ROTANEWS176 E POR RENNERSWORLD 04/12/2018 20:05 Fonte: Men’s Health US
Reprodução/Foto-RN176 Shutterstock
Claro, os supermercados têm eliminado as sacolas plásticas, mas suas seções de produtos estão transbordando de caixas descartáveis e bandejas de isopor. Salada ensacada é uma coisa, mas você realmente precisa de pepinos embalados individualmente e redinhas de malha para cada pêra? É seguro comprar frutas e vegetais embalados?
Para descobrir, conversamos com Caroline West Passerrello, que costumava trabalhar como nutricionista de uma mercearia e agora é uma porta-voz da Academy of Nutrition and Dietetics para explicar.
É seguro comprar frutas e vegetais embalados?
Os produtos pré-cortados são mais caros e oferecem menos nutrição
É verdade que a abóbora picada, os anéis de abacaxi e a beterraba espiralada economizam o tempo de preparação na cozinha. Mas saiba que isso tem um custo nutricional.
“O corte de frutas ou legumes os expõe ao oxigênio e à luz, e às vezes ao calor, que afetam a retenção de vitaminas nos alimentos”, diz West Passerrello. Frutas e legumes integrais retêm suas vitaminas e outros nutrientes por mais tempo do que aqueles que foram fatiados e picados.
As vitaminas solúveis em água, como B e C, estão em maior risco porque a água evapora mais rapidamente do produto cortado. É sempre melhor cortar sob demanda e armazenar qualquer sobra de produtos em um recipiente hermético.
Não é provável que comprar verduras ensacadas seja mais seguro para você
Não é coincidência que muitas ameaças de contaminação de alimentos provenham de alfaces ensacadas pré-cortadas. Folhas cortadas são mais propensas a conter bactérias, porque há mais bordas para contaminar, diz West Passarello. Além disso, um ambiente quente, úmido e vedado é uma incubadora perfeita para E. coli, Salmonella e Listeria.
Então, compre folhas verdes inteiras, como espinafre ou rúcula, ou corte a alface antes de comer. Melhor ainda, corte apenas o quanto precisar e guarde o restante em uma sacola plástica. Nota: Toda a lavagem do mundo não vai te livrar de E.coli. Só o calor pode fazer isso.
Alimentos orgânicos devem ser embalados
Para manter a certificação orgânica do fabricante e do varejista, os itens orgânicos não podem tocar nos convencionais, e é por isso que eles costumam ser embalados. Viu alguma comida no supermercado vendida como orgânica que não está em um pacote? Pode estar rotulado erroneamente. Uma exceção: frutas orgânicas vendidas nos mercados de agricultores diretamente aos consumidores não exigem embalagem.
Um alimento de “pele macia” precisa de proteção
Você pode comprar uma pêra sem essa rede de isopor, mas uma pêra nua é mais propensa a machucados. Isso significa que pode ter sofrido alguns ressaltos durante o transporte ou no porta-malas do seu carro a caminho de casa – ambos os quais podem levar àquelas partes moles enegrecidas não tão apetitosas.
Dito isso, mesmo se um alimento é embalado você ainda deve lavá-lo antes de comer. A umidade contribui para a deterioração, fazendo com que o alimento estrague mais rápido.
As maçãs podem ter uma vida útil comercial de cerca de um ano
Dê crédito às suas cascas grossas e ao interior denso. Mas uma maçã podre realmente pode estragar o carrinho inteiro. Isso porque eles liberam gás etileno, que tem o efeito de amadurecer as frutas ao seu redor. É por isso que você costuma vê-las estocadas em sacos de cinco ou seis – para impedir que tudo estrague.
Por fim, a embalagem ajuda a prolongar a vida útil do produto
Produtos se deterioram pela mesma razão que qualquer outro alimento fica velho ou estraga: oxidação. Os cientistas de alimentos descobriram que, ajustando a proporção de oxigênio ao dióxido de carbono dentro de um saco de alface, por exemplo, isso o manterá fresco por mais tempo. Não tenha medo. Eles fazem isso naturalmente, usando os gases que as próprias plantas emitem quando são cortadas. É chamado de “embalagem com atmosfera modificada”.