ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 04/04/2020 10:10
EDITORIAL
Dizem que a técnica mais antiga e mais universal da história da humanidade é a tecelagem. Na arte de tecer, os fios verticais, as teias, se cruzam com os fios horizontais, a trama, que, quase como uma dança, se abaixam e se levantam num entrelace harmonioso formando uma resistente rede.
O Dr. Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai Internacional, compara nossa comunidade de praticantes do Budismo de Nichiren Daishonin com a arte de tecer:
Os fios verticais representam o laço da unicidade de mestre e discípulo, e os horizontais, os laços entre companheiros da fé. Quando ambos os fios se entrelaçam, cria-se um esplêndido brocado do kosen-rufu. Os fios verticais formam a estrutura do tecido, enquanto os horizontais definem o desenho têxtil. Similarmente, enquanto o laço fundamental de mestre e discípulo estiver sustentando a Soka Gakkai, uma maravilhosa rede de solidariedade e de felicidade entre os discípulos será formada”. (Terceira Civilização, ed. 420, ago. 2003, p. 19)
Essa rede de solidariedade Soka estava habituada a ser tecida em reuniões presenciais marcadas pelo calor humano entre jovens e veteranos, por compartilhar experiências e por abraços, uma comunhão de apoio mútuo.
Os membros da BSGI tiveram de se adaptar ao atual momento da sociedade, como se deixassem a forma artesanal da tecelagem e passassem a utilizar equipamentos mais modernos. Diferentes recursos que são utilizados para tecer os fios possibilitam uma mistura de cores e texturas que formam uma variedade de tecidos. Assim, com suas teias e tramas se cruzando virtualmente, eles estão produzindo a firme rede de solidariedade Soka. Leia sobre como os membros da BSGI estão pondo em prática o “movimento 1, 2 e 3”, tecendo juntos um resistente e belo entrelaçado, unidos pelo “laço de mestre e discípulo” e pelos “laços entre companheiros de fé”, nas p. 10 e 11.
Ótima leitura!