Transformar o destino criando um eu inabalável

ROTANEWS176 E POR BRASILSEIKYO 25/08/2018 14h00

Reprodução/Foto-RN176 Dr. Daisaku Ikeda, ele  é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista  e atualmente é o Mestre e Terceiro  Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI. Faz intercambia palavras com representante da Tailandia

       Sinopse

Em dezembro de 1961, a Sra. Kishiyama, responsável pela Divisão Feminina (DF) da Comunidade Nago, província de Okinawa, perdeu suas duas filhas num incêndio. Ao receber essa comunicação, o presidente Shin’ichi Yamamoto compartilhou seus sentimentos com o responsável de Okinawa.

     Trecho do romance Nova Revolução Humana                                         

  1. 13, capitulo

“Terra da Felicidade”

Após ouvir Fukuyasu, Shin’ichi disse com lágrimas nos olhos:

– Deve estar sendo muito difícil para a Sra. Kishiyama. Ela deve estar sofrendo terrivelmente. Cora-me o coração só de saber. Como mortais comuns, não temos ideia de qual é o nosso carma. Nichiren Daishonin diz que enfrentou perseguições tão grandes por causa dos “pecados pesados de difamação do ensinamento correto”.

Se isso aconteceu até mesmo com ele, como então compreender a gravidade das ofensas que nós, pessoas comuns, cometemos no infinito passado? Nichiren Daishonin afirma que, pela lógica, ele deveria ter sofrido por todas as injurias, uma a uma, pelo infinito futuro. Mas como repreendeu fortemente os inimigos do Sutra do Lótus, essa retribuição veio de uma só vez na forma de grande perseguição, tanto que ele conseguiu atingir o estado de buda naquela existência. Daishonin também declara que, por causa do benefício de seguir o ensinamento correto, a retribuição que experimentou pelas suas ofensas passadas foi consideravelmente mais branda do que deveria. Esse é o princípio de “amenizar o efeito cármico”. Experimentar o sofrimento depois de iniciar a prática da fé é prova de que a pessoa está no caminho certo para “atingir o estado de buda nesta existência”. Isso é certo. Como a Sra. Kishiyama   levantou-se resolutamente pelo kosen-rufu em Nago como responsável de comunidade pela Divisão Feminina, a retribuição pelas ofensas passadas que cometeu se manifestou de uma só vez. Ela ergueu alto a bandeira da Lei, por isso as funções maléficas insurgiram-se com grande ferocidade. Pois, se ela for derrotada, então o kosen-rufu em Nago será seriamente prejudicado. Observando a situação da perspectiva do budismo, torna-se clara a razão por que ela passou por sofrimento tão terríveis.

(…)

“Experimentar o sofrimento depois de iniciar a prática da fé é prova de que a pessoa está no caminho certo para ‘atingir o estado de buda nesta existência’”

– A mim também. É tudo muito trágico. Mas elas tiveram a oportunidade de encontrar

o Gohonzon, recitar  Nam-myoho-renge-kyo  e participar das atividades de sua mãe pelo kosen-rufu. Do ponto de vista da eternidade da vida nas “três existências” – passado, presente e futuro – elas nasceram nesta existência para erradicar suas ofensas e entrar no caminho para a felicidade eterna. Em suas próximas existências, com certeza terão uma vida feliz. À medida que a Sra. Kisgiyama perseverar na fé, ela certamente atingirá o ponto em que terá convicção absoluta disso.

– Os seres humanos nunca estão livres do sofrimento. Nós adoecemos e envelhecemos. E todos nós, cedo ou tarde, morreremos. Superar a doença é sim um benefício da fé, assim como ter sucesso na vida profissional. Mas esses são, na verdade, benefícios pequenos. O benefício último da fé é conseguirmos criar um eu interior que seja, consiga nos derrotar e adquirimos um estado de vida invencível que permaneça impávido mesmo diante dos maiores desafios e circunstâncias adversas. Esse é um estado de vida de felicidade absoluta. Se a Sra. Kishiyama superar essa dificuldade, ela conseguirá encorajar as pessoas que também sofrem terrivelmente, será capaz de inspirar inúmeras outras. Ter um carma pesado significa que a pessoa possui uma grande missão. Transmita à Sra. Kishiyama esta mensagem por mim: “ Por favor, não se deixe derrotar. Não se deixe abater. Seus esforços contínuos pelo kosen-rufu são a prova do poder da fé”. Vou orar com sinceridade todos os dias pela felicidade eterna das filhas delas.

           Com base no escrito Amenização do Efeito Cármico

           A força essencial que repele os sofrimentos e as dificuldades

Nichiren Daishonin afirma no seu escrito Amenização do Efeito Cármico: “Se uma pessoa, na presente existência, não erradicar o carma negativo acumulado desde o passado, ela experimentará o sofrimento do inferno no futuro. No entanto, se enfrentar grandes obstáculos nesta vida [pelo Sutra do Lótus], o sofrimento do inferno se desvanecerá instantaneamente” (CEND. v. I, p 207).

Mesmo que estejamos nos esforçando na prática da fé, acontece de nos defrontarmos com dificuldades e provações. E, além disso, durante a luta em prol do kosen-rufu, obstáculos e maldades surgem competindo entre si tentando obstruir esse avanço, e também encontramos perseguições.

Daishonin nos ensina que o fato de nos deparamos com essas dificuldades e sofrimentos e podemos transformar o destino, ao contrário do pensamento comum, são na verdade, os benefícios da amenização do efeito cármico.

“Amenização do efeito cármico” significa literalmente “transformar o pesado e receber o leve”. Em vez de continuamos saldando não apenas nesta vida, mas também nas existências futuras, os pesados sofrimentos dos efeitos cármicos decorrentes das graves causas negativas acumuladas desde existências passadas, ao acreditamos e propagamos o “ensinamento correto” nesta existência, podemos receber, por meio do poder benéfico dessas ações, instantaneamente o efeito de forma amenizada e assim eliminar todo o mau carma.

Ikeda sensei certa vez registrou: “A amenização do efeito cármico (tenju-kyoju) é o princípio místico da esperança que elucida a força essencial que repele as dificuldades e os sofrimentos. Ao   surgir o sol, desaparece a escuridão. Ao se manter a prática da fé forte e vigorosa, acontecerá sem falta o momento em que os sofrimentos desaparecerão ‘de uma só vez’. O difícil problema que mais nos faz sofrer se tornará o ponto de mudança que mais desenvolverá nossa condição de vida”.

         Aprofundar a compreensão

        O carma negativo desaparecerá como o orvalho sob o sol

        O Budismo de Nichiren Daishonin expõe a “transformação do destino” nesta existência.

Daishonin diz em Carta de Sado que o fato de ele próprio estar recebendo grandes perseguições não é devido à causalidade da lei comumentemente mencionada no budismo, mas em decorrência de ter caluniado o Sutra do Lótus no passado (cf. CEND, v. I, p. 321). Ele nos ensina que a ação de caluniar o Sutra do Lótus – o ensinamento correto que explana a dignidade do ser humano –, isto é, a depreciar a Lei, é justamente a má causa fundamental e o mal primordial que origina os “maus atos”.

A transformação do destino” no Budismo de Nichiren Daishonin é transformar, nesta existência, o mau ato fundamental da descrença e da calunia contra o ensinamento correto, realizando ações de acreditar, proteger e propagar a doutrina. O ponto principal para isso é o daimoku do Nam-myoho-renge-kyo.

Citando a frase do Sutra do Lótus Mérito Universal “Então as inúmeras ofensas, da mesma forma que a geada ou o orvalho, podem ser eliminadas pelo sol da sabedoria” (LSOC, p. 390). Daishonin afirma que os impedimentos cármicos que se acumularam em nossa vida poderão ser imediatamente extintos ao encontrarem o sol da sabedoria do daimoku do Nam-myoho-renge-kyo (cf. OTT, p. 205)

Ao abraçar o Gohonzon e se empenhar no daimoku para si e para os outros e evidenciar a vida do estado de buda tal qual o sol, o mau carma desaparecerá como o orvalho sob a luz do sol.