ENCONTRO COM O MESTRE
ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 30/06/2018
Reprodução/Foto-RN176 Representante da Divisão dos Estudantes e líderes se encontraram no Centro Cultural Campestre para a 4ª Academia dos Sucessores iKeda 2030 (Itapevi, SP, abr. 2014)
INTRODUÇÃO
O presidente Ikeda explica que o Budismo Nichiren é a filosofia do humanismo e dá ênfase ao nosso comportamento como seres humanos. A Soka Gakkai, afirma ele, reavivou o foco do budismo no comportamento em sua expressão na forma de prática do bodisatva – na época atual.
DISCURSO DO PRESIDENTE IKEDA
Proferido no conselho executivo da SGI-Filipinas, realizado em Manila, Filipinas, no dia 9 de maio de 1993
O Budismo Nichiren diz respeito ao ser humano. Meu foco se concentra ao ser humano.
O ser humano, o indivíduo, possui máxima relevância. Nacionalidade, posição social, ideologia – nada disso importa. O ser humano é o fator fundamental. Meus esforços sempre são voltados para as pessoas. Tudo depende do indivíduo – como agimos e nos comportamos como ser humano.
“ O ser humano, o indivíduo, possui máxima relevância. Nacionalidade posição social, ideologia – nada disso importa. O ser humano é o fator fundamental”
Acredito que o mundo como um todo esteja se movendo em direção ao humanismo, rumo à priorização do ser humano. O propósito original do budismo é ensinar aos seres humanos a melhor maneira de se viver. Shakyamuni indicou um caminho de humanismo que todos devemos seguir. Alguns talvez pensem no budismo como algo pertencente a um contexto isolado da vida cotidiana. E á fato que os clérigos muitas vezes descrevem os ensinamentos budistas dessa forma para reforçar a própria autoridade espiritual. Mas esse não é o budismo genuíno, conforme concebido por Shakyamuni, cujo ensinamento revelou e elucidou um caminho de vida e humanismo eterno e universal.
Shakyamuni retratou sua iluminação sob a àrvore badhi da seguinte forma:
Supunha que um homem perambulando por uma floresta encontre um caminho trilhado por pessoas de épocas passadas. Ele o segue e se depara com uma antiga capital outora populosa, hoje deserta. Era uma cidade esplêndida cercada por bosques e pontilhada por lagos repletos de flores de lótus. Depois de voltar para casa, o homem informa o rei sobre o que viu e solicita-lhe que restaure a antiga capital. O rei o fez e, depois, muitas pessoas seguem o mesmo caminho e possam viver lá, tornando-a próspera novamente. De modo semelhante, enquanto estava sentado sob a ávore bodh, vi o caminho percorrido pelos iluminados do passado, e o ensinei às pessoas para que se tornasse conhecido por muitos, florescesse e se propagasse como ocorre hoje.
Embora Shakyamuni tenha ensinado um caminho para o ser humano seguir na vida, o budismo pouco a pouco desviou seu foco do povo, tornando-se cada vez mais formal e imbuindo-se de uma aura de misticismo. A manifestação extrema mudança revela-se em seus líderes espirituais – componentes do clero – que deveriam estar se esforçando para viver com dignidade e fundamento, mas se afastaram muito do caminho do verdadeiro humanismo.
Shakyamuni rejeitou religiões de sua época altamente afeitas a ritualismos e ensinou um caminho para o ser humano viver plenamente. Entretanto, após a sua morte, os ensinamentos expostos por ele entraram em declínio, atingindo o ponro mais críticos nos últimos Dias da Lei; e é nesse momento que nasce Nichiren Daishonin.
Esta é sua célebre afirmação: “ O propósito do advento do buda Shakyamuni, senhor dos ensinamentos, neste mundo, reside em seu comportamento como ser humano” (CEND, v. II, p. 113). Foi uma declaração revolucionário, tão inovadora quanto a observação de Copérnico de que a Terra gira em torno do Sol, um retorno ao espírito fundamental do budismo, ensinamento que na época de Daishonin havia se embrenhado no ritualismo e na formalidade.
A essência do budismo reside em nosso comportamento como ser humano, e foi com o intuito de estabelecer o exemplo de tal conduta que Shakyamuni fez seu advento neste mundo. Daishonin nos diz que qualquer coisa que nos desvie dessa verdade é secundária e insignificante.
Nichiren Daishonin empenhou-se em restaurar o budismo, que ao longo dos séculos havia se tornado formal e rígido, recuperando seu espirito original. Em última análise, ele se lançou a uma revolução para fazer o budismo voltar a ser o ensinamento humanístico que fora em seus primórdios, uma religião para o ser humano.
A Soka Gakkai retabeleceu a âfase central do budismo no comportamento humano, especialmente em sua expressão por meio da prática do bodsatva. Ele retornou ao ponto inicial do budismo, injetando um novo sopro de vida no ensinamento de Nichiren Daishonin. Esse é o motivo pelo qual a hierarquia dominante privilegiada do clero sempre tentou nos suprimir ou nos atacar. Mas estamos resolutamente convictos de que a estrada do humanismo que estamos trilhando incorpora o verdadeiro espírito da reforma religiosa acalentada por Daishonin e a essência do caminho budista.
Portanto, como membros da Soka Gakkai que sustentam o ensinamento correto, continuemos expandindo cada vez mais nossa sólida rede de pessoas unidas, sinceras e de bom coração. Espero que cada um de vocês se esforce para se tornar a pedra fundamental dessa empreitada, propiciando um círculo de solidariedade entre cidadãos de boa vontade em toda a sociedade, independentemente do fato de abraçarem ou não o Gohonzon.