ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 28/03/2020 08:35
CADERNO NOVA REVOLUÇÃO HUMANA
Capítulo “Frescor”, volume 29
PARTE 45
Durante a sua estada no Japão, o Dr. Wilson participou da Conferência da Sociedade Internacional de Sociologia e Religião de Tóquio e também visitou diversos centros culturais e centros de treinamentos da Soka Gakkai em cada localidade. Conheceu ainda a Universidade Soka e as escolas Soka. Na universidade, proferiu uma palestra comemorativa intitulada “Cultura e Religião: As Religiões do Oriente e do Ocidente da Ótica da Sociologia”.
No dia 20 de janeiro, o Dr. Wilson visitou o Centro Internacional da Amizade em Shibuya para cumprimentar Shin’ichi antes de retornar ao seu país. Ele manifestou seu sentimento de que durante a sua estada, manteve contato com muitos membros e conheceu a Soka Gakkai como organização religiosa viva que contribui com seriedade em prol da cultura e da paz.
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da Editora Brasil Seikyo – BSGI
Shin’ichi o consultou sobre a maior necessidade social das religiões no século 21. Ele disse que da posição de um pesquisador sobre a realidade das religiões, principalmente na Europa, julgava que cada vez menos pessoas sentiriam a necessidade dessas religiões, tanto no âmbito social como no individual. Do seu ponto de vista, a tendência de se afastar das religiões era crescente. Com ar de preocupação, acrescentou: “Na verdade, a religião é uma necessidade imprescindível para o ser humano”.
Shin’ichi também tinha o forte receio de que a religião se distanciasse do coração das pessoas. O pensador da Índia contemporânea, Swami Vivekananda, repreendeu: “O que restará se retirar a religião da sociedade humana? Não passará de uma floresta de animais selvagens”.1 A sociedade e o ser humano que perderam a religião ficarão à deriva nas ondas tempestuosas do desejo desenfreado em meio à névoa da intranquilidade. E a humanidade chegará ao destino da crença na ciência, da crença na tecnologia, da crença nas armas nucleares, da adoração pelo dinheiro e outros. Porém, essas crenças, que podem ser classificadas como produto do ilimitado e crescente desejo, levaram à decadência e ao vazio espiritual, ampliaram o descrédito no ser humano e provocaram a poluição e a alienação das pessoas. Para que a tecnologia ou as finanças sejam utilizadas a favor da paz e da felicidade do homem, é indispensável a transformação do próprio ser humano, e aí se encontra o papel da religião.
PARTE 46
O escritor Liev Tolstói afirmou que o ser humano não pode viver sem religião. Seu discípulo Pavel Ivanovich Biriukov sintetizou os motivos dessa declaração em seis pontos:2 1) Somente a religião é capaz de oferecer o discernimento entre o bem e o mal; 2) Sem religião, o homem não consegue discernir o bem do mal naquilo que ele faz; 3) Só a religião é capaz de destruir o egoísmo; 4) Apenas a religião é capaz de superar o medo da morte; (5) Somente a religião é capaz de dar significado à vida humana; 6) Só a religião é capaz de estabelecer a igualdade entre os homens.
Esses pontos indicam que a figura da religião é indispensável para a realização da felicidade do homem e da paz do mundo.
No diálogo de Shin’ichi com o Dr. Wilson houve troca de opiniões sobre o papel da religião no futuro, entre outros. Shin’ichi solicitou: “Gostaria de pedir ao Dr. Wilson que, na posição de observador externo, fale sem reservas sua opinião objetiva sobre a Soka Gakkai. Meu pensamento é de ouvir humildemente as opiniões para o crescimento saudável da religião pelo bem da humanidade no século 21”.
Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da Editora Brasil Seikyo – BSGI
O Dr. Wilson respondeu com brilho nos olhos: “Essa manifestação do presidente Yamamoto, por si só, representa uma atitude de extrema importância e verdadeiramente progressista para um religioso”.
Ele afirmava que normalmente as religiões se prendem ao passado, caem no fundamentalismo e no dogmatismo, e perdem a energia para revitalizar a época. E manifestou o desejo de prosseguir, doravante, com a troca de opiniões com o presidente Yamamoto. Então, ambos concordaram em continuar o diálogo num futuro próximo, consolidando-o em uma publicação.
O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.
Notas:
- Registro de Palavras de Vivekananda. Registros e Vida de Swami Vivekananda. Tradução: Tanun Kotani e Sociedade de Pesquisa Vivekananda. Sociedade de Pesquisa Vivekananda (ed.). Editora Aporon-sha.
- BIRIUKOV, Pavel Ivanovich. Grande Tolstói. v. I. Tradução: Hisaichiro Hara. Editora Keiso Shobo.