ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 14/03/2020 09:55
EDITORIAL
Março vem acompanhado de um profundo significado para todos os membros da Soka Gakkai. É quando se celebra a cerimônia do Dia 16 de Março, ocorrida em 1958, ocasião em que o segundo presidente, Josei Toda, confiou a liderança do kosen-rufu aos jovens. Leia matéria especial nas p. 6 e 7.
Diante da missão de assumir tal legado, os jovens podem se sentir incapazes ou despreparados para dar continuidade ao intento planejado e construído pelos Três Mestres Soka. O que cada jovem pode fazer para corresponder a essa missão? Para incentivá-los, Ikeda sensei falou sobre a infância e a juventude do renomado físico Albert Einstein.
Einstein, que nasceu em 14 de março de 1879, aprendeu a falar depois da maioria das crianças. Já na escola, não ia bem nas matérias que exigiam habilidade de memorização.
Com isso, nosso mestre demonstra que todas as pessoas têm suas limitações, mas elas devem se concentrar naquilo em que são boas.
O primeiro passo para a genialidade do matemático e físico alemão foi aos 5 anos, quando ganhou uma bússola magnética do seu pai. Não importava onde ela fosse colocada, seu ponteiro sempre se direcionava para o Norte. Foi com esse instrumento que ele se deu conta de que havia forças invisíveis que moviam objetos no mundo visível. A partir de então, dedicou-se aos estudos passando pelos desafios de ter de deixar a escola quando os negócios do seu pai não iam bem e de não ter sido aceito na faculdade em sua primeira tentativa.
Citando essa e outras personalidades no livro Juventude: Sonhos e Esperanças, Ikeda sensei explica que a chave para o sucesso é jamais se dar por vencido. Veja mais incentivos aos jovens que constam no Encontro com Mestre desta edição, p. 4 e 5.
O gênio da humanidade afirmou: “Ficar feliz com a felicidade dos outros e sofrer junto com eles — essas são as melhores orientações para os seres humanos”. Eis o espírito da Soka Gakkai e a herança recebida pelos jovens — “o espírito da paz”.
Ótima leitura!
Fonte:
RDez, ed. 185, 13 maio 2017, p. 12-14.