10 comédias estreladas por mulheres que todos devem ver

ROTANEWS176 E POR ADORO CINEMA 11/05/2019 09h45                                                                                Caqui Bandeira

 Não perca o talento feminino em ‘Missão Madrinha de Casamento’, ‘Caça-Fantasmas’ e muito mais

Não é surpresa para ninguém que comédias são, majoritariamente, estreladas por homens. Adam Sandler, Ben Stiller, Eddie Murphy, Jim Carrey, Steve Martin, Kevin Hart… a lista é enorme. Apesar de estes serem os primeiros nomes que vêm à cabeça quando se fala em comédia, as grandes mulheres do gênero também estão sempre presentes. Normalmente como personagens secundárias, o AdoroCinema aproveitou a estreia de Entre Vinho e Vinagre para listar 10 comédias estreladas por mulheres a que todo mundo deveria assistir. Confira a lista abaixo:

SAIBA MAIS

Entre Vinho e Vinagre: Estreia de Amy Poehler na direção reúne grandes comediantes em trailer

Missão Madrinha de Casamento

O filme que popularizou de vez comédias estreladas majoritariamente por mulheres, Missão Madrinha de Casamento conta com um elenco pra lá de talentoso. Maya Rudolph interpreta Lilian, uma recém noiva que planeja seu casamento, com a ajuda de sua melhor amiga de infância Annie (Kristen Wiig) e Helen (Rose Byrne), que quer tomar o lugar da primeira na vida de Lilian. Entre a competição das duas amigas, os momentos que eram para ser os mais felizes na vida da noiva, acabam sempre dando hilariamente errados. Ainda com Melissa McCarthy, Ellie Kemper e Wendi McLendon-Covey completando o grupo de madrinhas, a comédia beira a linha entre o escrachado e tocante.

Caça-Fantasmas

O reboot do grande sucesso dos anos 80, Caça-Fantasmas traz McCarthy e Wiig juntas novamente, desta vez acompanhadas de Kate McKinnon e Leslie Jones, estrelas do Saturday Night Live. Dirigido por Paul Feig (que também está por trás de mais 3 filmes desta lista), o filme reconta a história dos cientistas que acreditam no sobrenatural, por mais que sejam ridicularizados pela comunidade cinetífica. Aqui, duas acadêmicas deixam a universidade para trás e se juntam a outras duas mulheres para salvar Nova York e o mundo de uma invasão de fantasmas. Por mais que seja uma lista sobre mulheres, não dá para não ressaltar a participação de Chris Hemsworth, que também dá um show de comédia.

A Escolha Perfeita

O primeiro de uma trilogia, A Escolha Perfeita traz um novo grupo de atrizes que arrancam risadas dos espectadores. Anna Kendrick, em seu primeiro trabalho como protagonista, divide a tela com Rebel Wilson, Brittany Snow e mais oito mulheres para mostrar que diferentes tipos de personalidades femininas não só são válidas, mas também funcionam perfeitamente em um grupo de amizades. Um filme bem com aquele sentimento de sororidade, tudo só fica melhor quando adiciona a trilha sonora. Com músicas pop cantadas pelas atrizes, o longa é divertido, engraçado, e dá uma vontade de dançar e cantar.

As Bem-Armadas

Ela de novo! Melissa McCarthy desta vez trabalha com Sandra Bullock da comédia policial As Bem-Armadas. Já com um lado cômico desde Miss Simpatia, a vencedora do Oscar interpreta uma agente do FBI super certinha que ganha uma nova parceira em um caso: uma policial mal-educada. As duas atrizes sozinhas já são hilárias, mas em cena juntas conseguem se alimentar do talento uma da outra. Sem se levar a sério, até as cenas de ação conseguem manter o nível cômico. Usando os clássicos clichês de filmes de dupla policial, o filme se mantém engraçado de início ao fim, sem se esquecer do desenvolvimento das personagens, que rapidamente conquistam o espectador.

Viagem das Garotas

O único com um elenco majoritariamente negro, Viagem das Garotas é a oportunidade de normalizar o protagonismo de mulheres de pele retinta em histórias comuns. As quatro amigas, interpretadas por Queen Latifah, Jada Pinkett Smith, Tiffany Haddish e Regina Hall, se encaixam nos mesmos estereótipos comuns de comédias: a certinha, a dona de casa, a trabalhadora e a caótica. Em uma vibe estilo Se Beber, Não Case, elas vão viajar por um final de semana para se divertir, longe de suas realidades. A sororidade e os laços de amizade são o maior tema, e, por mais que cada personagem tenha uma questão para resolver, as outras três estão ali em todo momento para apoio emocional.

A Espiã que Sabia de Menos

A última vez que McCarthy aparece nesta lista. Estrelado somente por ela, A Espiã que Sabia de Menos brinca com filmes de espião, como a franquia 007. Na comédia, a atriz interpreta uma analista que ajuda Bradley Fine (Jude Law) em suas missões. Quando ele morre, ela se oferece para ir para o campo em uma tarefa de reconhecimento. Sabendo que era o cérebro por trás do sucesso de seu parceiro, ela consegue a promoção. Aí é que a comédia realmente começa, já que Susan não tem nenhuma experiência como agente. Ainda com Miranda Hart e Rose Byrne no elenco, as três se encaixam perfeitamente no estereótipos de suas personagens, ao mesmo tempo que os quebram, deixando os homens na caixinha dos clichês.

Irmãs

O último filme em que a grande dupla formada por Amy Poehler e Tina Fey protagonizam sozinhas, Irmãs celebra relações fraternais. A história segue a dupla após descobrir que sua casa de infância está sendo vendida. Decidindo reviver os anos do ensino-médio, elas dão uma festa para todos os colegas da época, mesmo não tendo os visto em anos. Com um quê de Projeto X, o filme consegue misturar perfeitamente o absurdo da situação com temas sérios, sem nem perder a graça, nem a importância de sua mensagem. Ainda com participações de Maya Rudolph, Rachel Dratch e Paula Pell, esta é uma das comédias menos conhecidas da lista, por mais que uma das mais engraçadas.

Alguém Especial

Lançado em abril na Netflix, Alguém Especial é o mais millenial da lista. Protagonizado por Gina Rodriguez, com DeWanda Wise e Brittany Snow ao seu lado, o filme beira a linha da comédia romântica, por mais que subvertida. Sem ser sobre relacionamentos, mas sobre términos, a comédia traz uma leveza para um momento tão triste. Ao mesmo tempo, a mudança na vida da protagonista, o avanço na carreira e a real “vida adulta” estão sempre pairando acima das conversas das personagens. Com um ótima trilha-sonora, um figurino moderno e refrescantemente normal, e roteiro realista, o filme dá um check em todas as caixas das preocupações de jovens adultos, sem se levar a sério.

Perfeita é a Mãe

Quebrando com o estereótipo de mãe sem defeitos, Perfeita é a Mãe traz o absurdo do que seria se mães parassem de tentar alcançar o nível de perfeição impossível que é posto a elas pela sociedade. Estrelando Mila Kunis, Kristen Bell e Kathryn Hahn, o filme liberta as mulheres da posição de excelência, mas não retira as suas responsabilidades, uma vez que em momento algum elas negam seus deveres. Com um visão mais realista do que é a maternidade (difícil, desafiadora e cansativa), as personagens não só se permitem errar, como incitam as outras a se juntarem a elas. O trio comandado por Kunis incorpora bem seus estereótipos, sem muitos exageros.

Entre Vinho e Vinagre

A mais nova comédia da Netflix, Entre Vinho e Vinagre é a versão meia idade de A Escolha Perfeita. Pelo menos no sentido de um grupo de amigas, extremamente diferente entre elas, unidas pelo seu carinho e amor uma pela outra. Novamente com Amy Poehler, Tina Fey, Maya Rudolph e Paula Pell, desta vez elas dividem a tela de forma mais uniforme, interpretando amigas que se juntam para comemorar um aniversário em um vinhedo. Tentando se conformar com os 50 anos, a chegada da menopausa e o medo da terceira idade, elas bebem e conversam, tentando esconder seus problemas para ter um fim de semana agradável. Dirigido por Poehler, este pode não ressoar com todas as idades, mas seu público alvo estava precisando de uma boa comédia, onde as mulheres possam se ver em tela.

E aí, a gente esqueceu de algum filme importante?