ROTANEWS176 24/05/2025 11:00 LIGA MONARCA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Reprodução/Foto-RN176 Atividades que o Distrito Lapa realiza, com união entre membros e líderes de bloco e de comunidade.
A Liga Monarca está em seu terceiro turno, de abril a junho de 2025; e cada localidade, com união, planejamento, diálogo e encorajamento conquista a vitória, não apenas do objetivo numérico, mas sim do objetivo fundamental da organização: ser feliz e compartilhar felicidade.
Ao lermos os incentivos de Ikeda sensei, ao dividir nossas vitórias obtidas com o estudo do budismo e com a sinceridade na prática diária, elevamos nossa condição fundamental de vida e ampliamos nosso horizonte, como Ikeda sensei afirma: “Não é algum dia, mas agora — agora é o momento para mudar seu modo de pensar, para revolucionar a sua vida. Essa é a alegria da revolução humana. A vitória futura se encontra aqui, no presente. Tudo começa exatamente aqui e agora”.1
Nota:
- Brasil Seikyo, ed. 2.027, 20 mar. 2010, p. A2.
Alegria na Lapa
Quem visita o Rio de Janeiro, com certeza já incluiu no roteiro ir até a Lapa para apreciar os Arcos ou para curtir um samba, típico na região. A localidade é rica e cheia de cultura. No Distrito Lapa, todos os membros compartilham alegria, cantam e encantam as pessoas com a originalidade, a união e o sorriso acolhedor de todo carioca. Veja alguns exemplos da atuação em conjunto:
- Aprimoramento para líderes
Mensalmente, o Distrito Lapa marca uma reunião com a seguinte programação:
- Trinta minutos de recitação de daimoku e gongyo.
- Vinte minutos por mês de treinamento sobre um tema (desde o ano passado, focaram nos pontos da Liga Monarca, deixando todos a par de como funcionam as métricas e qual o sentimento).
- Quinze minutos de diálogo para ouvir dúvidas e sugestões.
- Acompanhamento e ninguém fica para trás
Reprodução/Foto-RN176 Foto ilustrativa da matéria
Cada líder de distrito acompanha um bloco para dar suporte e garantir que as atividades estejam em dia. Também apoia integralmente todas as divisões com consentimento e ciência do responsável pela respectiva divisão. Por exemplo, além dos avisos nos grupos de WhatsApp, cada líder é incentivado, em particular em particular por meio desse aplicativo a participar de determinada atividade. Se a líder da Juventude Soka estiver muito atarefada, ela sinaliza para os demais, solicitando que entrem em contato com os jovens do distrito. Assim, ninguém fica para trás nem sobrecarregado.
- Incentivo à autonomia
Os líderes de blocos e comunidades do Distrito Lapa são abraçados e recebem apoio de todos conforme as necessidades, tanto daqueles que cedem a casa para as reuniões e ajudam na divulgação das atividades quanto dos que colaboram com a programação ou preparam lembrancinhas. A missão dos líderes de distrito é auxiliar os membros para que se sintam encorajados a levantarem-se sós.
- Espaço para o diálogo
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria
Nos conselhos realizados quinzenalmente no distrito, cada responsável pode colocar suas ideias abertamente. Não raro, discordam em opiniões, mas há espaço para o diálogo até chegar a um denominador comum entre todos, os quais os abraçarão e se comprometerão a realizar juntos. Itai doshin é um dos grandes valores da localidade.
Como resultados dessas ações…
- A Comunidade Glória iniciou uma maratona de cinco horas dedaimoku, realizada uma vez ao mês de forma presencial — a primeira reunião que a shakubuku Lucy participou. Ela recebeu o Gohonzon recentemente
- Criação do “Momento BS” dentro da reunião de palestra, na qual compartilharam um trecho de que gostaram e incentivaram nas assinaturas dos periódicos ao longo do mês.
- A participação no Kofu é incentivada todos os meses. Sem cobranças, apenas lembrando e explicando sobre o sentimento.
- A Comunidade Cinelândia realizou uma reunião de palestra com interação entre pai e a filha de nove anos explanando a matéria. Os Sucessores Ikeda se sentiram valorizados e a atividade foi encantadora. Além disso, fizeram também um teatro em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e contaram com a participação de familiares que não praticam para montar o elenco, envolvendo a família.
Reprodução/Foto-RN176 Foto ilustrativa da matéria
- O exemplo dos integrantes da Divisão Sênior em ceder a residência para as atividades se tornou inspiração para que os membros das demais divisões oferecessem suas lares para os encontros da localidade.
- As visitas vêm se tornando mais frequentes e os laços de amizade estão se fortalecendo ainda mais. Aos poucos, a liderança está recuperando a ligação com os membros que se afastaram durante a pandemia e fortalecendo os já presentes na organização local.
Para acessar o site da Liga Monarca, clique aqui.
Cartaz da Liga Monarca publicado no BS, ed. 2.680, de 12 abr. 2025 .
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO