ROTANEWS176 20/02/2017 00:00 Por JC
Há muitos fatores que desempenham um papel na atribuição de um nível de “perigo” para um cão, mas a maioria dos críticos e pesquisadores discordam sobre esses fatores. Consequentemente, é injusto rotular insensivelmente um cão como perigoso. As 25 raças de cães mais perigosos incide sobre o potencial de um cão para causar ferimentos graves a uma vítima. É importante notar, porém, que a maioria dos cães são criados com o desejo de agradar seus donos. Assim, a maioria dos incidentes envolvendo cães derivam de treinamento inadequado e maus tratos.
1. Tosa Inu
Reprodução/Foto-RN176 Tosa Inu – Um cão de combate
O Inu é um cão enorme, pesa de 58 a 90 kg, e pode atingir alturas de 60 a 80 centímetros. Originalmente criado para ser um cão de combate, ele é considerado perigoso e legalmente restrito em alguns países.
2. American Bandogge
Reprodução/Foto-RN176 American Bandogge
Este cão incrivelmente forte é resultado do cruzamento entre o American Pit Bull Terrier e o Mastiff Napolitano. Apesar de seu aspecto muscular, o cão não foi originalmente criado para o combate. No entanto, alguns têm usado como cão de combate.
3. Cane Corso
Reprodução/Foto-RN176 Cane Corso
O Cane Corso é um cão bem musculoso que pode pesar entre 44-68 kg. A raça é conhecida como o verdadeiro e o último dos Mastiffs , descendente dos Canis Pugnax, que eram cães utilizados pelos romanos na guerra.
4. Bull Terrier
Reprodução/Foto-RN176 Bull Terrier
Conhecido por suas grandes cabeças em forma de ovo, Bull Terriers são cães muito fortes. Apesar de não ser particularmente agressivo, a raça é conhecida por ter um “drive de caça” forte que faz com que o Bull Terrier seja um cão perigoso para com os animais menores.
5. Rhodesian Ridgeback
Reprodução/Foto-RN176 Rhodesian Ridgeback
Originalmente da África do Sul; este cão é conhecido por sua capacidade de manter os leões longe da presa, enquanto o líder da matilha faz a matança. Este cão de caça ridged semi-domesticada é leal e inteligente, mas é muito arredio a estranhos. Eles também exigem recompensa e treinamento positivos e possuem bons níveis de socialização.
6. Dogo Argentino
Reprodução/Foto-RN176 Dogo Argentino
O Dogo Argentino é um cão branco de grande musculatura, que foi desenvolvido na Argentina, principalmente para fins de caça, incluindo javali e puma. Embora extremamente forte e atlético, o Dogo foi criado para ser não-agressivo para com os seres humanos.No entanto, é ilegal possuir um Dogo no Reino.
7. Boer Boel
Reprodução/Foto-RN176 Boer Boel – O cão protetor
O Boer Boel é uma raça de cão mastiff da África do Sul, que foi criado com a finalidade de proteger uma casa ou fazenda. Estes cães eram muitas vezes uma primeira linha de defesa contra predadores. Boels são leais e muito protetores de suas famílias.
8. Gull Dong
Reprodução/Foto-RN176 Gull Dong – Cão de combate
O Gull Dong (também conhecido como o Bull Dog paquistanês) é uma raça cruzada entre o Gull Tarrier e o Bully Kutta. Extremamente forte e poderoso, o Dong foi especificamente criado como um cão de combate e é conhecido por ser muito agressivo e de difícil controle.
9. Basenji
Reprodução/Foto-RN176 Basenji
A raça do cão de caça que se originou na África Central, eles foram classificados como um cão apontador. Eles exibem o estado de alerta, a curiosidade e afeto, embora eles sejam reservados com estranhos. Eles são o segundo menos treinável de todos os tipos de raças.
10. São Bernardo
Reprodução/Foto-RN176 São Bernardo
O São Bernardo é uma raça de grande porte que se originou nos Alpes suíços e italianos. Originalmente criado como um cão de salvamento, eles têm se tornado famosos por conta de seu tamanho gigantesco e habilidades em missões de resgate. No entanto, assim como com outros cães muito grandes, eles devem ser treinados para ser sociáveis com estranhos e outros cães durante a sua infância, a fim de prevenir o comportamento territorial agressivo.
11. Buldogue Americano
Reprodução/Foto-RN176 Buldogue Americano
O buldogue americano é um cão musculoso. Embora eles sejam conhecidos por seu comportamento agradável e amigável, eles também podem apresentar a característica de “teimosia”, como eles são extremamente confiantes. Originalmente esta raça foi criada como um cão de fazenda que poderia pegar e manter javalis e gado, matar animais nocivos, e proteger a propriedade.
12. Great Dane (Dogue Alemão)
Reprodução/Foto-RN176 Great Dane
Também conhecido como Mastiff alemão ou o cão dinamarquês, esta raça de cão doméstico é famoso por seu enorme tamanho. Esta raça detém o recorde de cão mais alto do mundo com 111 cm e foi originalmente criado para caçar javalis e veados na Alemanha.
13. Fila Brasileiro
Reprodução/Foto-RN176 Fila Brasileiro
O Fila brasileiro também conhecido como o Mastiff brasileiro é um cão de grande porte desenvolvido no Brasil. Ele tem grandes habilidades de rastreamento, mas é um cão agressivo e impetuoso. Devido ao seu tamanho, temperamento e potencial de agressão, o Fila brasileiro tem sido proibido em muitos países.
14. Dogue Canario
Reprodução/Foto-RN176 Dogue Canário
O Dogue Canario, ou Presa Canario, é um grande cão que foi produzido originalmente para o trabalho com gado. O nome da raça é espanhol e que significa “cão de captura das Canárias”. Para o uso doméstico, a raça exige adestramento com socialização precoce e formação de obediência. Em algumas situações, o Presa pode ser agressivo com outros cães e desconfiado com estranhos.
15. Akita Inu
Reprodução/Foto-RN176 Akita Inu
A raça se originou nas regiões montanhosas do Japão, é conhecido por seus dois tipos de raças: o Akita Inu (Akita Japonês) e o Akita (Akita americano). raça forte, independente e dominante, eles são afetuosos com os familiares, mas são distante com estranhos devido à sua atitude territorial.
16. Boxer
Reprodução/Foto-RN176 Boxer
Embora não sejam agressivos por natureza, eles são listados nos 25 cachorros mais perigosos devido a 48 incidentes negativos envolvendo a raça de 1982 a 2012. Originário da Alemanha, podem pesar de 22 a 31 kg, sua personalidade brilhante, brincalhona e energética é contrariada pela sua característica ‘teimosa’.
17. Lobo Híbrido (Cão-Lobo)
Reprodução/Foto-RN176 Lobo Híbrido
Como o nome indica, o Lobo Híbrido também conhecido como cão-lobo é uma raça resultante do cruzamento entre um cachorro e um lobo (tipicamente um lobo cinzento). Consequentemente, os híbridos cão-lobo são uma mistura de traços genéticos que resultam em padrões de comportamento menos previsíveis em comparação tanto com o lobo ou um cão.
18. Chow Chow
Reprodução/Foto-RN176 Chow Chow
Embora eles pareçam ser distantes e independentes, esta raça de cães requer atenção firme de seus proprietários, se não quer que eles cresçam agressivos e mal-criados. Originário da China, pode ser conhecido também como Songshi Quan ou “cão leão-empolado”. Este cão tem habilidades de discernimento contra estranhos e pode ser um feroz protetor de seus proprietários. Considere como cãe de alto risco, eles são considerados como “inaceitáveis” e podem requerer um seguro devido a 238 mortes de mordidas de cães no período de 1979 a 1998. Embora eles possam ser alojados em apartamentos, eles precisam de atividades físicas diárias e exercícios de modo a não se tornar perigosos como animais de estimação.
19. Doberman Pinscher
Reprodução/Foto-RN176 Doberman
Famoso por sua atenção, lealdade e inteligência, esta raça de cães é considerado o melhor cão de guarda onde eles só atacam se forem provocadas ou sentir que a sua família e sua propriedade está em perigo. A raça de cão doméstico se originou na Alemanha, em 1890, desenvolvido por Karl Friedrich Louis Doberman, daí o nome; que pode pesar de 29 a 31 kg. Embora uma vez usado como cão de guarda ou cães policiais, eles também apresentam comportamento agressivo dirigido a estranhos e outros cães, embora a agressão dirigida ao proprietário é baixa. Sua agressividade devido ao seu tamanho e força também pode torná-lo potencialmente perigoso.
20. Husky Siberiano
Reprodução/Foto-RN176 Husky Siberiado
Usado para puxar trenós nas regiões do norte e diferenciado para o seu estilo de puxar rápido , eles também foram utilizados para corridas de cães de trenó e para trekking de aventura. No entanto, eles podem ser perigosos para os animais menores, devido ao seu forte instinto predador e são conhecidos por serem destrutivos caso estejam entediados.
21. Malamute-do-Alasca
Reprodução/Foto-RN176 Malamute-do-Alasca
Parente do Husky Siberiano, esta raça exige exercícios diários para ser feliz, ou se tornarão aborrecidos, desobedientes e destrutivos. Esta grande raça de cachorro doméstico é um companheiro perfeito para atividades ao ar livre. Conhecidos por sua forte independência, eles podem ser difíceis de treinar, lidar mal com os animais menores, e não são confiáveis como cães de guarda.
22. Rottweiler
Reprodução/Foto-RN176 Rottweiler
Rottweilers são uma raça poderosa, com genética pastoreio bem desenvolvido e instintos de guarda. Como acontece com qualquer raça, o comportamento potencialmente perigoso dos Rottweilers geralmente é resultado de uma criação irresponsável, violência, negligência ou falta de socialização e adestramento. No entanto, a força do Rottweiler é algo que não deve ser menosprezada.
23. Pastor Alemão
Reprodução/Foto-RN176 Pastor Alemão
Uma raça de cães que se originou da Alemanha, o Pastor Alemão pode pesar entre 31 a 45 kg. Conhecido por ser inteligente, confiante, alerta, vigilante, e sem medo; são usados pela polícia para suas unidades K-9. No entanto, o cuidado deve ser tomado com os pastores alemães, pois eles podem se tornar superprotetores de sua família e do seu território, e se não socializado corretamente; pode levar a ataques.
24. Pit Bull
Reprodução/Foto-RN176 Pit Bull
O termo “pit bull” abrange certas raças de cães da American Pit Bull Terrier, o Staffordshire bull terrier, o terrier de Staffordshire americano, e o buldogue americano. Originalmente criados para trabalharem com touros, a maioria de suas raças também foram utilizadas para lutas de cão em várias partes do mundo. É considerado como o cão mais perigoso da América.
25. Pastor Caucasiano
Reprodução/Foto-RN176 Pastor Caucasiano
O Pastor Caucasiano (Caucasian Ovcharka), foi criado para proteger os animais. É um cão assertivo, de temperamento forte e corajoso. No entanto, a menos que devidamente socializados e treinados, o Pastor Caucasiano pode apresentar tendências ferozes e incontroláveis, uma vez que não aceita pessoas que não conhece e tem um poderoso impulso para defesa. Foi o cachorro preferido do ditador Josef Stálin e também utilizado como guarda nas fronteiras da Alemanha. Por sua incrível força, tamanho, coragem e por vezes, se tornar incontrolável (principalmente quando estranhos “visitam” seu território) o Pastor Caucasiano leva o título de cachorro mais perigoso do mundo.