Ter uma existência de máximo esplendor

 EDITORIAL

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO  21/04/2018 21:11

       A Soka Gakkai, organização religiosa constituída por leigos, foi fundada em 1930 e iniciou sua atuação em consonância com a Nichiren Shosho – corpo de sacerdotes que mantinha a linhagem do Budismo de Nichiren Daishonin.

Com o passar do tempo, o espírito e a prática de Nichiren Daishonin em plor do kossen-rufu foram deixados de lado devido ao autoritarismo do clero e à discriminação entre sacerdotes e leigos, levando o budismo a uma condição de decadência.

Em meio à expansão da Soka Gakkai e à propagação do budismo visando a felicidade de todas as pessoas, um acontecimento marcou profundamente a história da organização.

Em 24 de abril de 1979. Daisaku Ikeda, aos 51 anos, foi obrigado a renunciar à presidência da Soka Gakkai, tornando-se presidente honorário. Entre os motivos estava o plano de parte de Nichiren Shosho de destitui-lo da liderança da Soka Gakkai e submeter os membros ao jugo do clero.

Os atos lamentáveis que se seguiram não se restringiam à simples renúncia. Determinou-se que o presidente Ikeda não poderia mais discursar em reuniões nem escrever para o jornal Seikyo Shimbun. Além disso, estava proibido aos associados chama-lo de “mestre” e a Soka Gakkai não poderia mais falar em unicidade de mestre e discípulo entre o presidente Ikeda e os membros. A mídia japonesa intensificou ataques e mentiras sobre o líder da SGI. Foi um período de bastante provação para nosso mestre.

 

Dar nova partida neste momento

           No Centro Cultural de Kanagawa, para onde se dirigiu após a renúncia, o presidente Ikeda traçou planos para a concretização do kossen-rufu e registrou sua determinação de vitória.

Reprodução/Foto-RN176 Da direita para esquerda: O atual presidente da Soka Gakkai Internacional Dr. Daisaku Ikeda, o segundo presidente da Soka Gakkai Internacional Josei Toda e o primeiro presidente da Soka Gakkai Internacional Tsunesaburo Makiguchi

Dali ele podia observar inúmeros associados que olhavam em direção ao prédio e lhe acenavam. Diante dessa cena, tomou uma decisão que emanava do fundo do seu ser: “Se eu tenho companheiros assim, decidido! Vou lutar por eles! Vou me levantar mais uma vez pelos membros!”.

Assim, dedicou-se a orientações individuais, visita de incentivo e à criação de laços de amizade com o máximo de pessoas com as quais se encontrou.

A vitória da justiça da unicidade de mestre e discípulo

Sensei se levantou sozinho para empunhar a bandeira do juramento seigan e, assim, provocou uma grande vitória que nos permite vivenciar a Soka Gakkai tal qual a conhecemos, hoje, presente em 192 países e territórios. Essa grande expansão se deu graças à luta de sensei contra as maldades.

Vamos nos desenvolver e obter grande conquistas em todos os aspectos da nossa vida. A vitória do discípulo é a vitória do Mestre! Tornemo-nos discípulos que conseguem perpetuar a Soka Gakkai com as próprias ações e comprovações.