ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 29/02/2020 09:31
CADERNO ESPECIAL
REDAÇÃO
120 anos do nascimento de Josei Toda – Parte final
Reprodução/Foto-RN176 Monumento Josei Toda construído por Daisaku Ikeda para homenagear seu mestre. O olhar da estátua do segundo presidente da Soka Gakkai está voltado para a Índia, simbolizando o “retorno do budismo para o oeste” (Vila Atsuta, Hokkaido, Japão)
Foram 3.884 dias em que mestre e discípulo conviveram em perfeita harmonia. Josei Toda e Daisaku Ikeda, unidos pelo ideal de paz, traduzem o espírito imbatível dos que fazem o sonho acontecer. Do primeiro encontro de ambos, em 14 de agosto de 1947, até o falecimento de Toda sensei, em 2 de abril de 1958, os dois viveram por um único juramento: consolidar uma organização que valoriza o ser humano e atua pela paz no mundo.
O presidente Ikeda relembra o brado do seu mestre: “A organização Soka Gakkai é mais importante que a minha própria vida!”.1
“Vamos, não hesite! Desafie seu espírito de procura comigo! Estude e pratique com coragem, assim como cabe a um jovem!”.2 Esse era o desejo apaixonado de Toda sensei para o jovem Ikeda.
O primeiro grande objetivo de Daisaku Ikeda foi então o de proteger seu mestre. Os negócios de Josei Toda ficaram abalados pela crise econômica no Japão no pós-guerra, entrando em colapso em 1950. Na época, todos o abandonaram, e surgiram críticas e difamações. Ikeda foi o único que se dedicou para reverter a situação da empresa e manter seu mestre à frente do movimento pacifista da organização. Ele sabia que mesmo a eficácia do budismo só seria provada se Josei Toda se tornasse presidente da Soka Gakkai. Em curto espaço de tempo, o quadro foi superado e o jovem discípulo viu seu mestre assumir a presidência, em 3 de maio de 1951.
Reprodução/Foto-RN176 Mestre e discípulo triunfam com espírito indomável com a concretização do kosen-rufu. Acima, Festival dos Jovens realizado no campo de atletismo da Universidade Nihon (Tóquio, set. 1956)
Revolução humana
Como vimos na parte anterior desta série, após a saída da prisão, em julho de 1945, Josei Toda reconstruiu a organização em ritmo acelerad0 — realizou reuniões de palestra por todo o Japão e fundou as Divisões Feminina, Feminina de Jovens e Masculina de Jovens nesse mesmo ano. Ele constantemente dizia: “Quero acabar com a miséria da face da Terra”.
Na Soka Gakkai, a expressão “revolução humana” (ningen kakumei, em japonês) foi utilizada pela primeira vez pelo presidente Toda para descrever o processo para o desenvolvimento que ocorre quando uma pessoa inicia a prática budista e aprende a evidenciar o estado de buda na vida diária. Esse conceito esclarece o significado de manifestar a condição de buda na presente existência, da forma como somos.
Pessoas extraordinárias
Em sua posse, Josei Toda apresentou sua meta: atingir 750 mil famílias na Soka Gakkai. Para corresponder a esse desejo do seu mestre, o jovem Ikeda passou os anos seguintes aplicando toda a sua energia para vencer as batalhas da propagação, como nos Distritos Kamata, Bunkyo, Kansai e Yamaguchi. Esse feito foi concretizado em 1957 e, em 8 de setembro do mesmo ano, Josei Toda proferiu a Declaração pela Abolição das Armas Nucleares, no Estádio Esportivo de Mitsuzawa.
Com aguçada visão de futuro, reuniu todos os jovens e confiou-lhes a missão pelo kosen-rufu mundial. Essa emblemática cerimônia marcou o dia 16 de março de 1958, em que cerca de 6 mil jovens receberam o bastão para a concretização da paz mundial, com base no Budismo Nichiren. Essa cerimônia foi a última reunião na qual o presidente Josei Toda participou.
Reprodução/Foto-RN176 Praça Jossei Toda em São José dos Campos, SP
No volume 4, do romance Nova Revolução Humana, capítulo “Tempestade Primaveril”, Ikeda sensei relata sua decisão após receber os direcionamentos de Josei Toda na cerimônia do 16 de Março:
O presidente Toda declarou na ocasião que todas as pessoas, desde o primeiro-ministro a um simples cidadão, são iguais perante o Gohonzon (…) Após a cerimônia e pouco antes de retornar para seus aposentos, ele nos disse: “Vamos todos lutar firmemente!”.
Ao ouvir esse clamor, o presidente Ikeda comenta:
De qualquer modo, quando ouvi seu brado “Vamos todos lutar firmemente!”, emitindo um extraordinário brilho nos olhos a despeito de seu corpo extremamente debilitado, recebi como que uma forte carga elétrica. Naquele momento, renovei a minha decisão de lutar intrepidamente pelo kosen-rufu sem nada temer. Era um brado das profundezas de sua vida. (NRH, v. 4, p. 42).
Duas semanas depois, em 2 de abril, Josei Toda faleceu serenamente, aos 58 anos. Era um dia de inverno, com as cerejeiras em flor.
Inspiração pela paz, cultura e educação
Após o falecimento de Josei Toda, a mídia japonesa afirmava que a organização se dissolveria, pois não havia um líder à altura dele. Entretanto, um jovem destemido havia sido treinado por ele. E assim, Ikeda senseiassumiu a terceira presidência da Soka Gakkai em 3 de maio de 1960, aos 32 anos. Meses depois, em outubro, partiu para a primeira viagem ao exterior a fim de propagar o budismo em diversos países, entre eles o Brasil.
Reprodução/Foto-RN176 Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin, publicada em diversos idiomas
Para cumprir os ideais do seu mestre e impulsionar o movimento pelo kosen-rufu, Ikeda sensei empreendeu a criação do sistema educacional Soka, fundou o Museu de Arte Fuji de Tóquio e a Associação de Concertos Min-On; promoveu diálogos com diversas personalidades. Pelo mundo, recebeu homenagens de universidades e de outras instituições, em reconhecimento aos seus esforços pela paz, cultura e educação. Uma trajetória que ainda avança, pelos constantes incentivos que Ikeda sensei dedica sem medir esforços, aos 92 anos. E para eternizar a relação de mestre e discípulo, completou sua obra, Nova Revolução Humana, produzida em trinta volumes.
Nos primórdios, a Soka Gakkai era tachada como uma organização de pobres e doentes. Hoje, está presente em 192 países e territórios e atua em diversas áreas que promovem a expansão do ser humano. Podemos concluir que o maior legado deixado pelo presidente Josei Toda se encontra nas ações do presidente Ikeda em difundir os ideais de paz, cultura e educação.
Assim como o presidente Ikeda ressalta:
Ele [Josei Toda] confiava sinceramente em mim, embora eu fosse 28 anos mais novo que ele. “Não posso confiar em ninguém mais a não ser em você”, ele dizia. (…) Sinto profunda e eterna gratidão por meu mestre. Este é o caminho de mestre e discípulo na Soka Gakkai — um belo laço espiritual. Desejo agora transmitir esse espírito aos jovens em quem deposito máxima confiança. (BS, ed. 1.934, 5 abr. 2008, p. A3)
Legado do presidente Josei Toda
Reprodução/Foto-RN176 primeira edição do Seikyo Shimbun
Dentre as realizações do segundo presidente da Soka Gakkai, podemos citar:
Educação
O sistema educacional Soka, idealizado por Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda, está presente nas instituições de ensino fundadas pelo presidente Ikeda em diversos países, tais como Hong Kong, Malásia e Brasil, além das Universidade Soka no Japão e da Universidade Soka da América, nos Estados Unidos.
Condecorações
Toda sensei já foi reconhecido por diversas instituições e órgãos governamentais pelo mundo. No Brasil, a primeira homenagem recebida pelo segundo presidente da Soka Gakkai foi em julho de 1999, pela cidade de Pindamonhangaba, SP. No total, são 41 homenagens outorgadas a Josei Toda, incluindo logradouros públicos, no Brasil.
Contribuições para a paz
A Declaração pela Abolição das Armas Nucleares do presidente Josei Toda é um dos pontos primordiais dos esforços da SGI pela paz e pelo desarmamento. Ikeda sensei anual-mente envia sua Proposta de Paz à ONU (Organização das Nações Unidas) com esse mesmo espírito.
Instituto Toda
Reprodução/Foto-RN176 exemplares da revista Daibyakurenge
O Instituto Toda para a Paz3 (anteriormente denominado Instituto Toda para a Paz Global e Pesquisa Política) foi criado em 11 de fevereiro de 1996 por Ikeda sensei, como forma de homenagear seu mestre. No local são desenvolvidas pesquisas, oficinas e seminários, criando um ambiente de diálogo entre divisões étnicas, culturais, religiosas e políticas. Catalisa conversas práticas e orientadas a políticas entre especialistas teóricos, profissionais, formuladores de políticas e líderes da sociedade civil, a fim de propor soluções inovadoras e criativas para os principais problemas que o mundo enfrenta no século 21.
Fundação do jornal Seikyo Shimbun
Publicação da Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin (Gosho), em japonês
Autoria do romance Revolução Humana
Fundação da revista de estudos Daibyakurenge
Notas:
- BS, ed. 1.960, 18 out. 2008, p. A2.
- Pilares de Ouro Soka, p. 63.
- https://toda.org/
Continuar lendo a seção “Caderno Especial” da edição 2505.