QATAR AIRWAYS COMEÇARÁ A OPERAR O VOO MAIS LONGO DO MUNDO EM DEZEMBRO

ROTANEWS176 E AIRWAY 10/03/2016 20:20

AVAÇÃO COMERCIAL

Com um Boeing 777, companhia voará de Doha a Auckland, na Nova Zelândia, desbancando a rival Emirates que acaba de inaugurar uma rota semelhante

1

Reprodução/Foto-RN176  Boeing 777 da Qatar: em dezembro, avião voará entre Doha e Auckland, distantes 14.500 km

A disputa entre as companhias aéreas do Oriente Médio ganhou mais um capítulo nesta semana. A Qatar Airways confirmou o lançamento do voo entre Doha (capital do país) e Auckland, na Nova Zelândia a partir de 3 de dezembro. Seria algo corriqueiro não fosse esse o voo mais longo a ser operado por uma empresa aérea – nada menos que 14.539 km de distância. O anúncio foi feito pelo CEO da empresa, Akbar Al Baker, na abertura da ITB Berlin, maior feira de turismo do mundo.

Ele supera, assim, justamente o voo da Emirates que opera entre Dubai e Auckland, cuja distância é de 14.326 km, 213 km a menos, o suficiente para ir de São Paulo a Botucatu, no interior do estado. Para “azar” da Emirates, Dubai fica um pouco mais perto da cidade neozelandesa.

A Emirates iniciou o serviço direto entre as duas cidades em 1º de março. O avião da estreia foi o gigante A380, da Airbus, mas a rota é operada pelo Boeing 777-200LR, versão de longo alcance birreator, com 266 assentos.

1

Reprodução/Foto-RN176 Boeing 777 da Emirates: por enquanto, o voo mais longo do mundo é da empresa

A glória de ter o voo mais longo do mundo, no entanto, é uma opção restrita a quem precisa ganhar cerca de 3 a 4 horas na viagem (diferença de tempo que um viajante leva ao fazer escala no meio do percurso). O problema é que viajar sem escalas por mais de 14 mil km exige paciência de monge: serão cerca de 18 horas e 30 minutos a bordo de um Boeing 777, uma das aeronaves com maior alcance em operação atualmente.

Para se ter uma ideia da dimensão deste voo, basta lembrar que se a Qatar operasse Rio de Janeiro-Auckland sem escalas, seriam “apenas” 12.200 km, ou seja, sobraria querosene nos tanques para mais 2.300 km de viagem.

1

Reprodução/Foto-RN176  Voo mais longo do mundo: com 18 horas, dá para fazer muita coisa

Al Baker revelou a um jornal australiano que a rota, a princípio, começaria em junho, mas que decidiram postergá-la “em respeito a Emirates”, que acabou de conquistar a marca. Concorrentes sim, mas com cordialidade, quem diria.

1

Reprodução/Foto-RN176 Classe econômica da Qatar: voo com cerca de 18 horas é para quem tem muita paciência e disposição