ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 29/02/2020 09:30
CADERNO ESPECIAL
REDAÇÃO
Na Soka Gakkai Internacional, seus integrantes são envolvidos no ciclo virtuoso de desenvolvimento, estimulados a extrair o máximo de si para transformar a realidade ao redor
Reprodução/Foto-RN176 No Centro Cultural de Kanagawa, Ikeda sensei incentiva jovens da banda Fuji Kotekitai, grupo horizontal da Soka Gakkai (Japão, ago. 1979)
Num dicionário bastante popular, a palavra “aprimorar” significa ação de “tornar algo melhor, mais bem-acabado, mais perfeito”,1 mas na Soka Gakkai Internacional (SGI) esse termo possui amplo contexto. O aprimoramento tem como foco o desenvolvimento humano e isso faz com que cada indivíduo manifeste capacidades inatas, torne-se forte e consciente do seu papel na sociedade. A esse respeito, o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, declara, citando o escritor Liev Tolstói,2 que também aspirava à revolução humana:
“A tarefa na vida de cada pessoa é tornar-se um indivíduo cada vez melhor”. Em essência, isso é revolução humana. De acordo com Tolstói, (…)
“Todos devem se aprimorar. Para aprimorar cada pessoa, tem-se apenas um método sob seu controle — você próprio é quem deve se tornar uma pessoa melhor”.3
Apesar de todo o apoio que os membros recebem na organização, sabe-se que pôr em prática os princípios budistas não é algo fácil, mas a chave do aprimoramento está no esforço para ultrapassar os desafios com base na prática da fé. Isso renova a convicção e amplia a rede de amigos Soka.
Na SGI, o autoaprimoramento é incentivado por meio de uma série de atividades e do apoio dos membros e líderes da organização. Essa não é uma simples ajuda, mas sim um verdadeiro desejo de colaborar para que o outro se desenvolva — é o que chamamos “companheirismo”.
A Soka Gakkai oferece uma série de ferramentas para que esse desenvolvimento seja possível, mas é importante que a pessoa busque e aproveite cada oportunidade. Não precisa ser um gênio da ciência ou um “ás” dos esportes, o que faz diferença é o “espírito de procura”. Sobre as pessoas que agem dessa forma, Ikeda sensei afirma:
A primeira coisa que devemos fazer é desenvolver a nós próprios. Uma pessoa verdadeiramente louvável é aquela que possui o espírito de se aprimorar e se desenvolver, e isso em si é a verdadeira consideração pelos outros. (BS, ed. 1.450, 28 fev. 1998, p. 3)
Verdadeiro cidadão
Ao abraçar a oportunidade de atuar em algum grupo ou departamento na Soka Gakkai ou mesmo de participar de reuniões de estudo ou cursos, a pessoa se permite entrar num caminho vibrante de vitórias. Ela comprova na vida real sua força interior despertada com a prática budista. Essa força cheia de energia criativa se manifesta em todos os momentos inclusive na ação correta e ética — fatores tão carentes em nossa sociedade. Isso é tornar-se um verdadeiro cidadão que vence no aspecto individual e influencia de forma positiva seu ambiente. Agir para despertar essa força no outro é uma prova de que atingimos essa condição de vida elevada, pois a missão do budista é ser vitorioso e permitir aos outros manifestar essa mesma condição. É assim que os membros da SGI expandem a rede de paz pelo mundo — pela postura correta em relação às pessoas e ao mundo.
O objetivo, portanto, do aprimoramento na SGI não é a ovação, mas sim o kosen-rufu. Nesse movimento cada indivíduo utiliza todas as suas habilidades por completo gerando uma profunda transformação em seu comportamento. Essa mudança inspira os demais a fazer o mesmo, provocando uma onda de aprimoramento que se espalha na família, no trabalho e na sociedade como um todo. O presidente Ikeda ainda ressalta que todos os fenômenos que ocorrem ao nosso redor fazem parte da nossa vida, pois ela “abarca tudo no universo e contém o poder para transformar o lugar em que estamos na ‘terra do tesouro’4”.5
Em suma, os esforços para mudar a postura e assim tornar-se um ser humano melhor constituem os passos para a revolução humana do indivíduo — a conquista dos objetivos e a construção de um mundo de contínuo avanço.
Falamos anteriormente de “ferramentas” oferecidas pela Soka Gakkai, visando o aprimoramento constante. Mas quais são elas?
Gongyo e daimoku:
Reprodução/Foto-RN176 Gongyo e daimoku
Como tudo depende do desejo e do esforço individuais, podemos dizer que o treinamento começa aqui: com a prática diária. A recitação do gongyo e do daimoku (Nam-myoho-renge-kyo) é a principal fonte de energia vital dos praticantes do Budismo Nichiren. E com essa prática diária constante, adquire-se coragem e sabedoria para vencer as questões do dia a dia, mantendo nossa vida em pleno equilíbrio, o que ajuda a desenvolver a disciplina.
Reunião de palestra
Reprodução/Foto-RN176 Reunião de palestra
É a principal atividade de aprimoramento da SGI. É a base, na qual democraticamente todos sentem esse aprimoramento na prática — desde os que se dedicam a preparar esse encontro até os que se esforçam para participar dele, aplicando na vida as orientações do Mestre. A reunião de palestra pode ser considerada um modelo vivo do aprimoramento promovido pela Soka Gakkai.
Estudo do budismo
Reprodução/Foto-RN176 Estudo do budismo
Conhecer a filosofia e os princípios do Budismo de Nichiren Daishonin é uma importante premissa para quem ingressa na Soka Gakkai. Dessa forma, as atividades relacionadas ao estudo do budismo são excelentes oportunidades para adquirir conhecimento para vencer as dificuldades do dia a dia e cumprir a missão como praticantes do budismo: estudar para saber como aplicá-lo!
Grupos horizontais
Reprodução/Foto-RN176 Grupos horizontais
Dos grupos horizontais de apresentação (bandas, corais, dança) àqueles que atuam nos bastidores, todos possuem uma importante função. Em caráter voluntário, os membros, além de receber treinamento prático, compreendem plenamente seu papel em relação às outras pessoas. As tarefas não estão ligadas à capacidade, mas à oportunidade de se desenvolver. Engana-se quem pensa que o objetivo desse processo são os aplausos e os holofotes; o objetivo central é o kosen-rufu, ou seja, um mundo de paz.
Cultura e educação
Reprodução/Foto-RN176 Cultura e educação
Desenvolvimento por meio do incentivo à valorização da cultura e da educação de qualidade. Ikeda senseisempre transmite direcionamentos sobre a importância de ouvir boa música, ler bons livros e também sobre o estudo (independentemente da idade ou da condição social). Esse direcionamento pulsa nas atividades da SGI, realizadas nas organizações de base, e está presente nos institutos, museus, colégios e universidades, entre outros, fundados pelo presidente Ikeda.
Cursos de aprimoramento
Frequentemente, a SGI promove cursos de aprimoramento, alguns deles sediados no Japão e em outros locais, em níveis fundamentais da organização. Além dos intercâmbios culturais, os encontros se propõem a alinhar o pensamento e a missão dos líderes e dos membros, centrados no respeito máximo à dignidade humana.
Reprodução/Foto-RN176 Cursos de aprimoramento Cursos de aprimoramento
Notas:
- Cf. Dicionário Houaiss, 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. p. 166. 2. Liev Tolstói (1828—1910): Considerado um dos mais importantes escritores russos de todos os tempos. É autor de clássicos como Anna Karenina(1877), A Morte de Ivan Ilitch (1886), Depois do Baile (1911). Uma de suas principais obras, Guerra e Paz (1869), é tida como uma das mais volumosas da literatura universal. 3. BS, ed. 2.067, 15 jan. 2011, p. B8. 4. Terra do tesouro: Em Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente consta essa referência feita por Nichiren Daishonin à condição de buda que é revelada com a recitação do daimoku. Cf. OTT, p. 77. 5. Cf. BS, ed. 2.441, 27 out. 2018.
Continuar lendo a seção “Caderno Especial” da edição 2505.
O sonho que virou realidade
clique para ver a imagem no tamanho real.
No Centro Cultural de Kanagawa, Ikeda sensei incentiva jovens da banda Fuji Kotekitai, grupo horizontal da Soka Gakkai (Japão, ago. 1979)
Gongyo e daimoku
Reunião de palestra
Estudo do budismo
Grupos horizontais
Cultura e educação
Cursos de aprimoramento