ROTANEWS176 E POR BRASIL WOMENSHEAITH 24/09/2018 Por Ana Paula Ferreira 16:00
Reprodução/Foto-RN176 Foto Shutterstock
Se não forem usadas com os devidos cuidados, as lentes de contato podem causar grandes danos aos olhos. Recentemente, pesquisadores concluíram que pessoas que usam o acessório estão sofrendo com um surto de uma rara infecção de uma ameba que pode causar cegueira.
Chamada ceratite por acanthamoeba, a doença faz com que a córnea fique dolorida e inflamada. Usuários de lentes correm maior risco e, se não for tratada, a ameba pode causar cegueira em alguns meses.
De acordo com o Daily Mail, pesquisadores do Moorfields Eye Hospital (Reino Unido) verificaram registros médicos desde 1986 para analisar e comparar as taxas da infecção. Entre 2000 e 2003, oito a 10 casos da doença foram registrados por ano no hospital. Contudo, esse número subiu para 35 a 65 casos por ano de 2011 a 2016, segundo a pesquisa publicada no British Journal of Ophthalmology.
John Dart, professor e pesquisador-chefe do estudo, afirmou que havia cerca de 2,5 casos por 100 mil usuários de lentes de contato em 2002. No entanto, hoje a taxa atual é duas a três vezes maior. “Este aumento nos casos destaca a necessidade de os usuários estarem cientes desses riscos”, disse ele ao Daily Mail.
Ele explica que a acanthamoeba, que se alimenta de bactérias, pode estar presente em todas as formas de água – como piscinas, banheiras de hidromassagem e até mesmo chuveiros. Portanto, tomar banho ou nadar enquanto usa lentes de contato é um fator de risco.
“Quem usa lentes reutilizáveis precisa ter certeza de que lava e seca completamente as mãos antes de manuseá-las. Também é necessário evitar usá-las quando entrarem em piscinas ou banheiras, limparem o rosto ou tomarem banho.”
Ele sugere que as pessoas apostem em lentes descartáveis diárias. Elas eliminam a necessidade de casos ou soluções de lentes de contato. “Elas podem ser mais seguras e estamos atualmente analisando nossos dados para estabelecer os fatores de risco para elas”, completa.