ROTANEWS176 E POR DELAS 20/12/2018 05:00
Segundo especialista, é recomendado seguir algumas etapas para manter o design em dia, deixando as sobrancelhas sempre saudáveis e preenchidas
Acredite, o ditado sobre as sobrancelhas serem a moldura do rosto é verdade. Por causa disso, é muito importante que os fios sejam muito bem cuidados para evitar qualquer falha que possa afetar o desenho do design de sobrancelha — afinal, qualquer fiozinho fora do lugar pode mudar completamente a expressão do seu rosto.
Reprodução/Foto-RN176 Especialista dá dicas essenciais para não errar na hora de ter cuidados com os fios e manter o design de sobrancelha em dia
Se você é uma das milhares de mulheres que dependem do design de sobrancelha para manter o “equilíbrio do rosto”, é preciso tomar alguns cuidados todos os dias para que os pelos se mantenham saudáveis e continuem no lugar até a próxima sessão.
Pensando nisso, o Delas conversou com Fernanda Barriviera, diretora técnica do Grupo SD, dono da marca Sobrancelhas Design, e listou as nove erros comuns e dicas infalíveis para fugir deles ter as sobrancelhas perfeitas sem muito esforço; confira abaixo:
Dicas para não errar nos cuidados e ter o design de sobrancelha perfeito
Reprodução/Foto-RN176 Segundo profissional, não é indicado fazer o design de sobrancelha sozinha e nem usar produtos que não sejam específicos
- Não retirar o pelos aleatoriamente em casa
Não é indicado que você faça reparos, manutenção ou retire fios por conta própria e fora do período de manutenção, já que isso pode comprometer o ciclo de crescimento do pelo. “Ainda que seja um pelinho que, à primeira vista, esteja fora do traçado, o mesmo pode ter sido deixado estrategicamente pela designer para cobrir alguma falha e que será reavaliada na próxima ida ao espaço especializado em design de sobrancelhas”, explica Fernanda.
- Não se aventurar sozinha em casa
Segundo a profissional, buscar por um especialista que possa te ajudar a manter o design de sobrancelha intacto é sempre a melhor opção. Isso porque tirar os pelos das sobrancelhas sozinha pode comprometer o traçado e, também, porque a região é muito delicada e próxima aos olhos, tendo um risco grande de de beliscar a pele com a pinça e machucá-la.
“Além disso, cada vez que o pelo é removido de maneira errada, pode ocorrer uma inflamação do folículo e, aos poucos, ele deixa de nascer no local”, completa a especialista.
- Não manter a frequência de retirada indicada pelo seu designer
É muito importante seguir um cronograma, tanto para que seja mais fácil manter o design das sobrancelhas, quanto para prevenir falhas. “Muitas mulheres não conseguem aguentar ver os pelos crescendo e já querem retirá-los. Isso é perigoso, pois, sem respeitar o intervalo de, no mínimo, 15 dias, há o risco de que a região pare de desenvolvê-los”, alerta a especialista.
- Não saber que as sobrancelhas não são simétricas
Muitas pessoas acreditam que as duas sobrancelhas são iguais, mas a verdade é que elas não são simétricas e tentar igualá-las é um erro. “A pessoa pode acabar afinando o desenho nessa tentativa de deixá-las iguais”, diz Fernanda.
Segundo ela, somente um profissional que tenha especialização é capaz de identificar o desenho que se adequa para uma melhor harmonia facial, considerando essa e outras particularidades do rosto de cada pessoa.
- Não usar produtos especificamente formulados para a região
Um dos cuidados mais importantes e necessários para manter o design em dia é a escolha de produtos com fórmulas que sejam específicas para o uso nas sobrancelhas. Nesse caso, o ideal é optar também por aqueles que possuam ativos naturais, que hidratem e ajudem a manter a saúde dos pelos. Por isso, preste bastante atenção a rótulos e embalagens.
“Lápis de sobrancelhas e sombras que não seguem essa linha de tratamento costumam conter insumos em sua formulação que podem resultar na obstrução dos folículos e que leva à queda dos pelos nas regiões onde são aplicados”, comenta a especialista.
- Não consultar um profissional para realizar o design correto
Fernanda considera que o maior erro de todos é não consultar um profissional para realizar a remoção adequada dos fios. “Isso pode comprometer momentaneamente a expressão por causa do design, que pode se tornar ainda mais expressiva, por exemplo, como também levar ao enfraquecimento do pelo que é retirado com frequência, levando ao aparecimento de falhas permanentes por comprometer o crescimento”, afirma.
- Não usar cremes pós-depilatórios na pele
A especialista afirma que os cuidados depois da sessão de design de sobrancelha também são importantes. “Após a remoção dos pelinhos é sempre indicado utilizar produtos pós-depilatórios, que acalmam a pele e fecham os poros. Para pessoas sensíveis existem pomadas de bebê que funcionam muito bem, mas sempre é preciso uma recomendação de um profissional especializado para adquirir aquela que se adequa à necessidade de cada pele”, indica.
- Tingir os fios com qualquer tipo de produto
O maior benefício de tingir os fios é que a pigmentação, quando corretamente aplicada, pode preencher as falhas, dando maior volume aos pelos e realçando o design. Entretanto, é preciso ter cuidado ao aderir à essa técnica, já que optar por fazer sem o auxílio profissional ou escolher um produto sem conhecer seus ingredientes pode ser prejudicial .
“O problema está no tipo de pigmento utilizado, já que a grande maioria dos pigmentos são compostos de produtos químicos agressivos, que prejudicam a oxigenação do folículo, promovendo a queda dos pelos”, explica a Fernanda. Além disso, é sempre importante fazer testes para que não haja nenhuma reação alérgica.
- Alisar os pelos rebeldes
Há quem opte pelo alisamento dos fios das sobrancelhas quando eles nascem em sentido contrário ao desenho natural, quando são mais longos e tendem a enrolar ou quando são muito grossos e rebeldes. Apesar de existir essa opção, a melhor alternativa para quando os fios estão longos demais, é apará-los com uma tesoura.
“No caso de fios rebeldes e que crescem no sentido contrário ao design de sobrancelha , o mais indicado é usar máscara incolor e pentear com a escovinha, no mesmo sentido do crescimento dos fios, a fim de deixar um colado no outro. Mas não se deve alisar, pois a química queima o fio, que é curto, aumentando o risco de cair”, finaliza Fernanda.