da Sub. Minas Sul, CRE Leste
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO