ROTANEWS176 E IG 07/01/2018 05:00
Ao contrário de outros destinos europeus que querem barrar visitantes, a ilha Stronsay, na Escócia, lançou uma campanha para incentivar turismo
Não é incomum começar o ano novo com um desejo de abandonar seu emprego, deixar as responsabilidades e fugir para uma ilha pequena e isolada para começar uma vida nova. Se você fizer parte desse grupo de pessoas, talvez seja a hora de considerar uma mudança para a pequena ilha Stronsay, na Escócia, que tem uma população de apenas 370 habitantes e está com uma campanha para atrair visitantes – e futuros moradores. As informações são do “The Guardian”.
Leia também: 10 lugares para conhecer em Portugal, eleito o melhor destino da Europa
Reprodução/Foto-RN176 A ilha Stronsay, localizada na Escócia, lançou uma campanha para incentivar o turismo no local- Creative Commons
A ilha chama atenção por causa do onda anti-turismo que marcou a Europa em 2017, quando muitos destinos, incluindo Veneza, Barcelona e a ilha escocesa de Skye se queixaram do turismo excessivo.
Leia também: 10 dicas para uma viagem romântica em Toscana
Com as campanhas “Visit Orkney” and “Visit Scotland”, Stronsay, conhecida por belas falésias, cavernas do mar e praias de areia branca, está se divulgando como um mundo longe do estilo de vida da cidade grande, onde os moradores “mantêm uma comunidade com uma vida social e cultural rica sustentada por um senso de lugar, liberdade e auto-suficiência com o qual muitos habitantes da cidade, frustrados com o ritmo frenético da vida moderna, só podem sonhar”.
O turismo na ilha
Com a campanha, Stronsay espera poder duplicar o número de turistas nos próximos três a cinco anos. Atualmente, o local atrai 600 visitantes por ano, que chegam de barco ou avião, saindo da cidade de Kirkwall. Entre as atrações estão o arco natural de rochas e as falésias de Odin Bay.
Reprodução/Foto-RN176 O arco natural de rochas é um dos pontos turísticos de Stronsay-Creative Commons
Dianne Riley-Moore, membro do grupo da comunidade criador da campanha, saiu de Londres há sete anos para viver em Stronsay, onde abriu um centro de artesanato. “Esperamos que, ao aumentar o turismo, possamos criar empregos adicionais que trarão mais moradores, sejam aposentados ou famílias jovens”, diz ela.
Leia também: Saiba quais foram os destinos que famosos visitaram pelo mundo em 2017
“Temos uma escola pequena, brilhantemente equipada e dotada de recursos, um sistema de saúde fantástico e um ambiente seguro e sem crime”, afirma ainda Dianne, que diz que a ilha é um lugar verdadeiramente único para viver. “A comunidade é ativa e amigável, mas todos têm a liberdade de serem tão envolvidos ou tão solitários quanto desejam”.