ROTANEWS176 10/05/2025 11:10 ESPECIAL DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Reprodução/Foto-RN176 Equipe reunida em agradecimento aos Mensageiros da Esperança, coordenadores de periódicos, responsáveis pelos locais de entrega e a cada assinante, leitor e colaborador
Quanta gratidão palpita no coração da equipe da Editora Brasil Seikyo (EBS)! Ao longo de seis décadas de publicações, milhares de pessoas puderam se conectar com o grandioso movimento em prol da paz, cultura e educação da Soka Gakkai, com os ensinamentos luminosos de Nichiren Daishonin e com os incentivos certeiros de Ikeda sensei repletos de vigor. As palavras impressas nos periódicos, hoje também grafadas nas telas, tornaram-se fonte de encorajamento, contribuindo para que a vida de tantas pessoas brilhasse ainda mais. Por isso, nossa imensa gratidão a você, estimado leitor, pelo apoio e pela confiança na jornada de sessenta anos das nossas publicações.
Desde a criação do Brasil Seikyo, em 1965, muitos fatos marcantes se sucederam, tanto no cenário mundial quanto organizacional. Naquele mesmo ano, por exemplo, foi inaugurada a Rede Globo de Televisão no Rio de Janeiro. Isso mesmo! BS e EBS têm a mesma idade da emissora do “Plim plim”. Ainda na década de 1960, o astronauta estadunidense Neil Armstrong se tornou a primeira pessoa a pisar na Lua. Por lá, a tripulação deixou em solo lunar uma placa contendo os dizeres: “Viemos em paz em nome de toda a humanidade”.
Esse também foi o período efervescente na música com o surgimento de artistas como The Beatles, The Rolling Stones, Elvis Presley, Roberto Carlos, Elis Regina, Caetano Veloso, Gilberto Gil. No esporte, a seleção brasileira de futebol conquistou três Copas do Mundo, após o lançamento do Brasil Seikyo. Naquela mesma década, nascia um dos maiores esportistas do país: Ayrton Senna da Silva, múltiplo campeão de Fórmula 1.
No cenário organizacional, a Soka Gakkai Internacional (SGI) foi fundada anos mais tarde, em 1975, impulsionando a propagação global do Budismo Nichiren pelo mundo. Como mencionado na edição anterior, foram mais três visitas do Mestre em terras brasileiras, 1966, 1984 e 1993. Além disso, a BSGI recebeu diversos reconhecimentos de instituições públicas e acadêmicas em todo o Brasil, fruto do empenho dos membros em contribuir com o progresso da sociedade.
Embora muitos acontecimentos tenham se sucedido nessas seis décadas, um elemento permanece inalterado e é o eixo central do trabalho da EBS: a relação de mestre e discípulo. Sim! O compromisso inabalável de transmitir a genuína sabedoria do presidente Ikeda que impulsiona a grande rede da Editora Brasil Seikyo.
Reiteramos, portanto, nosso profundo agradecimento a cada assinante, leitor, Mensageiro da Esperança, coordenador de periódicos, responsável por local de entrega e colaborador. É seu apoio e dedicação que tornam tudo isso possível.
Vamos juntos rumo ao futuro, com o compromisso de transformar vidas, inspirar o mundo — em todos os lugares, o tempo todo!
A EBS existe para fazer você feliz!
Muito obrigado!
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO