ROTANEWS176 E DELES 14/12/2016 05:00
O velho conhecido movimento da flexão é muito eficiente para trabalhar os membros superiores. Veja os exercícios
Qualquer um já fez uma flexão de braço. Desde as brincadeiras de crianças até os treinos pesados na academia, o exercício é um clássico e não é a toa. Ele é excelente aposta para trabalhar braços, ombros e peito.
Reprodução/Foto-RN176 Flexão trabalha braços, ombros e peito shutterstock
Se feito com um apoio mais aberto, é voltado para fortalecer o peitoral. Se os braços ficam juntos ao corpo na flexão, a ênfase é no tríceps. Além disso, o movimento, segundo Juliana Mouffron Bittencurt, educadora física da rede de academias Smart Fit, é usado em diversos esportes como vôlei, natação, lutas e até futebol na fase de treinamentos e fortalecimento.
Juliana é quem aponta 4 variações desse clássico. E a vantagem: você pode fazer os exercícios em qualquer lugar, basta procurar um apoio. Para todos os movimentos do alerta da professora é em relação à postura: é preciso manter sempre o abdômen contraído para evitar lesões e sobrecarregar a lombar. Dessa forma, o corpo se mantem reto durante todo o exercício, como uma prancha.
Dicas anotadas? Vamos aos movimentos:
Apoio de mãos
A versão clássica é com as mãos apoiadas e as pontas dos pés apoiadas no solo. Aqui, a ideia é elevar o corpo e usar um apoio sob as mãos. Pode ser um par de halteres ou um step, de estiver na academia. Se estiver na praia, use um banco baixo ou mesmo o meio-fio da calçada. Estique os braços e desça em direção ao solo.
Apoio de pés
A ideia é inverter o exercício anterior. Agora, as mãos ficam no solo e os pés são elevados. De novo, vale usar um step ou mesmo um banco. E sempre tenha cuidado de manter o corpo reto e o abdômen contraído.
Joelho no chão
Essa posição tornará o exercício um pouco mais simples. Troque o apoio da ponta dos pés pelos joelhos e desça o corpo em direção ao solo.
Unilateral
Mas se você já está mais treinado e condicionado, aposte na flexão unilateral. Faça a posição clássica, com os pés afastados. Apoie um dos braços nas costas e desça em direção ao solo usando apenas a força do outro. Cuidado para o corpo não inclinar. Faça uma série e troque o braço de apoio. Repita a mesma série.