Resista na fé até mudar a situação

ROTANEWS176 E BRASIL SEIKYO 02/12/17 16:30

            Vida é luta!

Otimismo é resistir mantendo a esperança e a coragem mesmo em cenários atribuídos. Não importa o episódio, é preciso estar convencido de que tudo muda se você manter intocável a fé límpida e sincera em si mesmo, no Mestre e no Gohonzon, Ikeda sensei enfrentou grandes turbulências.

“Minha família era pobre, perdi meu irmão na guerra e a casa foi destruída no bombardeiro. Passei fome e estava sempre sem dinheiro. Se comprasse um livro, tinha de reduzir as os gastos com alimentação” (BS, ed. 1.782, 5 fev. 2002, p. A9)

Sua juventude foi uma batalha intensa para superar sofrimento. Ao tomar contato com a filosofia da revolução humana ensinada por josei Toda, seu mestre, na Soka Gakkai, aprendeu a ter resistência, forte fé e a superar obstáculos. Próximo de completar 90 anos, sua triunfante vida é inspiração e prova real de que todos conseguem mudar o destino.

         SGI, esforço e superação                                          

          Continuamos a história de resistência e superação da Sra. Takino.

O filho dela, Masaki, trabalhava na agricultura r na construção civil na entressafra. Robusto, 1,80m de altura, conseguia emprego com facilidade. Mas a ignorância quanto á natureza da Soka Gakkai provocava discriminação.

“As portas se fechavam e frequente mente ele ouvia: ‘ Eu realmente gostaria de contrata-lo, mas fui aletado pelos outros moradores de que se fizer isso, eles pedem demissão’.” (NRH,v. 13, p. 176)

A renda familiar foi à mingua. Faltavam alimentos em casa e isso provocava até delírios. Os insultos continuavam:

“A filha dela, que estava frequentando o ensino fundamental, sentia constantes dores por estar de estômago vazio que, agravadas pela sua saúde já frágil, a levavam a desmaiar de vez em quando. Ela era insultada pelas outras crianças que a xingavam de ‘Bebê Nam-myo’. (Ibidem)

           Luta contra a miséria                                                        

 “Mamãe, olha, acho que estes estão bons! Peguei um montão” (Ibidem) – disse a filha ao chegar em casa certo dia com restos de legumes que havia encontrado a beira do rio onde moradores os lavavam:

“Ver a filha sorrir com orgulho de Takino, principalmente ao pensar que até catou restos de comida. Ela calmamente trouxe a menina para perto de si e a abraçou com força. Kayoko deu uma risadinha alegre nos braços da mãe com olhar confuso enquanto segurava o prêmio que havia conseguido. As lágrimas brotaram dos olhos geralmente valentes de Tokino, que se recusava a ser derrotada, e em vez disso sua convicção nas palavras de Nichiren Daishonin se aprofundava mais ainda.”(Ibidem)

Persistência e confiança diante das pressões e perseguições são a chave para transformar o rumo dos acontecimentos

Reprodução/Foto-RN176 Exatamente como estava no livro preto: coleções de coletâneas dos escritos de Nichiren Daishoni

         Jamais recuar!

        Apesar de detestar por todos a vida, mantinham uma postura confiante.

Quando estavam sem comida, uma galinha apareceu no quintal e pôs um ovo. A família se alegrou otimista de que era um benefício da prática budista. A mãe sabia que era preciso resistir e tudo aquilo era temporário, pois estavam agindo corretamente. Ela explicou aos filhos:

– “Nichiren Daishonin afirma que aquele que se esforçam para difundir o ensinamento correto inevitavelmente enfrentarão perseguição. Isso é exatamente o que está acontecendo conosco. Aqueles que nos atacam irão viver os efeitos de suas ações, pois estamos fazendo shakubuku. Esperem e verão. Este é o princípio de viver segundo o budismo. É por isso que, não importa o que aconteça devemos perseverar com o espírito de jamais desistir” (Ibidem)

         Caçar cobras venenosas

O filho, como último recurso para conseguir dinheiro, começou a caçar cobras venenosas nas montanhas para vende-las ao governo. Era arriscado, mas o destemido Masaki se embrenhava pelas montanhas. A mãe, nesse interim, visitava as vilas vixinhas com o Gosho nas mãos fazendo shakubuku.

A persistência e confiança deles eram absolutas e isso alterou os acontecimentos: o santuário xintoísta local foi destruído por um furação e problemas e doenças abateram os mentores dos ataques contra a família. Espalhavam-se rumores de que coisas ruis aconteciam a quem falava mal da Gakkai. “Exatamente como está no livro preto de onde Takino sempre faz citações”, sussurravam os moradores,  – “De qualquer maneira, se quisermos evitar punição, é melhor paramos com este ostracismo que fazemos com eles”, comentavam.

O livro preto era a coletânea dos escritos de Daishonin. As agressões à família Tomioka terminaram. Eles triunfaram.

Mas isso era apenas o anuncio da investida furiosa de obstáculos ainda maiores na vida conta a Gakkai, Semana que vem mais detalhes.