Possibilidades

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO  25/01/2020 09:10

Conquistas devem ser celebradas sempre. Estimado leitor, um viva pela marca de 2.500 edições do jornal Brasil Seikyo, que a cada semana traz os direcionamentos do presidente Ikeda e histórias que nos encorajam a vencer. Com certeza, ao longo dessa jornada você já leu algo e refletiu: “Esse incentivo é para mim”. Ou encontrou em algum relato de vida uma nova fonte de esperança, renovou a decisão e se tornou uma pessoa muito mais forte.

Recordo-me de quando entregava os periódicos para os membros da localidade. Eu ia até a casa onde era feita a distribuição, colocava o nome em cada publicação e saía para fazer a entrega. Confesso terem sido vários os desafios, transformados em  verdadeiros tesouros  para a minha vida.

Dessa ótica, destaco uma passagem do livro Heróis de Intrépido Espírito de Luta — Dedico aos Jovens de Juramento, em que Ikeda sensei explana um trecho do Gosho Abertura dos Olhos. Em suas palavras, ele nos encoraja: “A vida é sempre uma sucessão de êxitos e fracassos, vitórias e derrotas. É importante refletir e se redimir, mas ficar somente no sentimentalismo arrastando o passado nunca irá criar causas para a vitória” (p. 184).

Refletindo aqui junto com você, temos várias oportunidades para desafiar a nós próprios neste 2020 e celebrar a vitória conjunta com nosso mestre: 45º aniversário de fundação da SGI em 26 de janeiro; 60º aniversário da posse presidencial de Ikeda sensei em 3 de maio; 60º aniversário de fundação da BSGI em 19 de outubro; e 90º aniversário da Soka Gakkai em 18 de novembro.

Com todas essas possibilidades de gerar um novo avanço em nossa vida, reforço um termo muito conhecido dos membros da DMJ que é Yu myo sho jin (e que recitamos todos os dias no gongyo). Seu significado é “empenho corajoso e avanço ininterrupto”. O presidente Ikeda explica da seguinte forma:

“Quando nosso coração arde com o espírito de ‘empenhar-se com coragem e vigor’, brota a vitalidade abundante. ‘Com coragem e vigor’ significa uma imensa coragem. ‘Empenhar-se’ tem dois significados: ‘pureza’, no sentido de imaculado; e ‘esforço incessante’, no sentido de avanço contínuo. Daishonin diz: ‘O Nam-myoho-renge-kyo é a prática de se ‘empenhar’. Nunca devemos parar de lutar; os ‘poderes místicos do Buda manifestam-se por uma fé como essa’” (BS, ed. 1.547, 11 mar. 2000, p. 4).

Manifestar esse espírito corajoso, a meu ver, corresponde a conquistar, em primeiro lugar, um coração forte e magnânimo. Vencer o medo, as inquietações e coroar a vida com a suprema prática do budismo. Que tal iniciarmos com as pequenas vitórias que fazem toda a diferença? Por exemplo, recitar gongyo e daimokudiariamente, ler, encontrar os amigos ou até iniciar alguma atividade física? Budismo é comprovação em todos os aspectos da nossa vida, daí a importância de dedicar-se também aos estudos e ao trabalho.

Assim como esta edição do BS é especial, nossa vida é extremamente preciosa. Vamos juntos, ao lado do Mestre, vencer a nós mesmos e avançar, constantemente, no caminho da felicidade.

André Maemura

Coordenador da DMJ da BSGI