“Conde de Monte Cristo da Lei Mística”

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 08/02/2020 09:59

CADERNO ESPECIAL

120 anos de nascimento de Josei Toda – parte 2

Na sequência da nova série BS.Doc, um pouco mais sobre a trajetória de Josei Toda e sua dedicação em defesa da justiça, abordando agora sua fase adulta

DA REDAÇÃO

Os 120 anos de nascimento do segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, são celebrados em todo o Brasil neste fevereiro. E, dando continuidade à série BS.Doc, nesta edição os leitores conhecerão um pouco mais sobre os bastidores e os acontecimentos da fase adulta de Josei Toda, após conhecer o educador Tsunesaburo Makiguchi, em 1920. Mestre e discípulo, unidos na nobre missão de combater a injustiça e sedimentar as bases para o desenvolvimento da Soka Gakkai que conhecemos hoje.

Reprodução/Foto-RN176 Makiguchi sensei explana sobre o Budismo Nichiren durante uma reunião de palestra

Onda de paz

Como foi abordado na edição anterior, Josei Toda, na época com o nome de Jogai, é apresentado àquele que se tornaria seu mestre da vida, Tsunesaburo Makiguchi. Com uma visão educacional humanística, eles conhecem o Budismo de Nichiren Daishonin em 1928 e se encantam pela similaridade da filosofia com os propósitos educacionais que já acreditavam e defendiam há anos. Não houve dúvidas e decidiram seguir o Budismo Nichiren.

Juntos, eles fundam a Soka Kyoiku Gakkai [Sociedade Educacional de Criação de Valor], precursora da Soka Gakkai [Sociedade de Criação de Valor], em 18 de novembro de 1930. Tendo os dois educadores à frente da organização, esse dia histórico é marcado também pelo lançamento do primeiro volume da obra Sistema Pedagógico de Criação de Valor, de autoria de Makiguchi. A editora de Jogai Toda investe ainda no lançamento de revistas educacionais, muitas delas sucesso entre os leitores da época.

A organização, no início formada em sua maioria por educadores japoneses, cresce sob a liderança de Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda. Seus ideais se expandem, promovendo uma onda de paz e de tranquilidade entre seus membros.

Em 1934, ele funda a editora Nihon Shogakkan. Foi nessa ocasião também que ele se curou da tuberculose, doença que o atormentava havia dez anos e que acabou tirando a vida de sua primeira esposa Tsuta. No ano seguinte, 1935, ele se casou com Ikuko Matsuo e, com ela, teve o filho Takahisa, nascido no ano seguinte.

Jogai Toda decidiu abrir em 1940 a Nihon Shote, uma empresa do ramo comercial. A partir de então, a sede da Soka Kyoiku Gakkai passou a funcionar no escritório da nova empresa. E, em outubro do mesmo ano, Makiguchi sensei e Toda sensei tornam-se, respectivamente, presidente e diretor-geral da organização.

Reprodução/Foto-RN176  Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda durante diálogo no Japão

Inabalável convicção

O mundo passou a ser assolado pela Segunda Guerra Mundial [1939-1945] e o militarismo tomou conta das terras do Japão, causando inúmeros sofrimentos à população. Nessa época, a Soka Kyoiku Gakkai avançava a passos largos e já contava com 3 mil membros, a maioria de educadores e simpatizantes.

Como forma de unificar os cidadãos em torno de um único ideal, o governo decide impor o talismã xintoísta como símbolo religioso nacional em prol do esforço de guerra. Todos deveriam adotá-lo. No ano de 1941, houve a revisão da “Lei de Manutenção da Ordem Pública”, que visava a opressão do pensamento e da religião. Ser contra o talismã xintoísta tornou-se motivo de repressão e cárcere.

Em junho de 1943, veio dos líderes da Nichiren Shoshu o aconselhamento para que Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda aceitassem o talismã. Indignados com essa sugestão do clero e convictos de sua fé, decidem não sucumbir à arbitrária exigência governamental. Como resultado, eles são presos em 6 de julho do mesmo ano, acusados de violação da lei da manutenção da ordem pública e suspeita de desrespeito ao santuário xintoísta.

Sensei, por favor, cuide da sua saúde!”

O último encontro dos dois aconteceu em setembro de 1943, dentro do departamento de polícia, enquanto Makiguchi era transferido para a Casa de Detenção de Tóquio. As palavras de Jogai Toda para seu mestre foram: “Sensei, cuide de sua saúde”. Um mês depois, ele também foi transferido para a mesma casa de detenção, onde foi mantido em confinamento solitário.

Em decorrência de uma desnutrição severa agravada pelos maus-tratos, Tsunesaburo Makiguchi faleceu serenamente na prisão em novembro de 1944. Jogai Toda foi informado da morte do seu mestre meses depois, em janeiro de 1945.

A morte de Makiguchi marca profundamente a vida do discípulo, que se entrega totalmente à meditação e ao estudo das escrituras budistas, disposto a encontrar respostas aos seus mais profundos anseios, entre os quais, a melhor forma de honrar a memória do seu grande mestre. Ele obtém a compreensão plena do Sutra do Lótus, atingindo a iluminação. A importância desse acontecimento será decisiva no futuro.

Reprodução/Foto-RN176  Foto de uma pequena cela da prisão onde os dois primeiros presidentes da Soka Gakkai ficaram presos. Lá cabiam apenas uma mesa, uma cadeira e o vaso sanitário. Nela, Josei Toda estuda o Sutra do Lótus

Sábio do castelo

Um mês antes do cessar-fogo, em 3 de julho de 1945, Jogai Toda foi libertado provisoriamente da prisão. Quem o visse saindo do confinamento naquela manhã se chocaria com a imagem daquele homem de 45 anos e quase 1,80 m, pesando menos de 40 quilos. Seu estado de saúde era precário: tinha desnutrição, tuberculose, asma, cardiopatia, diabetes e reumatismo. Além disso, sua forte miopia havia se agravado pela péssima condição física em que se encontrava.

Apesar do corpo combalido, seu olhar transmitia a forte determinação que nem o pior cárcere pôde abater. Carregando o juramento seigan do seu mestre, mudou seu nome de Jogai (“Exterior do Castelo”) para Josei (“Sábio do Castelo”).

Ele restabeleceu os escritórios de sua empresa Nihon Shogakkan e começou a oferecer um programa de educação por correspondência. Em outubro, durante a administração de ocupação dos Estados Unidos da América, a “Lei de Preservação da Paz” foi abolida, removendo todas as acusações contra ele.

Josei Toda sabia que a tarefa que o aguardava era quase impossível, mas sozinho, em meio às planícies devastadas pela guerra, iniciou a reconstrução do castelo Soka para realizar o kosen-rufu, o movimento pela paz no mundo baseado no Budismo Nichiren.

A história continua

O legado de Josei Toda é enorme e sua luta para reconstruir a Soka Gakkai foi intensa. Após o sofrimento da guerra, ele promove encontros para dialogar sobre o Budismo Nichiren, com o objetivo de levar esperança à população. E é a partir daí que sua história, com impactos gerados para toda a humanidade, muda mais uma vez. Confira na próxima edição!

1930 a 1945

Coragem — a marca de Josei Toda

1930 Em 18 de novembro, junto de Tsunesaburo Makiguchi, funda a Soka Kyoiku Gakkai; o dia marca também o lançamento do primeiro volume da posteriormente consagrada obra de Makiguchi — Sistema Pedagógico de Criação de Valor.

1930 Lançamento do Livro Ambiente Progressivo para Materiais de Estudo, que algum tempo depois passa a chamar Novo Ensino e se transforma em uma publicação da  Soka Kyoiku Gakkai.

1934 Josei Toda funda a editora Nihon Shogakkan.

1935 Casa-se com sua segunda esposa Ikuko Matsuo.

1936 Nasce seu filho Takahisa.

1940 Lança a revista de estudo mensal Shogakusei Nihon Gonen (Elementary Students’ Japan — Fifth Graders), que teve um público ávido. O título foi depois alterado para Shokokumin Nihon (Jovens Cidadãos), mas a revista continuou por dois anos.

1940 Em agosto, Josei Toda abre a Nihon Shote, do ramo comercial, e muda a sede da Soka Kyoiku Gakkai de Jishu Gakkan para o escritório dessa nova empresa.

1940 Makiguchi sensei assume oficialmente como presidente da Soka Kyoiku Gakkai, tendo Josei Toda como diretor-geral.

1940 Josei Toda funda sua terceira editora, a Daido Shobo. Entre as publicações estavam romances de seu amigo de longa data, Kan Shimozawa, e muitos outros sucessos.

1943 Clero da Nichiren Shoshu aceita a imposição do governo e se rende ao talismã xintoísta. Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda não aceitam a imposição e são presos injustamente.

1943 Em setembro, o último encontro em vida de Josei Toda e seu mestre, no posto policial, enquanto Makiguchi sensei era transferido para a prisão de Tóquio.

1944 Josei Toda estuda o Sutra do Lótus com profundidade e atinge a iluminação.

1945 Em janeiro, é informado da morte do seu mestre, Makiguchi, ocorrida em 18 de novembro do ano anterior.

1945 Toda sensei sai da prisão em julho.

Fontes:

Site: joseitoda.org

Nova Revolução Humana, v. 2.

Josei Toda: O Grande Caminho de Mestre e Discípulo. Japão: Ushio Shuppansha, 2001.