“Agora sei que vou para a prisão”, diz Battisti ao chegar à Itália após 40 anos

 ROTANEWS176 E POR IG 14/01/2019 15:43

Segundo agentes italianos, terrorista se mostrou resignado com seu destino; Battisti ficará isolado em cela de alta segurança nos primeiros seis meses

Reprodução/Foto-RN176  Cesare Battisti desembarcou nesta segunda-feira (14) em Roma, após 40 anos de fuga da Itália – Reprodução/Polizia di Stato

“Agora sei que vou para a prisão”. Estas foram as primeiras palavras ditas pelo terrorista Cesare Battisti, de 64 anos, ao  retornar à Itália após período de quatro décadas em fuga. Preso nesse sábado (12) na Bolívia, ele foi condenado à prisão perpétua pela Justiça italiana em razão de  quatro assassinatos ocorridos na década de 1970 (crimes aos quais ele nega).

De acordo com o jornal italiano La Repubblica , os agentes de segurança que acompanharam o desembarque do terrorista no aeroporto de Ciampino, em Roma, disseram que Cesare Battisti estava quieto e aparentemente resignado com seu destino. No voo, que decolou da Bolívia no início da noite de ontem, Battisti conversou com os agentes sobre sua vida e dormiu bastante, sem expressar sinais de desespero.

O ex-integrante do grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC) agora será encaminhado para cumprir pena na prisão de Oristano, na região da Sardenha, numa cela em área de alta segurança reservada a terroristas. Battisti ficará em regime de isolamento total por um período de seis meses.

Leia também: Cesare Battisti deve responder pelos “graves crimes que cometeu”, diz governo

Vídeo mostra desembarque de Cesare Battisti na Itália e deixe o seu comentário a respeito desta prisão Battisti considerado como terrorista! 

Battisti estava no Brasil desde 2004 e, no país, chegou a ser preso em duas ocasiões. Em 2009, o então ministro da Justiça, Tarso Genro , concedeu refúgio político ao italiano, que se encontrava preso há dois anos. O caso foi discutido no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), que deixou a palavra final para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em seu último dia de governo, em 31 de dezembro de 2010, o petista decidiu conceder asilo a Battisti.

O imbróglio jurídico envolvendo o terrorista, no entanto, não se encerrou. Até que, no dia 13 do mês passado, o ministro do STF Luiz Fux ordenou a prisão preventiva do italiano. No dia seguinte, o presidente Michel Temer (MDB) assinou decreto anulando a medida de Lula que favorecia Battisti.

A Polícia Federal brasileira fez mais de 30 tentativas de encontrar o italiano, mas não o encontrou. A cooperação entre as autoridades brasileiras, italianas e bolivianas, no entanto, acabou dando resultado no último sábado, quando Battisti foi detido enquanto caminhava (com disfarce) por rua da cidade de Santa Cruz de La Sierra.

Leia também: Ministro italiano agradece a Bolsonaro e diz que Battisti é um “grande presente”

O governo Jair Bolsonaro (PSL) fez reunião às pressas nesse domingo (13) para avaliar como o Brasil deveria agir quanto à prisão do terrorista. Foi anunciada a intenção de que Battisti fosse trazido ao Brasil antes de seguir para a Itália e até mesmo um avião da PF decolou rumo a Santa Cruz de La Sierra. Mas um acordo fechado paralelamente entre autoridades da Bolívia e da Itália frustrou os planos do governo brasileiro e definiu a partida de Cesare Battisti diretamente para Roma.

Compartilhar esse post

2 thoughts on ““Agora sei que vou para a prisão”, diz Battisti ao chegar à Itália após 40 anos

  1. Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied on the
    video to make your point. You definitely know what youre talking
    about, why waste your intelligence on just posting videos to your weblog when you could
    be giving us something enlightening to read?

    Tradução: Escreva mais, é tudo o que tenho a dizer. Literalmente, parece que você confiava no
    vídeo para fazer o seu ponto. Você definitivamente sabe o que você está falando sobre, por que desperdiçar sua inteligência em apenas postar vídeos em seu blog quando você poderia
    estar nos dando algo esclarecedor para ler?

  2. I’m not that much of a online reader to be honest but your blogs really nice, keep it
    up! I’ll go ahead and bookmark your site to come back later.
    Cheers

    Tradução: Eu não sou muito de um leitor on-line para ser honesto, mas seus blogs são realmente legais, mantenha-o
    acima! Eu vou em frente e marque o seu site para voltar mais tarde.
    Felicidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*