A religião da revolução humana

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 16/06/2018 19:40                                    Parte 10

Budismo do povo estamos cumprindo a missão dos bodisatvas da terra!

Explanação

Recebo agora o decreto do Buda

E levanto-me só, Mantendo com orgulho

O grande juramento de propagar a Lei Mística.

Aliados são poucos, inimigos, muitos

São versos da Canção dos Companheiros, composta por meu mestre, Josei Toda, segundo presidente da SoKa Gakkai, enquanto ele estava na prisão. É uma música que expressa a decisão dele, e que sempre pulsa em meu peito como se fosse meu próprio coração.

Toda sensei herdou o espírito do  seu mestre, o presidente fundador da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi, que morreu no cárcere por suas crenças.

Determinado a cumprir o grande juramento pelo kosen-rufu, ele [Josei Toda] se levantou só, como um rei leão da justiça, misturando-se com o povo, que sofria amargas consequências da derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial. Quando penso no seu espírito intrépido, eu também me encho de coragem e de determinação para me levantar só.

Nessa atitude reside a essência do imutável espírito Soka. A transmissão desse bravo espirito de leão de mestre e discípulo é o caminho para que a Soka Gakkai possa cumprir eternamente sua missão como religião dedicada à concretização do kosen-rufu.

O espírito de se levantar só é a essência do Budismo Nichiren

       O Budismo Nichiren nos ensina a enxergar a nobre natureza de buda inerente a todas as pessoas, a acreditar no potencial infinito dela e a prezar e valorizar cada indivíduo. Essa é a característica mais marcante do budismo do povo.

Na parte anterior desta série, examinamos esse aspecto da perspectiva do princípio de que “abraçar a fé na Lei Mística constitui observar a mente”, ou atingir a iluminação. O Budismo Nichiren também esclarece a importância de nos levantar com uma fé autoconfiante e de demonstramos respeito aos outros sem sermos influenciados por nenhum tipo de obstáculos ou oposição que encontramos. Essa é a segunda característica do budismo do povo que gostaria de destacar.

Nós prezamos as pessoas não apenas para ajuda-las a superar os sofrimentos. Ao despertarem para o valor infinito de sua própria vida com nosso apoio, conseguem mudar deixando de lado a postura passiva de buscar ajuda para, então, empreender esforços e auxiliar aos demais. Elas se transformam de meras recebedoras de encorajamento a pessoas capazes de encorajar quem está a sua frente. Além disso, passam pelo processo de revolução humana e se tornam capazes de prezar mais e mais pessoas. Ao triunfarem diante das adversidades e convertê-las em experiência valiosas que oferecem coragem e esperança aos outros, aquelas que antes se sentiam esmagadas pelo sofrimento cármico passam a ser fortes. É o que denominamos “transformar carma em missão”.

Quando reconhecemos à dignidade da nossa própria vida, reconhecemos a dignidade da vida de cada indivíduo. O modo de vida do bodisatva no Budismo Nichiren consiste em nos levantar com o desejo de ajudar os demais a evidenciar sua dignidade inerente e sermos felizes ao lado deles. Quando cada um desempenha papel ativo no esforço de propagar a Lei Mistrica, empenhando-se em prol da felicidade da humanidade aos mesmo tempo em que ultrapassa os próprios problemas, revela o verdadeiro aspecto dos bodisatva da terra.